sábado, 10 de abril de 2010

Roda Viva - segunda-feira, 12 de abril de 2010 às 22h00 transmissão pela TV Cultura a partir das 21:00


Encaminhado por Nair Lúcia de Britto 
 

FERNANDO REINACH
Biólogo,
no RODA VIVA

Animais se organizam em busca da sobreviv๊ncia. Algumas vezes se matam e outras se aproximam de outras esp้cies para se preservar. O bi๓logo Fernando Reinach estuda esse movimento e apresenta tamb้m as avalia็๕es dele de como a a็ใo do homem pode ou nใo interferir nesse processo.

Tratando das descobertas da ci๊ncia e das quest๕es que ainda tiram o sono dos pesquisadores, Fernando Reinach diz que depois de destruir a natureza, com desmatamentos e polui็ใo, o homem agora tenta reparar os danos interferindo em processos ecol๓gicos e evolutivos e, muitas vezes, de forma desorganizada. Segundo ele, a a็ใo do homem na natureza merece reflex๕es.

Falando das rela็๕es entre girafas, แrvores e formigas; de uma bact้ria que nใo teme o aquecimento global; das แrvores que "escalam" montanhas para fugir do calor e da solidariedade e trapa็a entre microorganismos, Reinach produz reflex๕es sobre como o conhecimento cientํfico muda ou pode mudar nossa percep็ใo da vida e do planeta.

A aproxima็ใo da ci๊ncia, especialmente com setores produtivos, tornou-se foco do trabalho de Fernando Reinach, um dos raros cientistas-empresแrios do paํs. Numa outra frente de trabalho, ele se dedica a fazer uma aproxima็ใo da ci๊ncia com o p๚blico, inclusive atrav้s de artigos publicados no jornal O Estado de Sใo Paulo.

Participam como convidados entrevistadores:
Jos้ Fernando Perez, presidente da Recepta Biopharma; Mariluce Moura, diretora de reda็ใo da revista Pesquisa FAPESP; Herton Escobar, rep๓rter de ci๊ncia e meio ambiente do jornal O Estado de S. Paulo e Marco Antonio Zago, pr๓-reitor da USP.

Colaboradores:
Maira Begalli, gestora ambiental (http://twitter.com/mabegalli); Carlos Hotta, pesquisador da Universidade de Sใo Paulo (http://twitter.com/carloshotta); Fillipe Augusto Galeti Mauro, estudante (http://twitter.com/fillipemauro) e Rafaela Delli Paoli, estudante de designe grแfico (http://www.flickr.com/rafapaoli).

Apresenta็ใo: Her๓doto Barbeiro

O Roda Viva ้ apresentado เs segundas a partir das 22h00.
Voc๊ pode assistir on-line acessando o site no horแrio do programa.
http://www2.tvcultura.com.br/rodaviva
 


Quer usar o Messenger sem precisar instalar nada? Veja como usar o Messenger Web.

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454