Alô, Alô Terezinha!
O documentário de Nelson Hoineff estréia dia 30 de outubro nas principais capitais do país e terá pré-estréía na 33ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo
Abelardo Barbosa, popularmente conhecido como Chacrinha, foi o maior fenômeno da comunicação televisiva brasileira. Sua irreverente e extravagante personalidade associada a uma visão inovadora foi crucial para a consolidação do atual formato dos programas televisivos de auditório, lançando bordões e artistas que conquistaram o imaginário brasileiro.
O documentário "Alô, Alô Terezinha!" aborda a trajetória de Abelardo Barbosa sem ser biográfico, mantendo seu foco no programa que veio para confundir e não para explicar. Através da maior pesquisa já feita sobre este grande comunicador e da recuperação digital de seu legado, o longa-metragem aborda desde a influência da tradição nordestina do Pastoril no programas do Chacrinha ao anárquico apresentador jogando bacalhau no auditório, buzinando para os calouros ou premiando-os com o Troféu Abacaxi.
Repleto de imagens de arquivo, o filme alterna trechos dos programas do Chacrinha com depoimentos atuais, fazendo um paralelo entre essas épocas e mostrando o rumo que tomaram os diferentes integrantes de seus programas, desde as antigas chacretes até artistas como Roberto Carlos, Gilberto Gil, Wanderléia, Ney Matogrosso, Fábio Jr. e tantos outros descobertos e revelados pelo apresentador.
Seguindo o estilo dinâmico e imprevisível dos programas de Abelardo Barbosa, o filme é uma merecida homenagem ao nosso Velho Guerreiro, um homem à frente de seu tempo.
Brasil, 2008, 95 min.
Produção : Daniel Maia e Paloma Piragibe
Direção / Roteiro : Nelson Hoineff
Fotografia : Guilherme Sussekind
Montagem : Daniel Maia, Diana Gandra e Felipe Paes
Distribuição: Imovision
Encaminhado por Nair Lúcia de Britto - Jornalista
Nenhum comentário:
Postar um comentário