VIAJO PORQUE PRECISO, VOLTO PORQUE TE AMO
Será exibido na 33ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo
AVISO DE CABINE: Quinta-feira, 15 de outubro, às 10h30, no Espaço Unibanco de Cinema (Rua Augusta, 1475)
Após receber os prêmios de Melhor Direção e Melhor Fotografia do Festival do Rio 2009 e participar do 66º Venice International Film Festival o longa-metragem VIAJO PORQUE PRECISO, VOLTO PORQUE TE AMO, dos diretores Marcelo Gomes e Karim Aïnouz, estrelado por Irandhir Santos, será exibido na 33ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.
VIAJO PORQUE PRECISO, VOLTO PORQUE TE AMO conta a história de José Renato, geólogo, 35 anos, enviado para realizar uma pesquisa de campo durante a qual terá que atravessar todo o Sertão, região semi-desértica, isolada, situada no Nordeste do Brasil. O objetivo de sua pesquisa é avaliar o possível percurso de um canal que será construído a partir do desvio das águas do único rio caudaloso da região. No decorrer da viagem, nos damos conta que há algo de comum entre José Renato e os lugares por onde ele passa: o vazio, uma certa sensação de abandono, de isolamento. O desolamento da paisagem parece ecoar em José Renato e a viagem vai ficando cada vez mais difícil. A pesquisa geológica vai sendo contaminada pela sensação de desamparo, pela saudade incessante da ex-mulher, por uma vontade de voltar pra casa. Mas ele decide ir em frente, seguir viagem, na esperança que a travessia transmute seus sentimentos. Assim como um astronauta depois de atravessar o espaço sideral, assim como um marinheiro depois de cruzar um oceano – para José Renato, nada mais será como antes.
Segundo os diretores, que nasceram no litoral do nordeste, "o Sertão sempre foi um lugar imaginado, recorrente nas conversas de família. Era o lugar onde nasceram nossos avós". VIAJO PORQUE PRECISO, VOLTO PORQUE TE AMO se origina na curiosidade e fascinação por esse lugar. Um lugar que os diretores conheciam muito bem, mas para o qual nunca havíam ido. Eles escolheram contar uma história em primeira pessoa, através de um personagem que fosse viajando e coletando imagens, sons, músicas; comentando suas impressões da paisagem meio-conhecida, meio-desconhecida. Um personagem que fosse encontrando gente, mas que também fosse descrevendo esse lugar e seus habitantes, fisicamente, factualmente.
MARCELO GOMES
Seu contato com o cinema começou com um cineclube que ele criou em Recife, sua cidade natal. Depois de seformar em cinema pela Bristol University. Gomes dirigiu uma série de curtas-metragens que receberam vários prêmios. Seu primeiro longa metragem, Cinema, Aspirinas e Urubus, foi premiado na mostra 'Um Certo Olhar' do festival de Cannes em 2005, recebendo o prêmio do Ministério da educação. O filme recebeu mais de 50 prêmios em festivais internacionais do mundo todo. Atualmente Marcelo está trabalhando em seu próximo filme Era uma vez Verônica.
Karim Aïnouz
Karim Aïnouz dirigiu Madame Satã (Un Certain Regards - Cannes 2002), O Céu de Suely (Orizzonti – Veneza 2006) e a séria para TV Alice, para a HBO Latin America. Suas instalações foram apresentadas no Whitney Museum of American Art Biennal (1997) e na Bienal de São Paulo (2004). Atualmente Karim está trabalhando seu próximo longa, Praia do Futuro.
Brasil, 2009, 75 min.
Elenco: Irandhir Santos como José Renato
Direção / Roteiro: Marcelo Gomes e Karim Aïnouz
Colaboração no roteiro: Eduardo Bernardes
Produção: Daniela Capelato
Co-Produzido: Fabiano Gullane, Caio Gullane, Ofir Figueiredo e Chico Ribeiro
Montagem: Karen Harley
Trilha Sonora: Chambaril
Distribuição: Espaço Filmes
Encaminhado por NAIR LUCIA DE BRITTO - JORNALISTA
Novo Internet Explorer 8: faça tudo com menos cliques. Baixe agora, é gratis!
Nenhum comentário:
Postar um comentário