Um dos primeiros eventos da programação oficial do Ano da França no Brasil, a exposição "Fotos de Robert Doisneau A Renault de Doisneau" estréia na próxima semana na Casa Andrade Muricy, em Curitiba. Em cartaz a partir de 24 de abril, a exposição permanece aberta ao público, com entrada franca, até 14 de junho. Em seguida, será apresentada em São Paulo, de 27 de outubro a 6 de dezembro, na FIESP. A mostra traz 106 fotografias tiradas por Doisneau, em dois momentos de sua carreira.
"Mais do que uma exposição de fotografias, esta iniciativa representa uma oportunidade especial para a Renault mostrar ao público brasileiro um rico acervo de obras que fazem parte de seu patrimônio e história. As exposições estarão no Brasil pela primeira vez em um ano que não poderia ser melhor, o ano em que a Renault comemora dez anos de produção de automóveis no País", afirma Jean-Michel Jalinier, Presidente da Renault do Brasil.
O autor da foto "O Beijo do Hotel de Ville", que celebrizou o beijo de um casal em frente à prefeitura da Paris de 1950, teve em sua trajetória profissional duas passagens pela Renault. Na primeira, entre 1934 e 1939, como funcionário da montadora, fez um registro sensível e histórico de operários, linhas de produção, prédios de unidades fabris e, principalmente, do crescente papel do automóvel na sociedade pós-guerra. Desta coleção, figuram imagens que fazem a ponte entre arte e indústria e da relação do homem com o trabalho e seu ambiente.
Na segunda fase, quando voltou à fábrica já como fotógrafo consagrado, Doisneau produziu fotos publicitárias dos principais lançamentos da montadora, aproximando o automóvel do mundo do glamour e da sofisticação.
"Além de registrar a memória emocionante de um lugar e de uma época, essas fotos nos permitem acompanhar o começo e a evolução de um grande artista. O impacto de suas imagens é causado por uma combinação perfeita entre preparação e construção meticulosa da imagem, por um imenso carinho pelos temas e por uma grande porém discreta liberdade de tratamento", afirma Ann Hindry, membro da seção francesa da Associação Internacional de Críticos de Arte, curadora da coleção de Arte da Renault e da exposição no Brasil.
Arte moderna no Ano da França
Complementando sua participação no calendário oficial que marca o Ano da França no Brasil, a Renault traz ao País também parte da sua coleção de arte moderna, considerada uma das mais notáveis entre empresas privadas. A mostra "Uma Aventura Moderna" - Exposição da Coleção de Arte Renault reúne trabalhos de artistas como Jean Dubuffet, Miró, Victor Vasarely, Robert Rauschenberg, Erró, Jean Tinguely, Alechinsky e Niki de Saint Phalle, entre outros. A exposição também contará com passagens por Curitiba (16 de maio a 9 de agosto, no Museu Oscar Niemeyer) e São Paulo (11 de setembro a 15 de dezembro, no MAC Bienal). A exposição apresentará 96 obras produzidas entre 1965 e 1985 por artistas apoiados pela Renault. Por duas décadas, a empresa investiu em artistas de vanguarda para estimular a produção artística e assim realizar a ligação entre arte e mundo industrial.
Serviço:
Exposições Renault no "Ano da França no Brasil"
"Fotos de Robert Doisneau" Exposição "A Renault de Doisneau"
Em Curitiba: de 24 de abril a 14 de junho, na Casa Andrade Muricy (Rua Doutor Muricy, 915 Centro); Entrada gratuita.
Em São Paulo: de 27 de outubro a 6 de dezembro, na Fiesp (Avenida Paulista, nº 1313 Cerqueira César); Entrada gratuita.
"Uma Aventura Moderna" - Exposição da Coleção de Arte Renault
Em Curitiba: de 16 de maio a 9 de agosto, no Museu Oscar Niemeyer (MON Rua Marechal Hermes, 999 Centro Cívico);
Nenhum comentário:
Postar um comentário