FORTALEZA, 30.09.2010 – O Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – fone: (85) 3464.3108) se integra à programação da Bienal Internacional de Dança do Ceará, através da realização da Mostra Paralela Corpo-Arte-Movimento, que abrange um total de 28 apresentações gratuitas de oito espetáculos, no decorrer do mês de outubro.
Além do CCBNB-Fortaleza, as apresentações de dança acontecerão no Centro Cultural Bom Jardim, EDISCA e CUCA Che Guevara, entre outros, e em espaços culturais localizados nos municípios de Limoeiro do Norte e Guaiúba, no período de 1º (próxima sexta-feira) a 29 deste mês.
Segundo a coordenadora de Artes Cênicas do CCBNB-Fortaleza, Viviane Queiroz, é “uma grande satisfação fazer parte desse importante evento, trazendo artistas e grupos para dentro de nossa sede e também levando-os para outros espaços com os quais o CCBNB desenvolve parcerias e realiza atividades permanentes”.
A coordenadora convida: “esperamos que o público possa desfrutar dessa programação, usufruindo e se integrando a essa manifestação artística tão envolvente como é a Dança”.
Conheça a seguir a programação da Mostra Paralela Corpo-Arte-Movimento:
Disritmia
Companhia dos Pés Grandes (CE)
Direção: Heber Stalin
Dia 01, sex, 17h – Praça José de Alencar. Parceria CCBNB & TJA
Dia 08, sex, 17h – Praça do BNB
Dia 15, sex, 17h – Praça do BNB
Dia 22, sex, 17h – Praça do BNB
Dia 29, sex, 17h – Praça José de Alencar. Parceria CCBNB & TJA
“Disritmia” aborda algumas questões que circundam o universo masculino, a partir do corpo, seus sons e nuances. A sensualidade e a molecagem são palavras-chaves do espetáculo. A dança é usada como ferramenta para habitar o tempo e o espaço e de dialogar com a vida. Classificação indicativa: livre. 50min.
Folgança
Cia. de Dança do Paracuru (CE)
Direção: Flávio Sampaio
Dia 02, sáb, 20h
Local: Cuca Che Guevara - CUCA Che Guevara. Av. Pres. Castelo Branco, 6417. Barra do Ceará- Fortaleza-CE.
Dia 09, sáb, 19h30
Local: Centro de Educação, Arte e Cultura Portal da Serra – Rua Rodolfo Teófilo, nº 2 – Centro – Guaiúba-CE.
Dia 29, sex, 20h
Local: Teatro Municipal – Limoeiro do Norte-CE.
Folgança é um nome que no século passado usava-se para denominar brincadeiras e jogos corporais, que deixamos de realizar nas praças, nas calçadas e nos parques e que foram trocados por games e jogos eletrônicos. Perdeu o corpo, ganhou a tecnologia. Classificação: Livre. 35min
Jeu Rouge
Coletivo Cambada (CE)
Direção: Jonathan Pessoa
Dias 06, qua, 15h e 17h30 e 07, qui, 15h – CCBNB-Fortaleza
Duas cenas ressaltando o Amor e a Morte: um caminho e um destino (traços característicos de Shakespeare). Assim, Cambada aprofunda sua pesquisa sobre a multiplicidade do movimento em JEU ROUGE. Em Exercício: Gestal, primeira cena, as mesmas ações e pausas são executadas em tempos inversos, para retratar duas das principais cenas trágicas do universo shakespeareano. Já em Experimentus et Mortis, o corpo do ator condensa o destino trágico de vários protagonistas shakespeareanos, onde a morte é revisitada como uma fatalidade inevitável. Classificação indicativa: 14 anos. 40min.
Sólidos e Frágeis – Segundo Verso
Artelaria Produções (CE)
Direção: Paulo José
Dias 06, qua, 16h e 18h30 e 07, qui, 16h e 18h30 – CCBNB-Fortaleza
Fragilidade/solidez: dançar a (em) liberdade? Solidez/facilidade: estruturas fechadas, sequências em movimentos marcados? Qual é a dança que eu vejo? Qual é a dança que eu danço? Pautados por esses questionamentos e inquietudes, o Núcleo de Doc-Dança da Artelaria Produções apresenta este espetáculo. Classificação indicativa: livre. 39min.
Terreiros do Sol e Lua
Vidança (CE)
Direção: Anália Timbó
Dia 09, sab, 10h
Local: Espaço Viva Gente – Avenida Maria Mirtes Pereira, 1010 – Jardim União – Fortaleza-CE
Dia 10, dom, 19h30
Local: Centro de Educação, Arte e Cultura Portal da Serra – Rua Rodolfo Teófilo, nº 2 – Centro – Guaiúba-CE.
A Escola de Artes e Ofícios Vidança é uma escola de pesquisa, criação e ensino da dança. Como extensão também realiza o ensino de ofícios, vinculados às Artes Cênicas. Os instrumentos percussivos usados na apresentação foram construídos pelos próprios alunos. O espetáculo trata das festas e da alegria de se repartirem os trabalhos nos terreiros, luas e sois adentro. Homem, mulher, criança dançando, cantando, trabalhando e se transformando. O sertão é um mar...Nele se tece a trança de inúmeros renascimentos. Classificação indicativa: livre. 35min
Embolado
Grupo N Infinito (CE)
Direção: Carlos Antonio e Ricardo Freire
Dia 10, dom, 19h
Local: Centro Cultural Bom Jardim. Rua Três Corações, 400 – Fortaleza-CE.
Dia 15, sex, 18h – Praça do BNB
Dia 16, sáb, 17h30
Local: Projeto Cidadão de Futuro – Praia do Futuro – Fortaleza-CE (acesso exclusivo à comunidade do Projeto)
Dia 21, qui, 16h30
Local: EDISCA – Escola de Dança e Integração Social para Criança e Adolescente (acesso exclusivo para a comunidade da EDISCA) – Água Fria – Fortaleza-CE.
Dia 28, qui, 20h
Local: Teatro Municipal – Limoeiro do Norte-CE.
Espetáculo de apreciação livre, que busca, através do humor e da sátira, produzir um efeito cômico sobre a realidade. O objetivo principal da sátira é o questionamento político, social ou moral - e não cômico... O humor satírico tende, pois, para a sutileza, ironia e uso do efeito cômico. Classificação indicativa: livre. 30min.
Mulieres
Teatro Mimo (CE)
Direção: Tomaz de Aquino
Dias 13, qua, 15h30 e 18h30 e 14, qui, 15h30 e 18h30 – CCBNB-Fortaleza
Após seu nascimento, Okina perde-se na floresta e é resgatada pela rainha e levada a tribo. Em meio a ritos de passagens – batizado, puberdade, acasalamento etc. – Okina vai seguindo seu destino e quebrando os dogmas dessa sociedade de mulheres. Tem como ponto de partida a dramaturgia corporal, propondo um espetáculo imagético a partir da mímica, teatro físico, acrobacia e yôga. Classificação indicativa: 12 anos. 60min.
Burra - não é nada disso que você está pensando
Alysson Amâncio Cia de Dança (CE)
Direção: Alysson Amâncio
Dias 13, qua, 17h e 14, qui, 17h – CCBNB-Fortaleza
O espetáculo trata do nosso posicionamento como indivíduos perante o coletivo: ou somos manipuladores ou somos manipulados. A inteligência é descobrir a sua própria trajetória, os seus parceiros, as suas afinidades e construir gradativamente o seu discurso, sem nenhum receio de estar indo contra ou a favor da grande massa. Ser inteligente é buscar a harmonia, saber equilibrar as alegrias e as tristezas, a família, o trabalho, as obrigações e o lazer. Sabedoria é enxergar o imenso valor das grandes e das pequenas coisas e fazer disso cotidianamente os nossos milagres. Classificação indicativa: livre. 40min.
Nenhum comentário:
Postar um comentário