sábado, 9 de outubro de 2010

Seminário “Desenvolvimento Sustentável e Biodiversidade - Ciência, Tecnologia e Mídia”.

FACOM DEBATE BIODVERSIDADE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL  

CIENTISTAS, MOVIMENTOS SOCIAIS, JORNALISTAS E ESTUDANTES APROFUNDAM OLHAR SOBRE BIODIVERSIDADE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL

No atual cenário de manifestações públicas massivas sobre a necessidade de mudança da pauta política ambiental brasileira, a coordenação do curso de Jornalismo Cientifico e Tecnológico da Facom - Faculdade de Comunicação da UFBA, contribui com o debate nacional, reunindo pesquisadores, movimentos sociais, jornalistas da mídia especializada e órgãos de pesquisa, no Seminário “Desenvolvimento Sustentável e Biodiversidade - Ciência, Tecnologia e Mídia”.

O seminário, patrocinado pela Fapesb, acontece entre os dias 21 e 22 de outubro, das 19 às 22 horas, no auditório da Faculdade de Comunicação, em Ondina, com programação rica, diversa e provocativa. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo email jorncientec@gmail.com   informando apenas o nome, RG, profissão e instituição. No local do evento também poderão ser feitas as inscrições entre18 às 19 horas, com direito a certificado de participação. O evento tem como parceiros a Fiocruz-Ba, a FTC-Salvador, a Pós Graduação em Cultura e Sociedade da UFBA, o Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, a Associação Brasileira de Jornalismo Cientifico e a Faculdade de Comunicação da UFBA.
  

O evento pretende aprofundar, de forma crítica, transversal, detalhada, através da participação de especialistas renomados e experientes no tratamento e observação cotidianos, o que realmente é o Desenvolvimento Sustentável, tão difundido, marketeado, mas pouco entendido. Contribuem para o enriquecimento dos trabalhos nomes como a doutora em saúde pública, Cilene Victor, presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Científico e diretora de redação da revista Comciência Ambiental; a jornalista Vanja Joice Bispo Santos, do Museu Paraense Emílio
Goeldi; a  jornalista Maiza Andrade, editora de Meio  Ambiente do Jornal  do A Tarde;
o pesquisador Philip Martin Fearnside, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA); a professora e pesquisadora Maria Rejane Lira do Instituto de Biologia da UFBA o engenheiro florestal, Luís Zarref Henrique Gomes Moura, representante de Movimentos Sociais.

Além dos debates haverá uma oficina e uma exposição fotojornalística sobre temas ambientais realizada pelo Movimentos AMA –Amigos do Meio Ambiente  e da RAMA- Rede de Articulação e Mobilização em Comunicação Ambiental.


A coordenadora do curso de Jornalismo Cientifico e Tecnológico da FACOM, professora Simone Bortoliero, considera o evento uma rara oportunidade para se discutir o valor da informação científica e o papel do jornalista frente à necessidade de democratização e divulgação da informação como instrumento de poder político para as mudanças em pauta.
O evento foi concebido para favorecer a formação dos divulgadores científicos que se interessam por questões ambientais na Bahia e faz parte da programação oficial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que irá se realizar em todo o país entre os dias 18 a 22 de outubro.



 Programação



Dia 21 de outubro

Palestras:
1)     Biodiversidade e Mídia Especializada”
Cilene Victor, Presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Cientifico e Diretora de Redação da Revista Comciência Ambiental. Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo e Mestre em Comunicação Cientifica pela UMESP-SP. A jornalista Cilene Victor tem sua atuação como pesquisadora no campo do Jornalismo Especializado (Jornalismo Científico e Ambiental), Divulgação Científica e Comunicação de Riscos Ambientais e Tecnológicos.

2)     “Divulgação Científica em Instituições de Pesquisa – as pautas sobre biodiversidade na mídia brasileira”
Vanja Joice Bispo Santos, jornalista do Museu Paraense Emílio
Goeldi que é uma instituição de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência
 e Tecnologia do Brasil. Desde sua fundação, em 1866, suas atividades concentram-se no estudo científico dos sistemas naturais e socioculturais da Amazônia, bem como na divulgação de conhecimentos e acervos relacionados à região.
3)     A Contaminação por Chumbo na cidade de Santo Amaro-Bahia
Maiza Andrade, jornalista do A Tarde



Dia 22 de outubro

Palestras

1)“Aquecimento Global, Biodiversidade e Mídia”
Philip Martin Fearnside do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Seu trabalho está centrado nos problemas ambientais da Amazônia brasileira desde 1974. Realiza pesquisas ecológicas e estudos sobre os impactos e a perspectiva de diferentes modos de desenvolvimento na Amazônia, além das mudanças ambientais decorrentes do desmatamento da região. Segundo o Instituto de Informações Científicas (Thomson-ISI) o pesquisador é o segundo mais citado cientista no mundo na área de aquecimento global.


2)“Resgate e introdução de fauna silvestre: conceito, metodologias e problemas práticos”
Rejane Maria Lira da Silva , professora do Instituto de Biologia da UFBA,
Especialista em Venenos Animais pelo Instituto Butantan de São Paulo (1991), Mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia (1996) e Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Suas linhas de pesquisa se concentram em: répteis, aracnídeos, toxinologia, saúde ambiental, museus, história e ensino de ciências, educação científica e educação ambiental.

3) "A luta popular e a questão ambiental sob a análise da mídia".
Luís Zarref Henrique Gomes Moura, Engenheiro Florestal, Especialista em Agroecologia, militante do MST e da Via Campesina. Participante das últimas duas Conferências da Diversidade Biológica da ONU e da Conferência de Copenhagen sobre Mudanças Climáticas.


Atividades 
1 - Exposição foto-jornalística “BIODIVERSIDADE EM FOCO - OLHAR TRANSVERSAL”
Realização: Movimento AMA - Amigos do Meio Ambiente
Data: 21 e 22 de outubro de 2010 ( o dia todo)
Local: FACOM- UFBA
Campus de Ondina, UFBA


2 - OFICINA JORNALISMO AMBIENTAL 
- Jornalista  Liliana Peixinho  - Ativista Socioambiental
   Fundadora da RAMA- Rede de Articulação, Mobilização e Comunicação
   Ambiental .e do Movimento AMA- Amigos do Meio Ambiente
    Contato – 71 – 9938- 0159 – 8759-5927 ( lilianapeixinho@gmail.com)
Data: 22 de outubro de 2010
Horário: 14 às 17 horas
Local: Auditório da FACOM
Campus de Ondina , UFBA


Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454