O fotógrafo Fausto Chermont convida os visitantes a enxergar a capital paulista com outros olhos
A Caixa Cultural São Paulo apresenta, de 21 de maio a 17 de julho, a exposição "São Paulo Século XXI", do fotógrafo Fausto Chermont, que pode ser percorrida e experimentada com diferentes enfoques, que convidam os visitantes a enxergar a megalópole paulista por diversos prismas, ressaltando tanto a arquitetura quanto outros aspectos visuais e urbanísticos. A entrada é gratuita e o evento é patrocinado pela Caixa Econômica Federal.
Sob enfoque dos processos históricos do fazer fotográfico, pode-se perceber a grande variedade de equipamento, utilizados na captura das imagens. Câmeras analógicas, convencionais ou customizadas por lentes adaptadas, e filtros criam distorções e efeitos óticos, além de possibilitar enquadramentos diferenciados da paisagem urbana.
Outro aspecto observado é a evolução – interpretada como mudança e não como melhoria. Essa passagem tem origem nos recursos tecnológicos, usados desde o século XIV (analógicos e físico-químicos), até os dias de hoje (câmeras digitais, digitalização de imagens e impressões), que ocupam o espaço das anteriores revelações. As fotos, que foram impressas digitalmente, tiveram seus negativos (películas) escaneados e digitalizados. No entanto, não receberam tratamento de manipulação de imagens por programas computacionais. A mostra apresenta a coexistência de ambos os sistemas num mesmo momento – analógico e digital – com o objetivo único: a fotografia.
Outra característica da fotografia de Fausto Chermont é o rigor técnico. Apesar de não ser uma característica da arte contemporânea, esse rigor oferece ao artista recursos e opções de representação e linguagens, que podem ser percebidas nas fotos noturnas, internas e aéreas. O longo período de exposição dos negativos faz desaparecer as pessoas e os automóveis que passam. Paradoxalmente, é assim com a cidade: ela fica. O que foi edificado e resistiu a ela própria, está estampado nas fotografias, enquanto as pessoas seguiram suas vidas, outras vidas; outro tempo, em outros lugares.
SOBRE O FOTÓGRAFO
Fausto Chermont é brasileiro, paulistano, tem 49 anos e estudou Administração de Empresas na PUC - SP. Fotografa desde os 13 anos, e se considera profissional a partir de sua primeira exposição individual, "Jequitinhonha / Brasil", realizada em 1981, que circulou por várias capitais do país.
Em 1987 abriu o "Nonsense Studio de São Paulo", laboratório e estúdio fotográficos. De 1987 a 1991 coordenou a documentação de foto e vídeo do projeto "Invernagem Polar" na Península Antarctica.
Foi diretor da União dos Fotógrafos do Estado de São Paulo - 1988/89 1990/91. É fundador e diretor do NAFOTO, que há 20 anos realiza o Mês Internacional da Fotografia de São Paulo. Coordenou as VI e VIII edições em 2003 e 2007. Evento que já produziu mais de 200 exposições entre 1991 e 2007.
Foi fundador e vice-presidente da Cooperativa dos Artistas Visuais do Brasil e membro do Conselho Municipal e Estadual de Cultura nas Comissões de artes Visuais. Trabalhou no Museu Da Imagem e do Som (MIS) por quase 10 anos, onde coordenou, organizou e curou diversos projetos nas áreas de fotografia e de novas tecnologias, sendo membro do conselho, que já presidiu entre 1999 e 2001.
Atua regularmente como fotógrafo em projetos de meio ambiente e, há mais de 20 anos, participa de expedições esportivas, ecológicas, culturais e científicas, tendo publicado o livro "Em busca dos Dinossauros" conjuntamente com o Museu Nacional (RJ), em 2003.
Possui trabalhos em diversas coleções de instituições publicas e privadas alem de coleções particulares, no Brasil e no exterior.
Serviço:
Exposição "São Paulo Século XXI"
Abertura para convidados e imprensa: dia 21 de maio de 2011, às 11h
Visitação: de 21 de maio a 17 de julho de 2011
Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h.
Local: CAIXA Cultural São Paulo (Sé) – Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo (SP)
Informações, agendamento de visitas mediadas e translado (ônibus) para escolas públicas: (11) 3321-4400
Acesso para pessoas com necessidades especiais
Entrada: franca
Recomendação etária: livre
Nenhum comentário:
Postar um comentário