Eduardo Kobra diz ainda que fará todas as obra em Giz e Airbrush, que não danificam o patrimônio público. Tem durabilidade de cerca de um mês, já que são apagados pelas chuvas. Kobra ressalta ainda que as pessoas que forem conhecer a arte em 3D, que as obras só poderão ser vistas e percebidas de um determinado ponto, na perspectiva proposta pelo artista.
Kobra diz que em São Paulo a escolha do futebol como tema foi porque em 2010 será disputada a Copa do Mundo da África do Sul e, ainda, porque o Rei do Futebol, apensar de mineiro, construiu grande parte da sua trajetória em uma equipe do estado de São Paulo, o Santos. "O Pelé viu e aprovou o trabalho", diz Kobra cheio de orgulho. De acordo com o artista, no Rio a piscina "é uma referência à conquista dos Jogos Olímpicos de 2016 pela Cidade Maravilhosa e, ainda, uma homenagem ao Cesar Cielo, nosso esportista que tem batido grandes recordes" nas piscinas. "Em Brasília o trabalho pretende fazer uma grande homenagem aos 50 anos de sua fundação, que acontece em 2010", explica Eduardo Kobra.
O grafiteiro e muralista Eduardo Kobra fez em junho de 2009 a primeira obra em 3D em uma calçada em São Paulo. O palco ou a tela é um ponto nobre da cidade: a Praça Patriarca, em frente ao Viaduto do Chá, no centro histórico de São Paulo. Kobra pintou um carro antigo, resgatando um cenário do local.
Kobra se apaixonou em 2007 pela misteriosa técnica da pintura em 3D, também conhecida como "anamórfica" ou "ilusionística". Durante dois anos estudou a técnica intensamente, especialmente os trabalhos do norte-americano o Kurt Wenner e do inglês Julian Beever. Seguro, para realizar obras em 3D, procurou a Subprefeitura da Sé,. "Eu procurava por um local que possibilitasse a implementação da imagem e a interação com o público. Deveria ser uma calçada larga e com grande movimento de pessoas. Decidimos, juntos, que deveria ser a Praça Patriarca", conta, acrescentando que a arte em 3D nas ruas dá às pessoas não apenas a oportunidade de interagir com a obra, mas também de acompanhar o processo de criação do artista. "Depois do sucesso do trabalho, realizamos outros, mas nenhum tão ousado e abrangente quanto este que começamos agora nas três cidades", afirma.
Planos incluem pontos turísticos brasileiros, em 3D, em capitais européias
O grafiteiro, muralista e artista plástico acaba de voltar de sua primeira internacional. Esteve em Paris durante uma semana, onde participou de 10 a 13 de dezembro de uma mostra de arte brasileira contemporânea, no Salon National Des Beaux-Arts (SNBA), no Museu do Louvre. A mostra reuniu, além de Kobra, outros 14 artistas brasileiros. Os artistas foram selecionados pela empresária Bia Duarte e aprovados pelo SNBA. O evento também homenageou o notável escultor Victor Brecheret (1894 1955), com exposição de uma de suas esculturas em bronze. A obra de Kobra foi muito elogiada.
Durante os dias da exposição e depois do seu término, Eduardo Kobra percorreu vários bairros e museus de Paris para buscar inspiração e informações que possam influenciar o seu trabalho. Kobra, que também é conhecido pelas obras em 3d (a mais famosa foi o carro que fez na Praça Patriarca, em São Paulo), tem pesquisado pontos turísticos em Paris. "A idéia é, depois destes trabalhos em São Paulo, Rio e Brasília, levar pontos turísticos da Europa para o Brasil e brasileiros para a Europa. Fazer a Torre Eifel em 3d no Rio de Janeiro e o Pão de Açúcar ou o Cristo Redentor em Paris, o que pode ser ainda mais interessante para os europeus agora que o Brasil foi confirmado como o país sede da Copa do Mundo e o Rio das Olimpíadas", afirma o artista, que começou como pichador de rua e hoje encanta São Paulo e o país com suas criações.
Kobra é um expoente da neo-vanguarda paulista. Seu talento brota por volta de 1987, no bairro do Campo Limpo com o pixo e o graffiti, caros ao movimento Hip Hop, e se espalha pela cidade. Com os desdobramentos, que a arte urbana ganhou em São Paulo, ele derivou com o Studio Kobra, criado nos anos 90 - para um muralismo original - inspirado em muitos artistas, especialmente os pintores mexicanos - beneficiando-se das características de artista experimentador, bom desenhista e hábil pintor realista. Suas criações são ricas em detalhes, que mesclam realidade e um certo "transformismo" grafiteiro.
Kobra é autor do projeto "Muro das Memórias", que busca transformar a paisagem urbana através da arte e resgatar a memória da cidade. Desde 2006 já foram entregues 19 murais, em avenidas e ruas de São Paulo. Em janeiro de 2009, entregou para o aniversário de São Paulo um mural de 1000 metros quadrados na Av. 23 de Maio, que mostra cenas da década de 20. Fundou em 95, o Studio Kobra, onde comanda uma equipe especializada em pintura de painéis artísticos.
Paralelamente, Kobra desenvolve sua produção pessoal, que passa pela pesquisa de materiais reciclados e novas tecnologias, como a pintura em 3D sobre pavimentos (desenvolvida por nomes internacionais, como Julian Beever e Kurt Wenner), além de reciclar, recriar momentos e formatos das histórias da Arte e das cidades.
Kobra tem sido muito procurado para decorar também para pintar restaurantes, bares e residências. Recentemente, participou da Casa Cor São Paulo 2009 em dois espaços e da Bienal de Arquitetura de São Paulo. Em outubro de 2008, fez na galeria Michelangelo, em São Paulo, a elogiada exposição "Lei da Cidade que Pinta", onde placas, outdoors, luminosos e outros materiais de comunicação visual retirados pelos fiscais e funcionários da Prefeitura ressurgiram como suporte para as obras de arte. Em julho de 2009 fez, também em São Paulo, na galeria Pró Arte, a exposição "Visitas", sucesso de crítica e público. Em julho e agosto deste ano realizou algumas intervenções em 3D com o artista plástico Romero Brito, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Em outubro deste ano, realizou grafitou um muro na Av. Rebouças, em São Paulo, ao lado de Jay Mulder, considerado um dos seis maiores expressionistas norte-americanos vivos. Em novembro, expôs 25 telas inéditas na Galeria Romero Britto.
Pelé na Avenida Paulista
Referência à conquista dos Jogos de 2016, no Rio de Janeiro
Esboço do projeto para Brasília
Durante a produção do carro em 3D no mês de junho, em São Paulo
Eduardo Kobra em frente ao mural que produziu na av. 23 de maio, em São Paulo
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