quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Exposição gratuita Somos Terra encerra dia 31 de agosto


 
Idealizada pela editora Ana Augusta Rocha, com cenografia do Atelier Marko Brajovic, a exposição convida a uma reflexão sobre a vida na Terra

Até o dia 31 de agosto, a exposição gratuita Somos Terra vai receber crianças e jovens interessados em conhecer, de forma interativa, a história da vida em nosso planeta. Os visitantes poderão ainda levar gratuitamente um livro com todo o conteúdo da exposição.

Ana Augusta Rocha, criadora do projeto através da Auana Editora, explica o que inspirou a exposição: "a vida acontece toda em encadeamento, cada uma precisando da outra para viver em equilíbrio. E nós humanos precisando de todos os seres pulsando em conjunto para a manutenção da nossa vida. Quando algum elo é quebrado, os problemas ambientais podem ficar imensos".
 
A exposição, recomendada para todas as idades, especialmente para as crianças, utiliza recursos sensoriais, com cores, luzes e cheiros, para criar uma experiência de encantamento pela natureza. A interação dos ambientes propõe uma conexão com o mundo natural através do lúdico, essencial para o desenvolvimento infantil.

"Ao percebermos a pulsação de toda a vida - da água, do céu, das árvores e dos animais - passamos a nos relacionar de uma forma diferente com tudo, com mais envolvimento, com mais respeito. De uma forma colaborativa", afirma Ana Augusta

Somos Terra ocupa uma área de aproximadamente 500 m2 na sede da UMAPAZ - Universidade do Meio Ambiente e da Cultura de Paz -, ligada à Secretaria do Verde e do Meio Ambiente do Município de São Paulo. A exposição foi ambientada pelo cenógrafo Marko Brajovic e equipe. Com cores e tecnologia, o espaço privilegia uma arquitetura que imita a vida, com salas que se integram, formando uma grande célula por onde os visitantes caminham e fazem várias descobertas, de forma interativa, sobre os seres vivos e os elementos que formam o nosso planeta.

Passo a passo da exposição

Sala da Vida - através de projeções saberemos sobre a formação do universo e do nosso sistema solar chegando à vida na Terra;

Sala do Micro e do Macro - Os visitantes se tornarão cientistas e descobrirão, olhando microscópios científicos, padrões da natureza. Depois serão convidados a ver que esses padrões são muito parecidos com o que vemos nos potentes telescópios que apontam para o universo.

Sala da Floresta - Depois de ´encontrar´ (virtualmente) com um homem que habita as matas do Brasil e ouvir sobre a sua experiência de vida, os visitantes poderão interagir com a floresta e ficar ´olho no olho´ com alguns animais.

Sala da Água - Os visitantes poderão interagir com o planeta, por meio de um globo sensível ao toque, que mostra várias fases da água na Terra.

Sala das Conexões - A interação dos visitantes com uma pequena árvore criará musica e cor na sala. "A música do encontro", diz Ana.

Ao redor dessas salas estarão disponíveis os conteúdos do livro que foi criado para a exposição e será distribuído gratuitamente aos alunos e professores que visitarem o projeto.


Serviço:

Exposição SOMOS TERRA

Aberto ao público, gratuitamente, até 31 de agosto.

UMAPAZ - Parque Ibirapuera - Av. IV Centenário, 1268, CEP 04030 -000 São Paulo
(11) 5572 8037, 5572 1004

Horário de Funcionamento:das 10h às 17h

Conceito e conteúdo: Ana Augusta Rocha - Auana Editora

Cenografia: Marko Brajovic - Atelier Marko Brajovic