Com o apoio do programa França-Brasil, no âmbito do Ano da França no Brasil, a Cinemateca Brasileira, em parceria com o Forum des Images apresenta de 04 de julho a 02 de agosto uma retrospectiva inédita dedicada ao cineasta Emile Cohl. Concebida pelo Forum des Images, em colaboração com a Gaumont Pathé Archives e com Les Archives françaises du film du CNC, a RETROSPECTIVA EMILE COHL reúne todas as obras preservadas e restauradas do artista. A mostra é composta por seis programas, organizados em ordem cronológica, e acompanhados de música original do jazzista Bernard Lubat.
Pioneiro do cinema de animação, Emile Cohl (França, 1857-1938) foi um verdadeiro "inventor". Sua prodigiosa imaginação, pautada por uma incrível liberdade formal, fez com que aplicasse inúmeras técnicas e formas na composição de seus filmes. Caricaturista consagrado, e já com mais de 50 anos, realizou seu primeiro filme pela Gaumont. A partir daí, continuou sua atividade na Pathé e na Éclair, para a qual trabalhou alguns anos nos Estados Unidos. Em 1923, quando abandonou as câmeras, Emile Cohl tinha realizado mais de 300 curtas-metragens. Cem anos depois de Fantasmagorie, no momento em que a animação se tornou um dos domínios mais criativos do cinema, e ocupa um novo lugar na Sétima Arte, a força poética da obra de Emile Cohl permanece intacta.
CINEMATECA BRASILEIRA
Largo Senador Raul Cardoso, 207
próximo ao Metrô Vila Mariana
Outras informações: (11) 3512-6111 (ramal 215)
Ingressos: R$ 8,00 (inteira) / R$ 4,00 (meia-entrada)
Atenção: estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas têm direito à entrada gratuita mediante a apresentação da carteirinha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário