NELLY GUTMACHER ABRE A EXPOSIÇÃO "UNIVERSO FEMININO" NO CENTRO CULTURAL CORREIOS
Artista plástica convida as alunas Ana Sarabanda e Marilene Tapias para uma mostra coletiva
De 19 de janeiro a 19 de março, o público de artes plásticas terá a chance de conferir a exposição coletiva Universo Feminino, no Centro Cultural Correios, Rio, que vai mostrar a visão de três mulheres sobre a condição feminina brasileira. O ponto de partida das artistas Nelly Gutmacher, Ana Sarabanda e Marilene Tapias é construir/desconstruir e, nesta polaridade, encontrar soluções estéticas de formas diversas. No processo, a identidade de cada uma se revela, mostrando a força de sua expressão.
Ao todo, serão expostas 20 obras. E cada artista tem uma técnica diferente. Nelly trabalha com fotomontagem digitalizada em tela, sendo que todas têm os mesmos padrões. Ela mistura panos, papeis, fotografa, recorta, remonta e digitaliza. O resultado são formas híbridas, minerais, vegetais, animais que emergem das camadas da sua mitologia. Marilene usa técnica mista nas mandalas – colagens, tinta acrílica, casca de ovo, lápis, cola e pigmentos. "Busco ir fundo dentro de mim", diz. A artista procura o básico, o estritamente necessário, o essencial. Já as telas são pintadas com pigmentos naturais. E Ana usa uma chapa de cobre gravada em água forte, no processo de monotipia, faz marcas como tatuagens em tecidos antigos de linho das matriarcas de sua família. Em gestos repetidos e obsessivos, usa tinta, lava, costura e, ao final, borda. O resultado obtido são relevos que a remetem ao passado.
Além da arte, todas têm em comum o desejo de ir além do que é esperado para três mulheres acima de 60. "Gosto do termo 'ageless', ouvi em um programa de televisão e adotei. Todas nós temos uma boa história de vida. Eu respiro arte há algumas décadas e as meninas resolveram seguir os meus passos", diz Nelly Gutmacher. A artista, que tem 40 anos dedicados à arte ou, como costuma dizer à "grande jornada da vida", já lecionou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV) e convidou suas duas alunas para mostrar o que se passa no coração e mente de uma mulher. Marilene Tapias conheceu a professora por indicação de uma amiga e passou a ter aulas com ela em 2007. E Ana Sarabanda foi sua aluna na EAV nos anos 80 e, em 2010, voltou a trabalhar particularmente com Nelly, onde desenvolveu este projeto atual.
"Escolhi Ana e Marilene porque no momento em que o mundo está tão atomizado, com as pessoas vivendo em seu universo particular, acho importante abrir espaço para pessoas que estão produzindo plasticamente e precisam de um canal para mostrar seu trabalho. Dou aula há quase quatro décadas e sinto prazer em descobrir talentos e incentivá-los", declara Nelly Gutmacher.
Nelly Gutmacher estudou com Ivan Serpa em 1968. Já tinha dois filhos na escola e a vida estava vazia. Seu processo foi tão forte que, três anos depois ganhou nove prêmios em todos os salões do Brasil e foi considerada "artista revelação". Ana Sarabanda desde pequena já utilizava tintas e pincéis como se fossem brinquedos, fez licenciatura em Artes Plásticas no Instituto Bennett de Ensino e, mais tarde, frequentou a EAV por vários anos. Marilene Tapias, jornalista aposentada, se dedica exclusivamente à arte há cinco anos. Elas se inspiram em Chagall, Duchamps, Bispo do Rosário, Matisse, Cícero Dias, Klimt, Cèzanne, Cristina Canale, Louise Bourgeois e Eliane Duarte. E todas querem continuar descobrindo novos suportes e formas de expressão.
SERVIÇO
UNIVERSO FEMININO – Por Nelly Gutmacher, Ana Sarabanda e Marilene Tapias
Local: Centro Cultural Correios: Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro Período: de 19 de janeiro a 19 de março de 2012
Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 12 às 19h
Vernissage no dia 18 de janeiro, às 19h.
Entrada franca
Nenhum comentário:
Postar um comentário