segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Midia e Política


"Entre Artes - Modos de Olhar do Escultor e Cenotécnico Roberval Layus" desnuda o processo de criação e do fazer artístico



Mostra reúne aproximadamente 60 esculturas em madeira, 25 em bronze, modelos em gesso e cera utilizados na fundição das esculturas, ferramentas e materiais utilizados na feitura das peças e catálogos de trabalhos realizados


 "Entre Artes" traz a produção do cenógrafo e escultor Roberval Layus, cujo trabalho está intimamente ligado aos eventos artísticos realizados em diversas capitais brasileiras. A exposição fica em cartaz de 14 de outubro de 2015 a 31 de janeiro de 2016, no espaço das Oficinas de Criatividade do Sesc Pompeia.


A mostra traduz, por meio de fotos, obras, utensílios e ferramentas, os processos criativos e tramas que alicerçam o trabalho de Roberval e, de uma forma mais ampla, o próprio fazer artístico. "Minha familiaridade com o universo das ferramentas escultóricas vem da infância. Meu avô tinha grande interesse pela marcenaria e meu bisavô era carpinteiro. Desde cedo comecei a brincar de esculpir com facas de cozinha em barras de sabão e fiz meus próprios brinquedos", destaca o artista.
A exposição reúne as obras escultóricas do artista, mostrando os processos de criação, desde os primeiros desenhos, o uso da madeira, do entalhe e da fundição em gesso e cera. Além dessas peças, será apresentado também o processo de produção do totem comunicativo do Conjunto Esportivo do Sesc Pompeia, com uma maquete do projeto e seu plano de execução.


Com o espectro de trabalho de Roberval, envolvendo escultura, marcenaria, fundição e ferramentais diversos, a realização da exposição no espaço das Oficinas de Criatividade oferece um efeito educativo ao público matriculado nos cursos, bem como aos transeuntes daquele espaço.
"A exposição pretende, ainda, despertar no público o interesse em ingressar em um dos vários cursos oferecidos pela unidade, como marcenaria, técnicas mistas, arte têxtil, gravura, fotografia, cerâmica, entre outras", complementa Alcimar Frazão, Supervisor no Núcleo de Artes Visuais do Sesc Pompeia.


Layus possui uma vasta produção intimamente ligada à matéria da madeira, do bronze e da cenografia. Passou por cursos livres de modelagem, desenho e escultura em cerâmica até descobrir a fundição, que o levou a trabalhar muitos anos em galerias produzindo múltiplos em metal.
Ainda na época em que Lina Bo Bardi atuava no Sesc Pompeia, Roberval, que possui uma relação próxima com a unidade, tornou-se cenotécnico e monitor na Oficina de Marcenaria. O artista produziu ainda, diversos trabalhos para as unidades do Sesc, como as exposições "Entreato para crianças" e "Flávio Império" e atuou, também como cenotécnico junto a Bienal de São Paulo, no MAM-SP e em outros museus e centros culturais brasileiros. 



SERVIÇO
"Entre Artes - Modos de Olhar do Escultor e Cenotécnico Roberval Layus"
De 14 de outubro de 2015 a 31 de janeiro de 2016
Oficinas de Criatividade
Terça a sexta, das 10h às 22h
Sábado, domingo e feriados, das 10h às 16h

Classificação indicativa: Livre
SESC Pompeia - Rua Clélia, 93.
Não temos estacionamento. Para informações sobre outras programações, acesse o portal sescsp.org.br/pompeia

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

CET implanta redução de velocidade máxima em mais 5 vias Trajetos na zona sul terão limite reduzido, em sua maior parte, para 50 km/h a partir da próxima sexta-feira (02/10). Um trecho da Avenida Professor Abraão de Morais terá velocidade máxima de 70 km/h A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) implantará a partir da próxima sexta-feira (02/10) a redução de velocidade máxima para 50 Km/h em 5 vias da capital. As alterações acontecerão na avenidas Dom Pedro I, Tereza Cristina, Nazaré, Doutor Ricardo Jafet e Professor Abraão de Morais. Atualmente, a velocidade permitida na maior parte desse trajeto é de até 60 km/h. Um trecho da Avenida Professor Abraão de Morais que atualmente tem limite de 90km/h terá a velocidade máxima reduzida para 70 km/h. A medida está inserida no plano de redução de acidentes viários do Programa de Proteção à Vida. Serão instaladas faixas e painéis informativos para orientar os motoristas sobre as mudanças e utilizadas 186 placas de sinalização vertical. O Programa de Proteção à Vida foi iniciado em 2013, no começo da atual gestão, e busca a redução de acidentes e atropelamentos na cidade ampliando uma série de ações para segurança de todos os agentes do trânsito, especialmente os pedestres. A iniciativa inclui várias frentes como o CET no Seu Bairro, a implantação de Áreas 40, da Frente Segura (bolsões de parada junto aos semáforos para motociclistas e bicicletas), das faixas de pedestres diagonais em cruzamentos de grande movimento e da redução de velocidade máxima para o padrão de 50 km/h nas vias arteriais. Também foram revitalizados os semáforos de 4.537 cruzamentos na cidade. Com isso, pretende-se melhorar a segurança dos usuários do sistema viário, buscando a convivência pacífica entre todos. Alterações no Sistema Viário Avenida Dom Pedro I Regulamentação de velocidade máxima de 50 km/h entre a Avenida do Estado e a Praça do Monumento (trecho com 1,7 km de extensão). Avenida Tereza Cristina Regulamentação de velocidade máxima de 50 km/h entre a Avenida do Estado e a Praça do Monumento (trecho com 1,0 km de extensão). Avenida Nazaré Regulamentação de velocidade máxima de 50 km/h entre a Praça do Monumento e a Rua Itacoarati (trecho com 2,8 km de extensão). Avenida Doutor Ricardo Jafet Regulamentação de velocidade máxima de 50 km/h entre a Praça do Monumento e a Avenida Professor Abraão de Morais (trecho com 3,6 km de extensão). Avenida Professor Abraão de Morais • Regulamentação de velocidade máxima de 70 km/h entre a Rodovia dos Imigrantes e o Viaduto Aliomar Baleeiro (trecho com 3,1 km de extensão). • Regulamentação de velocidade máxima de 50 km/h entre o Viaduto Aliomar Baleeiro e a Avenida Doutor Ricardo Jafet (trecho com 2,3 km de extensão). A Engenharia de Campo da CET vai acompanhar o desempenho da nova medida e intensificar o monitoramento do trânsito nessas regiões. Fale com a CET - Ligue 1188. Atendimento 24 horas para informações de trânsito, ocorrências, reclamações, remoções e sugestões.


sexta-feira, 18 de setembro de 2015

CHAMADA PARA DOSSIÊ "HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: INSTITUIÇÕES E PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO"



O Conselho Editorial da revista História Unicap comunica que está aberta a chamada de artigos para o dossiê "História da Educação: instituições e processos de escolarização", coordenado pelos professores: Dr. José Edimar de Souza (UNISINOS) e Drª. Luciane Sgarbi Santos Grazziotin (UNISINOS).


As pesquisas em História da Educação contribuem, entre outros aspectos, para se pensar os processos, as mudanças e as(des)continuidades das ações da educação em diferentes tempos. O dossiê temático "História da Educação: instituições e processos de escolarização" propõe discutir as dimensões históricas, políticas e sociais das instituições educativas em distintas dimensões, com especial enfoque à cultura escolar produzida em determinados espaços e tempos.


Nesse sentido, serão bem-vindos trabalhos resultantes de pesquisas empíricas e/ou reflexões de caráter teórico e metodológico que visem avançar na discussão sobre as diferentes instituições educativas, os processos de escolarização, as práticas, o cotidiano escolar, os usos e artefatos escolares, as identidades de pertencimento, entre outras questões relacionas aos contextos sociais, políticos e culturais.


As submissões serão realizadas através do sistema eletrônico da revista, e devem seguir as normas de publicação dispostos no campo "diretrizes para os autores e condições para submissão".


Os artigos devem ser enviados até o dia 1 de Novembro de 2015. Também aceitamos artigos em fluxo contínuo para nossas edições, sobre diferentes temáticas no campo da história e áreas afins.


ISSN: 2359-2370

http://www.unicap.br/ojs//index.php/historia/announcement



Secretaria Compartilhada Escola de Humanidades
Programa de Pós-Graduação em Educação
Unisinos - Somos infinitas possibilidades
http://www.unisinos.br/ ( http://www.unisinos.br/ )
(51) 3590-8781 /Ramal: 1113/1165

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

A SOCIEDADE CAVALIERI



Exposição sobre sociedade secreta de artistas europeus abre dia 26 de setembro na CAIXA Cultural São Paulo


A Caixa Cultural São Paulo apresenta, de 26 de setembro a 22 de novembro, a exposição "A Sociedade Cavalieri", sob a curadoria de Pierre Menard. A exposição conta a história de uma sociedade secreta de artistas gravadores, que durante mais de 300 anos atuou nos ateliês da Europa Ocidental. O projeto tem entrada gratuita e conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Fundada em homenagem ao gravador italiano Giovanni Battista Cavalieri (1526-1597), a Sociedade Cavalieri, reunia artistas que criariam imagens de monstros imaginários e criaturas antropomórficas, através do método criativo estabelecido pelo artista homenageado. Teriam sido membros desta sociedade, gravadores como Rembrandt, Goya, Hogarth, Tiepolo, Daumier, Odilon Redon, entre outros.

A exposição divide-se em duas partes. A primeira apresenta a biografia de Giovanni B. Cavalieri ao lado de sua série de gravuras de monstros, o que de acordo com o curador Menard, teria influenciado a história da arte até o começo do século XX. A segunda parte apresenta renomados gravadores membros da sociedade influenciados diretamente pela produção de Cavalieri.

Depois de São Paulo, o projeto segue para a CAIXA Cultural Brasília, em novembro de 2015, e CAIXA Cultural Curitiba, em janeiro de 2016.

A verdadeira história
As gravuras dos artistas membros dessa sociedade secreta foram modificadas para que pudessem ter alguma semelhança com o trabalho de Cavalieri. A curadoria da exposição é fictícia, sendo a organização do evento atribuída ao francês Pierre Menard. Cada uma das gravuras dos artistas participantes é acompanhada de um texto, que além de informações falsas sobre as obras, apresenta a argumentação do curador acerca da ligação entre o artista e a Sociedade Cavalieri. Também não são verdadeiros os créditos e as instituições de apoio à exposição.

Para Felipe Prando, que assina o texto crítico do catálogo “Estamos diante de uma ficção construída pelo artista Pierre Lapalu. Baseado em fatos reais, o artista recria a presença do gravador Giovanni Battista de Cavalieri na história da arte. A partir da série de gravuras ‘Obra na qual se veem monstros de todas as partes do mundo antigo e moderno’, publicada em 1585, o artista  inventa uma sociedade secreta e dá vida a novos monstros, colocando à prova um método até então inexistente”, conta Prando.

A “Sociedade Cavalieri” é uma exposição que lida com ficções através de apropriações. Apropria-se de obras de artistas do passado e se apropria também de uma estética discursiva das instituições e da história da arte, afim de criar sua própria narrativa. Caberá ao público desvendar esta ficção e encontrar verdades ou mentiras nesta fábula de história da arte.

Serviço:
Exposição “A Sociedade Cavalieri”
Abertura para convidados e imprensa: 26 de setembro de 2015 (sábado), às 11h
Data: 26 de setembro a 22 de novembro de 2015 (terça-feira a domingo)
Horário: 9h às 19h
Entrada: franca
Local: CAIXA Cultural São Paulo
Endereço: Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo (SP)
Classificação indicativa: Livre
Informações: (11) 3321-4400
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Mercado Municipal do Ipiranga realiza nova edição

 

 

 


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domingo, 30 de agosto de 2015

Nuno Ramos abre exposição na Estação Pinacoteca


Obras, em sua maioria inéditas, ocupam o quarto andar do museu, que tem visitação gratuita até 18 de outubro

 Em cartaz até o dia 15 de novembro

A Pinacoteca do Estado de São Paulo, museu da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, recebe a partir do dia 29 de agosto a exposição HOUYHNHNMS, do artista paulistano Nuno Ramos.
São mais de 20 obras entre pinturas, relevos, desenhos e esculturas de grandes proporções produzidas ao longo de nove meses e que agora ocupam o quarto andar da Estação Pinacoteca. Com exceção de Cavaloporpierrô, já montada em 2014 no Instituto Iberê Camargo de Porto Alegre, todos os trabalhos apresentados são inéditos.
 As cinco pinturas encontradas na exposição retomam o uso maciço da vaselina como base das cores, procedimento que Nuno Ramos desenvolveu no fim da década de 1980 e abandou no começo da década seguinte.
Quatro relevos e sete desenhos completam a mostra. Feitos a partir de chapas e tubos de metal, tecidos, plásticos e tinta a óleo sobre madeira, os relevos apresentam elementos tridimensionais que prolongam ou contrastam os movimentos sugeridos pela pintura. "Os relevos e as vaselinas se complementam. Os desenhos, por sua vez, formam uma série dedicada a Proteu, conhecido na mitologia grega como o deus da metamorfose. Cada um traz carimbado o nome de uma das transformações pelas quais Proteu passou no canto IV da Odisséia", explica o curador Lorenzo Mammì.
A exposição apresentará ao público ainda esculturas como a CavaloporPierrô e a Casaporarroz, além de réplicas destas obras fundidas em bronze e alumínio e vídeos dirigidos por Nuno Ramos e Eduardo Climachauska. As duas são conhecidas como 'dádivas', conceito antropológico usado por Nuno e desenvolvido por Marcel Mauss que fala sobre trocas em sociedade que não visam lucro. "Uma troca maluca, assim como a exposição, que é exatamente um intercâmbio de elementos, sem que haja necessariamente uma equivalência entre eles. Trabalhos que, em diálogo uns com os outros, sugerem o acúmulo de significados", disse Nuno Ramos.

NUNO RAMOS
Nuno Ramos nasceu em 1960, em São Paulo, onde vive e trabalha. Formado em filosofia pela Universidade de São Paulo, é pintor, desenhista, escultor, escritor, cineasta, cenógrafo e compositor. Começou a pintar em 1984, quando passou a fazer parte do grupo de artistas do ateliê Casa 7. Desde então tem exposto regularmente no Brasil e no exterior. Participou da Bienal de Veneza de 1995, onde foi o artista representante do pavilhão brasileiro, e das Bienais Internacionais de São Paulo de 1985, 1989, 1994 e 2010.
Como escritor, publicou Sermões (2015), Junco (2011), O mau vidraceiro (2010), Ó (2008), Ensaio geral (2007), O pão do corvo (2001) e Cujo (1993). 
Como cineasta, roteirizou e codirigiu com Clima, em 2002, os curtas-metragens Luz negra (ParaNelson 1) e Duas horas (ParaNelson 1). Em 2004, roteirizou o e dirigiu o curta Alvorada. Roteirizou e codirigiu com Clima e Gustavo Moura o curta Casco, também em 2004, e Iluminai os terreiros, em 2006. 
Nuno é também compositor e já teve trabalhos gravados por Romulo Froes, Nina Becker, Clima, Mariana Aidar, entre outros.
Recebeu em 2009 e 2011, o Prêmio Portugal Telecom de Literatura por Ó e Junco, respectivamente. Em 2006, ganhou o Grant Award da Barnett and Annalee Newman Foundation.

Pinacoteca do Estado de São Paulo
Praça da Luz, 02 - Tel. +55 11 3324 1000
Terça a domingo das 10h às 17h30 com permanência até as 18h.
Entrada gratuita até 18 de outubro.

Estação Pinacoteca e Memorial da Resistência de São Paulo
Largo General Osório, 66 - São Paulo, SP - Tel. +55 11 3335 4990
Terça a Domingo das 10h às 18h. Bilheteria até as 17h30.

Entrada gratuita até 18 de outubro.
https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454