quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Animação “Café um Dedo de Prosa” faz nova temporada no Circuito Spcine de cinema em São Paulo





Em agosto
Animação “Café um Dedo de Prosa” faz nova temporada no Circuito Spcine de cinema em São Paulo
Sessões semanais, às quartas-feiras, vão contar com palestra do diretor, exposição e oficina de flip-book

Em agosto, quarta-feira vai ser dia de café! A animação “Café, um dedo de prosa”, de Maurício Squarisi, faz nova temporada no Circuito Spcine de cinema, a partir do dia 09 de agosto. Além da exibição aberta e gratuita do filme – a cada semana em um CEU diferente, sempre às 15h – as sessões vão contar com a presença do diretor do filme, Maurício Squarisi, e oficina de animação.
No dia 09, a sessão é no CEU Quinta do Sol. No dia 16, no CEU Butantã. Na semana seguinte (23/08), a sessão é no CEU Jambeiro. No dia 30, encerrando o ciclo, "Café, um dedo de Prosa" vai ao CEU Jaçanã.
O filme
“Café, um dedo de Prosa” conta de modo leve e bem-humorado a história do café e sua importância na história do Brasil. O longa-metragem se desenrola a partir do encontro dos amigos Vera Holtz e Wandi Doratiotto em uma cafeteria. Apaixonados pela bebida, eles travam um bate-papo informal e descontraído sobre a bebida mais popular do país. Acompanhando esse diálogo, o público vai descobrindo muitas curiosidades sobre sua história e sua influência na economia, política e até na cultura brasileira.
Em seu primeiro longa, distribuído pela Polifilmes, com codistribuição da Spcine, empresa de desenvolvimento do audiovisual da Prefeitura de São Paulo, o diretor Maurício Squarisi resgata questões como escravidão, Semana de Arte Moderna, imigração e muitas outras, sempre de modo bem-humorado, com trilha sonora original e diversificada, sem abandonar a preocupação com o rigor e precisão dos fatos, baseados no livro “A História do Café”, de Ana Luiza Martins.
Palestra, exposição e oficina
Após cada sessão, o diretor do filme e um dos fundadores do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, Maurício Squarisi, conversa com o público, para comentar sobre a criação e produção do filme – que levou seis anos para ganhar os cinemas, entre outras curiosidades. Para que o público se aproxime ainda mais do universo da animação, estarão expostas sequências de desenhos originais, story-board e um zootroscópio com uma cena do filme. O Zootroscópio é um brinquedo óptico que, na verdade, é um precursor da animação, parte da pré-história do cinema, pois permite a visualização de desenhos em movimento contínuo.



E, para colocar a mão na massa, Squarisi comanda ainda uma oficina de flip-book. O flip-book é um livro de pequenas dimensões, ilustrado por um conjunto de imagens sequenciais que variam de página para página, dando a ilusão de movimento. Sendo assim, quando passadas de forma rápida, as imagens do livro parecem animadas. Na atividade, os participantes fazem o pré-roteiro, passam pelo planejamento e o desenho no papel, até a finalização.


Sobre Maurício Squarisi
Maurício Squarisi nasceu em Campinas em 1958 e tem uma longa carreira no mundo da animação, como realizador de filmes e professor de animação. No vasto currículo estão dezesseis filmes realizados como diretor, além de participação em dezenas de outros trabalhos como produtor, animador e colaborador.
Também é cartunista, e desde 1979 integra e dirige o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, ao lado de Wilson Lazaretti. Com mais de 40 anos de atuação e mais de 300 filmes produzidos, o Núcleo é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve diversas atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e divulgação de técnicas de animação. São duas linhas de produção de filmes de animação: os trabalhos autorais, realizados individualmente pelos diretores, e filmes realizados em oficinas, desenvolvidos com o objetivo de proporcionar aprendizado aos participantes. Já foram mais de 2500 oficinas de animação para crianças, jovens e adultos, em quase todos os estados brasileiros, e em países como Portugal e Moçambique, entre outros.

Agenda de Exibições
“Café, um dedo de prosa” no Circuito Spcine (São Paulo/SP)
Ceu Quinta do Sol
Data e horário: 09 de agosto, às 15h
Endereço: Av. Luiz Imparato, 564 - Parque Cisper, São Paulo – SP

Ceu Butantã
Data e horário: 16 de agosto, às 15h
Endereço: Av. Eng. Heitor Antônio Eiras García, 1728 - Jardim Esmeralda, São Paulo – SP

Ceu Jambeiro
Data e horário: 23 de agosto, às 15h
Endereço: Av. José Pinheiro Borges, 60 - Guaianases, São Paulo - SP

Ceu Jaçanã
Data e horário: 30 de agosto, às 15h
Endereço: R. Francisca Espósito Tonetti, 105 - Jardim Guapira, São Paulo – SP




 


Animação de Maurício Squarisi
Tempo de duração: 72 min
Classificação indicativa: 10 anos
Produção: 
Campinas-Valinhos/SP/Brasil – 2014
Lançamento: 2017

 

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454