quinta-feira, 17 de maio de 2012

"Expedições", na Galeria Arte Infinita, fica até 19 de maio

Golda Kojubej Soriano, aos 70, inicia trajetória como artista plástica
e expõe bordados, colagens, desenhos e aquarelas

Curadoria de Dan Fialdini
 
“Por que expor, é a pergunta que sempre me fazem”, diz Golda Kocubej Soriano, que acaba de completar 70 anos, e prepara sua primeira exposição de obras visuais, criadas a partir de técnicas exclusivas, desenvolvidas com base em  experiências e habilidades pessoais. A mostra "Expedições" traz desenhos, colagens, pinturas, aquarelas, bordados, em 60 trabalhos, com interferências em Matisse, na Cabala, em alegorias, ícones e ídolos como Edith Piaf, e literatura – títulos das obras fazem referência aos contos do russo Vladimir Nabokov,  “ A carta que nunca chegou à Rússia”, “O Dom”,“Terra Incógnita”, entre outros.
            “Aulas de desenho e pintura despertaram esse encantamento com os materiais, então veio um forte impulso para a produção”, explica Golda, cuja obra é vista como “lúdica e bem-humorada” pelo curador Dan Fialdini: “Costuras e bordados expressam fortes emoções, com crítica mordaz e grande bagagem cultural, presentes nessa obra surpreendente.”
            Tudo começou com um Ipad que ganhou de um filho: passou a desenhar em touchscreen e trocar mensagens com a família (filhos e netos) através de desenhos. Depois, começou a imprimi-los em tecido e bordar – aulas de bordados, na época do ginásio e também recentemente, ajudaram: “ Eu desenhava na tela, enviava para a gráfica, imprimia, aí sim, pintava, bordava e colava”, comenta a artista, empolgada com seus emaranhados, lenços, cigarros, objetos de família, enfim, seu rico universo, ancestral e contemporâneo, generosamente estampado nas obras.
 Dois Livros
            Golda Kojubej Soriano estudou na PUC de São Paulo, Letras Francesas. Publicou dois livros, produzidos praticamente em família, com ajuda de todos. O primeiro, para o primeiro neto, quando fez 13 anos, " Elos", conta a história da família, recordações da infância, com uma apurada pesquisa das respectivas origens genealógicas. Nesse projeto, Golda foi instigada também por uma curiosidade da biografia de seus pais: a mãe veio com 7 anos para São Paulo, de Luzc, cidade russa que desapareceu durante bombardeios da segunda guerra. O pai nasceu na mesma cidade, mas vieram a se conhecer em São Paulo.
            A escritora teve a sorte de localizar, na capital paulista, uma senhora que nasceu em Luzc também, e prestou grande contribuição: “ Fiz uma pesquisa de história oral porque não encontrei mais nada escrito sobre essa terra natal”, explica.
            O segundo livro,  “Ainda ontem” ou “o livro dos guardados”, foi para a neta, quando fez dezoito anos. Em dois volumes, Golda reuniu desenhos, fotos, recortes, lembranças, poemas, que contam a história do relacionamento avó-neta.
            Aos 70, perseverar: “Trabalhar ainda mais com as mãos, iniciar novos caminhos, me expressar”, completa Golda Kocubej Soriano.
SERVIÇO
Evento: Exposição Expedições, de Golda Kojubej Soriano
Local: Galeria Arte Infinita
Endereço: Rua Mateus Grou, 629 - Pinheiros - São Paulo, SP
Fone: 11 3032 3151
Abertura: 5 de maio
Período expositivo: 6 a 19 de maio de 2012
Dias e horários de funcionamento:  2ª a 6ª das 10 às 18 hs; aos sábados, das 10 às 14 hs
ENTRADA GRATUITA

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454