Encaminhado por Nair Lúcia de Britto
(Começa dia 10 de março e as inscrições já estão abertas).
ESPAÇO UNIBANCO PROMOVE CURSO SOBRE CINEMA CHINÊS
"SOMBRAS ELÉTRICAS – A CHINA PELOS OLHOS DO CINEMA"
será ministrado pelo crítico de cinema Cássio Starling
De 10 de março a 30 de junho o pesquisador e crítico de cinema Cássio Starling ministrará o curso "Sombras Elétricas – A China pelos olhos do cinema", que vai falar sobre a repercussão internacional alcançada pela obra de diretores como Zhang Yimou e Chen Kaige, integrantes do grupo chamado "quinta geração", composta pelos formados na Academia de Cinema de Pequim em 1982.
Com a difusão e o interesse pela cinematografia chinesa, o curso pretende oferecer uma ampla apresentação das principais tradições do cinema da República Popular da China, desde os anos 20 até as extraordinárias transformações pelas quais o país passa hoje, e busca esclarecer as linhas de força estéticas e temáticas que justificam a repercussão dos filmes chineses junto às plateias globais.
Ao todo serão 16 encontros às quartas-feiras, das 19h30 às 22h, com uma sessão extra dia 24 de abril às 10h. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (11) 3266.5115 no horário comercial.
Cássio Starling Carlos é pesquisador de audiovisual e crítico de cinema, colaborador da "Folha de São Paulo" e do site "Trópico" e autor de "Em Tempo Real", ensaio sobre narrativas de séries de TV.
PROGRAMAÇÃO:
10/mar - Cinema e história na China do século 20; das sombras chinesas às
sombras elétricas. Serão abordados os filmes: Romance de um Vendedor Ambulante (Zhang
Shichuan, 1922); A String Of Pearls (Li Zeyuan, 1926); A Rosa de Pushui (Li Minwei,
1927); The Peach Girl (Bu Wancang, 1931); Sangue Sobre o Vulcão (Sun Yu, 1932)
17/mar - Da primeira era de ouro (1933-1937) à ocupação japonesa:
nacionalismo, esquerdismo, realismo e conteúdos sociais. Serão abordados os filmes:
O Mercado da Ternura (Zhang Shichuan, 1933); Mulheres Novas (Cai Chusheng,
1934); A Grande Estrada (Sun Yu, 1934); A Divina (Wu Yong-gang, 1934); O Canto dos
Pescadores (Cai Chusheng, 1934); Twin Sisters (Zheng Zhengqiu, 1934), Devoção
Filial (Fei Mu, Lou Mingyou, 1935); Sangue nas Montanhas dos Lobos (Fei Mu, 1936);
Street Angel (Yuan Muzhi, 1937)
24/mar - Anos 40: da segunda era de ouro (1945-1949) ao cinema como arma
da revolução comunista. Serão abordados os filmes: O Rio da Primavera Corre para Leste (Cai
Chusheng, Zheng Junli, 1947); Myriad of Lights (Shen Fu, 1948); Sanm Mao o Pequeno
Vagabundo (Zhao Ming, Yang Gong, 1949)
7/abr - Apresentação seguida de comentário de Primavera numa Pequena
Cidade (Fei Mu, 1948), considerado um dos mais importantes filmes chineses de todos
os tempos
14/abr - Xie Jin: possibilidades do cinema sob o totalitarismo. Os filmesópera
durante a Revolução Cultural Serão abordados os filmes: Red Detachment of Women
(Xie Jin, 1961); Two Stage Sisters (Xie Jin, 1964); East Is Red (Wang Ping, 1965);
Taking Tiger Mountain by Stategy (Xie Tieli, 1970); Red Detachment of Women (1970)
24/abr (Sessão Extra) - Apresentação de China, de Michelangelo Antonioni, na
íntegra (DVD, 220 min., legendas em inglês)
28/abr - China e Como Yukong Deslocou as Montanhas: Antonioni e Joris
Ivens documentam a China atrás da muralha. Serão abordados os filmes: China (Michelangelo
Antonioni, 1972); La Pharmacie nº 3 (Joris Ivens, 1976); Une Histoire de Ballon (Joris
Ivens e Marceline Loridan Ivens, 1976)
5/mai - O cinema como acerto de contas com a história. Dos filmes de
"cicatriz" após a morte de Mao ao advento da "quinta geração". Serão abordados os filmes:
The Legend of Tianyun Mountain (Xie Jin, 1980); Xu Mao and His Daughters (Li Jun,
1981); River Without Buoys (Wu Tian-Ming, 1983)
12/mai - Chen Kaige e os simbolismos da liberdade. Serão abordados os filmes: Terra
Amarela (1984), The Big Parade (1986); King of the Children (1987); A Vida sobre um
Fio (1991); Adeus Minha Concubina (1993)
19/mai - O desejo e a imagem nos filmes de Zhang Yimou. Serão abordados os filmes: Sorgo Vermelho (1987); Amor e Sedução (1990); Lanternas Vermelhas (1991);
A História de Qiu Ju (1992); Viver (1994)
26/mai - Tian Zhuangzhuang: transformações do presente e reavaliações
do passado. Serão abordados os filmes: On the Hunting Ground (1984); The Horse Thief (1986);
O Sonho Azul (1993); Primavera numa Pequena Cidade (2002)
2/jun - Os rebeldes e inconformistas de Zhang Yuan. Serão abordados os filmes:
Os Bastardos de Pequim (1993); O Outro Lado da Cidade Proibida (1996); Dezessete
Anos (1999)
9/jun - O cinema underground da sexta geração: a juventude entre a
Revolução Cultural e o massacre de Tian'anmen Serão abordados os filmes: Frozen (Wang
Xiaoshuai, 1996); Bicicletas de Pequim (Wang Xiaoshuai , 2001); Sonhos com
Shanghai (Wang Xiaoshuai , 2005); Blind Shaft (Li Yang, 2003); Summer Palace
(Lou Ye, 2006); Luxury Car (Wang Chao, 2006)
16/jun - Jia Zhang-ke: os filmes em embate com o presente. Serão abordados os filmes: Xiao Wu (1997); Plataforma (2000); Unknown Pleasures (2002); O Mundo
(2004), Em Busca da Vida (2006); 24 City (2008)
23/jun - Wang Bing e a nova geração de documentaristas. Serão abordados os filmes:
Bumming in Beijing – The Last Dreamers (Wu Wenguang, 1990); Além dos Trilhos
(Wang Bing, 2003); Fengming - Memórias de uma Chinesa (Wang Bing, 2007); Please
Vote for Me (Chen Weijun, 2007)
30/jun - O cinema-espetáculo para exportação: de Herói e A Batalha
dos 3 Reinos. Serão abordados os filmes: Herói (2002); O Clã das Adagas Voadoras (2004);
A Maldição da Flor Dourada (2006); A Batalha dos 3 Reinos (John Woo, 2008)
Inscrições
(11) 3266-5115 (horário comercial – falar com Ivete)
cursos@espacounibancosp.com.br
Rua Antônio Carlos, 288 - 1º andar
Faça compras on-line com mais segurança. Instale grátis o Internet Explorer 8.
Nenhum comentário:
Postar um comentário