quinta-feira, 30 de abril de 2015

Parque Cordeiro inaugura playground acessível para crianças com necessidades especiais

Equipamento busca integrar crianças com deficiência e mobilidade reduzida
A Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) em parceria com a ONG Anna Laura Parque Para Todos (ALPAPATO) realiza a inauguração de um playground acessível para crianças com deficiência e mobilidade reduzida. O evento acontece no dia 3 de maio (domingo), às 16h, no Parque Cordeiro – Martin Luther King.
O Parque do Cordeiro já possuía um playground e o mesmo foi adaptado para que integrasse crianças com diferentes capacidades motoras, difundindo o conceito de acessibilidade social. Os brinquedos têm diferentes utilidades e trabalham partes específicas do corpo. O balanço duplo, por exemplo, favorece o controle cervical e de tronco. Já o trepa-trepa, que tem várias alturas, sendo a maior de 4 metros, fortalece a ação dos membros superiores e favorece a noção espacial da criança.
Com base na ética e respeito à pessoa com deficiência, a ALPAPATO foi criada por Rodolfo Henrique Fischer, 51 anos, e sua esposa, a psicóloga Cláudia Petlik Fischer, 35 anos, após a morte da filha do casal, Anna Laura Fischer, que tinha apenas três anos. Em visita a Israel, o casal se impressionou com um escorregador adaptado para crianças com deficiência dentro de um parque e teve a ideia de trazer o formato para o Brasil.

Serviço
Lançamento de playground acessível no Parque Cordeiro
Data e Horário: dia 3 de maio (domingo), a partir das 16h
Local: Parque Cordeiro – Martin Luther King
Endereço: Rua Breves, 968 – Chácara Monte Alegre

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Exposição SALVE SÃO JORGE, com curadoria de Raimundo Rodriguez, inaugura hoje!



Criada pelo artista plástico Raimundo Rodriguez a exposição Salve São Jorge chega a sua 7ª edição nesta quinta-feira (23). Pelo terceiro ano consecutivo a Sergio Gonçalves Galeria abre as portas para a coletiva, que este ano conta com a participação de mais de 50 artistas.

Com curadoria de Raimundo Rodriguez, conhecido por suas obras em torno da figura mítica de São Jorge, a mostra será aberta ao público´às 14h.

Raimundo é devoto e cultuador do Santo Guerreiro, prova disso, é que não sai de casa sem uma peça de roupa que faça referência a seu protetor. Raimundo também tem várias esculturas, instalações, desenhos e pinturas relacionadas ao tema e, por isso mesmo, teve a ideia de reunir vários artistas para essa exposição coletiva. 

A mostra fica em cartaz até o dia 07 de maio, de terça a sexta-feira, das 11h às 19h, e aos sábados, das 11h às 18h, com entrada gratuita.


SERVIÇO:
Exposição: Salve São Jorge
Local: Sergio Gonçalves Galeria
Endereço: Rua do Rosário, 38 – Centro
Telefone: (21) 2263-7353
Abertura: 23 de abril de 2015
Horário: das 14h às 17h
Encerramento: 07 de maio de 2015
Entrada Gratuita


Internacionalização do ensino superior em pauta


Evento reúne 600 participantes de 25 a 29/4 para discutir o tema


A Conferência Anual FAUBAI - Associação Brasileira de Educação Internacional 2015 deve contar com cerca de 600 participantes, entre Gestores de Relações Internacionais, Reitores e Pró-Reitores de Instituições de Ensino Superior do Brasil e de diversos países, além de especialistas de internacionalização da educação superior, docentes, pesquisadores e membros de organizações governamentais e empresas do Brasil e do exterior.

Já estão confirmadas as presenças do Ministro da Educação Superior, Emprego, Desenvolvimento Econômico e Ciência e Inovação da Nova Zelândia, dos Embaixadores da Áustria, França e da Nova Zelândia.

O evento ocorre na cidade de Cuiabá, Estado de Mato Grosso, de 25 a 29 de abril de 2015. O tema central é "Criando parcerias sustentáveis por meio da internacionalização justa e equilibrada". A organização é presidida por José Celso Freire Junior, assessor-chefe de Relações Externas da Unesp.

Haverá ainda delegações de 20 Reitores e Vice-Reitores de universidades membros da Associação Universitária da Francofonia AUF - do Líbano, Marrocos, Argélia, Tunísia, Camarões, Senegal, Burundi, Ilhas Maurício, França e Madagascar -, além de mais de 40 representantes franceses, 35 russos, 25 argentinos, 15 americanos e outros representantes da Arábia Saudita, Austrália, Canadá, Colômbia, Coreia do Sul, Hungria, Irlanda, México, Nova Zelândia, Peru, Portugal, Reino Unido, dentre outros países.

O evento é dirigido a: Gestores de Relações Internacionais de instituições de educação superior; Reitores, vice-reitores e pró-reitores de instituições de educação superior; Especialistas em educação internacional; Membros de organizações empresariais; Representantes de organizações governamentais; e Docentes e pesquisadores.

Programação
Durante cinco dias, a Conferência Anual FAUBAI 2015 contará com 6 workshops; 6 conferências plenárias; mais de 40 sessões paralelas com um total de 114 apresentações; 80 mesas de matchmaking (para rodadas de encontros entre representantes brasileiros e estrangeiros); e 11 estandes de patrocinadores e apoiadores expositores

Informações detalhadas: http://www.faubai.org.br/conf/2015/program/



quarta-feira, 22 de abril de 2015

Prefeitura lança o Busca Saúde




Ferramenta auxilia usuários a localizar os equipamentos e serviços de saúde por meio de consultas automatizadas via Internet 

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e da Prodam, lançou o aplicativo Busca Saúde. Trata-se de um sistema de localização de estabelecimentos ou serviços de Saúde da rede pública do SUS no município de São Paulo. Os usuários, por meio do acesso à internet, poderão consultar unidades de saúde aplicando diversos filtros: nas proximidades do endereço informado, por tipo de unidade e serviços, permitindo livre navegação pelo mapa, além de oferecer a opção de geração de rotas para chegar ao local consultado. 

O Busca Saúde é de fácil utilização e bastante intuitivo. A interface lembra a do Google Maps, a fim de facilitar a navegação do usuário. O aplicativo já pode ser acessado por meio do site da Secretaria Municipal de Saúde. Acesse o link e conheça: http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/

Programa Vocacional na Casa de Cultura



Inscrições abertas na Casa de Cultura Chico Science


A Casa de Cultura Chico Science, no Ipiranga está com inscrições abertas para o Programa Vocacional. As inscrições podem ser realizadas de segunda a sexta, das 13h30 às 16h30, na Casa de Cultura Chico Science, localizada na Rua Abagiba, 20 - Moinho Velho. Fone: 2969-7066.
As oficinas serão realizadas nos seguintes períodos:

Oficina de música aos sábados das 10h às 13h
Oficina de teatro - terças ou quintas das 18h às 21h. (duas oficinas).


O Programa Vocacional é composto pelos Projetos ARTES VISUAIS, MÚSICA, TEATRO, DANÇA, VOCACIONAL APRESENTA E ALDEIAS, e acolhe pessoas a partir de 14 anos, com a finalidade de promover a ação e a reflexão sobre a prática artística, a cidadania e a ocupação dos espaços públicos da cidade de São Paulo.
Com uma equipe de coordenadores e artistas-orientadores contratados anualmente, atua preferencialmente em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e da Secretaria Municipal de Educação.
O Programa não visa o desenvolvimento técnico e a detecção de talentos, mas pretende a emancipação por meio do trabalho artístico-pedagógico, o que se dá não como um atributo individual, mas como o conhecimento adquirido através de uma prática coletiva.
A palavra vocação, do verbo vocare é aqui entendida como dar voz aos seus participantes por meio da expressão artística. Pretende-se que todos busquem uma participação ativa e consciente em suas práticas, conceitos, procedimentos e escolhas relacionadas ao discurso poético produzido coletivamente.
A pedagogia do Programa Vocacional baseia-se em princípios e procedimentos comuns em constante reflexão com a diversidade das práticas desenvolvidas no projeto.
Os princípios artístico-pedagógicos são:
1. Ação cultural: ações continuadas para abrir frentes de diálogo para permitir a ocupação cultural de outros espaços da cidade;
2. Pesquisa artístico-pedagógica: capacidade de instigar e formular perguntas, refletir e reinventar suas práticas artísticas a partir da relação entre os participantes do Programa e a realidade encontrada nos espaços de atuação;
3. Reflexão sobre Forma e Conteúdo: propor uma relação ativa com a obra, relacionando O QUE se quer dizer e COMO se diz algo no encaminhamento do processo de criação artística.
Os procedimentos artístico-pedagógicos são:
1. Ocupação/criação de espaço: práticas criadas para promover a reflexão e apropriação dos espaços públicos da cidade, ocupando-os de maneira artística e coletiva;

2. Protocolo artístico-pedagógico: espécie de diário artístico ou registro cotidiano que continuamente evidencia o trabalho dos coletivos. Motiva esclarecimentos, desfaz dúvidas e traça novos rumos;

3. Apreciação:
espaço de compartilhamento da experiência vivida em cada coletivo, em forma de reflexão crítica e sem posição fixa de julgamento, podendo gerar novas propostas artísticas.
 

Dia Mundial da Terra a conversa será ÁGUA





Convite às entidades, movimentos sociais e pessoas físicas que atuam em defesa dos recursos hídricos, mananciais e do meio ambiente para conversar sobre água. Será no Dia Mundial da Terra, 22 de abril, às 13h, Câmara Municipal de São Paulo (Capital), subsolo, sala "C".

A Lei Estadual nº 7.663 de 30 de dezembro de 1.991 confere competência para a gestão dos recursos hídricos aos Comitês das Bacias Hidrográficas. No caso da Grande São Paulo, a gestão dos recursos hídricos e de mananciais é competência do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê – CBH-AT e Subcomitês. Subcomitê Billings-Tamanduateí (SCBH-BT); Subcomitê Cotia-Guarapiranga (SCBH-CG); Subcomitê Tietê-Cabeceiras (SCBH-TC; Subcomitê Juqueri-Cantareira (SCBH-JC e Subcomitê Pinheiros-Pirapora (SCBH-PP.

Contrariando a Política Nacional de Recursos Hídricos, Lei nº 9.433, de 08 de janeiro de 1997 que assenta a composição da sociedade civil em 50% e 50% governos, no Estado de São Paulo a composição é tripartite (1/3) - Estado, Prefeituras e Sociedade Civil.

Mobilização permanente será necessária para conquistar a equiparação de participação paritária da sociedade civil no Sistema de Recursos Hídricos Estadual. Hoje o seguimento governos abocanha 2/3 do sistema, e mais, solapa o campo da sociedade civil com entidades chapa-branca e de interesses econômicos (este alinhado com governos).

Dentre outras funções dessas instâncias de gestão dos recursos hídricos tem-se:

- promover estudos, divulgação e debates, dos programas prioritários de serviços e obras a serem realizados no interesse da coletividade;

- aprovar a proposta do plano de utilização, conservação, proteção e recuperação dos recursos hídricos da bacia hidrográfica;

- compatibilizar o gerenciamento dos recursos hídricos e a proteção dos mananciais com o uso e ocupação do solo, o desenvolvimento regional, sócio econômico  e a proteção do meio ambiente...

Se existe a tal crise da água, por certo esse sistema não está atuando conforme dispõe a legislação, bem como, as Associações não Governamentais de Defesa do Meio Ambiente, Comunitárias e dos Direitos Difusos não estão ocupando seu espaço no sistema, ou não estão de fato representadas.

Posto isso, o MDV – Movimento em Defesa da Vida do Grande ABC, membro titular no CBH-AT, bem como, membro da Coordenação do Subcomitê Billings-Tamanduateí (gestão 2015/2017), convida todos para uma reflexão visando acordar conduta de representação autêntica das Associações não Governamentais de Defesa do Meio Ambiente, Comunitárias e dos Direitos Difusos, garantindo-se que esse seguimento da sociedade civil seja representado, de fato, nas suas demandas e interesses.

Dia Mundial da Terra a conversa será ÁGUA
Confirme presença e lance este convite para outrens. Seja parte!


Virgílio Alcides de Farias
Presidente do MDV - Movimento em Defesa da Vida do Grande ABC.
Advogado especialista em direito ambiental.
Presidente da Comissão do Meio Ambiente da OAB/Diadema.
Membro titular no CBH-AT Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (gestão 2015/2017).
Coordenação do Subcomitê Billings-Tamanduateí (gestão 2015/2017).

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Veredas: turismo e circo


No dia 29 de abril, das 16h30 às 22h45, a Agência de Comunicação ECA Jr., da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, realiza a vigésima edição do evento Veredas.
Veredas, que já é um evento tradicional na universidade, tem como objetivo complementar a formação dos alunos, esclarecer dúvidas profissionais e trazer informações sobre temas que também são interessantes para a vivência pessoal. Em edição de aniversário, o Veredas relaciona o turismo com o circo, abordando o estilo de vida itinerante e como a chegada desses profissionais da alegria sempre gera um maior fluxo de pessoas na região onde se instalam.
Com o objetivo de apresentar o circo da forma mais completa, o evento terá decoração e alimentação tematizada, incluindo também rodas de conversa educacionais com profissionais da área como o produtor do O Teatro Mágico, espetáculo representando o entretenimento, exposição feita pelo Centro de Memória do Circo, e oficinas de tecido, malabares, arame e salto com contorção para vivenciar a arte circense, oferecidas pelo Instituto Criança Cidadã e Escola Viva Atelier.
Focado para os universitários dos cursos de turismo, artes e comunicação, oVeredas será organizado pela Agência de Comunicações ECA Jr., uma instituição sem fins lucrativos gerida totalmente por alunos da ECA.
A apresentação acontecerá no Auditório Teatro Teatro Laboratório da ECA na USP, que fica na Av. Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443, na Cidade Universitária, São Paulo. Estima-se um público de 120 pessoas. Ingressos a R$ 15,00. As compras online podem ser feitas neste endereço.
Mais informações: (11) 3091-4405 ou (11) 3481-1777

Cine Doc Fr - Mostra de Cinema Documentário Francês Contemporâneo

De 21 de abril a 3 de maio, a CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta a mostra Cine Doc Fr – Mostra de Cinema Documentário Francês Contemporâneo que reúne 25 documentários produzidos nos últimos 25 anos na França, muitos ainda inéditos no Brasil!
 A mostra conta com filmes de 18 diretores, de várias gerações, entre eles Denis Gheerbrant, uma das principais referências do documentário francês, que estará presente no Rio de Janeiro. 

Ele será homenageado com uma retrospectiva do seus filmes, entre eles A vida é imensa e cheia de perigos (1995) e seu último trabalho De greve (2014) e ele dará também uma masterclass, sábado dia 25 de abril, às 18h, na Caixa Cultural. 

As inscrições devem ser feitas através do e-mail acasadodoc@gmail.com. Enfim, o diretor participará de um debate no Cinemaison,  segunda-feira dia 27 de abril, após a sessão do filme A viagem ao mar, programado às 20h. Saiba mais sobre o festival através da página Facebook.


La motivation (França 2003).

Cine Doc Fr – Mostra de Cinema Documentário Francês Contemporâneo é uma realização da BLG produções e da Casa do Doc, com curadoria de Jeanne Dosse e Tatiana Devos Gentile. “A nossa escolha se dá em estabelecer um diálogo entre realizadores renomados como Mariana Otero, Claire Simon, Dominique Cabrera e realizadores que atualmente vem conquistando cada vez mais espaço no documentário francês como Pauline Horovitz, Namir Abdel Messeeh, dentre outros. A mostra propõe esboçar um retrato da França contemporânea a partir dos olhares desses cineastas.”, declaram as curadoras.Os filmes selecionados revelam uma França longe do cartão postal da Torre Eiffel e perto das periferias e suas questões, como nos filmes de Denis Gheerbrant ou em Crônicas de uma periferia comum, de Dominique Cabrera, e Alimentation générale, uma mercearia, de Chantal Briet. Uma França com um humor peculiar, com diversas origens, como mostram os documentários Estherkha
e-height: 1.4286em;"> (com a atriz de 85 anos do filme Desde que Otar partiu, de Julie Bertucelli), de David Quesemand, e A virgem, os coptas e eu, de Namir Abdel Messeeh.A curadoria da Casa do Doc conta com a parceira da associação francesa Documentaire sur grand écran, que tem como objetivo, assim como a Casa do Doc, difundir o documentário de criação. “Neste tipo de cinema existe uma escrita graças a um olhar pessoal do diretor que encontra uma linguagem cinematográfica própria”, comentam as curadoras. A mostra conta com o apoio da Cinemateca da Embaixada da França no Brasil e do Institut Français.No seu último fim de semana, será promovido, no sábado, dia 2 de maio, às 18h, uma mesa de debate com a participação das pesquisadoras Anita Leandro e Thais Blank.



Mal de Parkinson


Por Rita Stella, do Serviço de Comunicação Social do Campus de Ribeirão Preto
Dia 17 de abril, às 16 horas, a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP promove a conferência Roles of guidance molecules that guide the cell target of Parkinson’s disease.
A convidada é a pesquisadora Terence Teixeira Duarte, do Departamento de Morfologia, Fisiologia e Patologia Básica da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) da USP e da Rockfeller University.
O evento, gratuito e aberto ao público, será realizado na Sala Professor Covian, Prédio Central da FMRP, campus da USP em Ribeirão Preto, Av. Bandeirantes, 3900.
Mais informações: (16) 3602-3012

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Semana Nacional da Voz


Do USP Online
O Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP promove, no dia 18 de abril, a palestra Você conhece sua voz?. O evento faz parte das diversas atividades realizadas pela FOB em comemoração “A Semana Nacional da Voz”. O intuito da Semana é conscientizar a população da importância dos cuidados com a voz.
A palestra será ministrada pela pesquisadora Perla Muniz das 14 às 15:30 e acontece na Escola Carlos Chagas, na Rua Benedito Raimundo de Matos, 3-80, na Vila São Paulo.
O evento é gratuito e aberto à comunidade em geral.
Mais Informações: site https://www.facebook.com/VozComunicacao14?fref=ts