sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Exibição do Filme Xingu no Parque Orlando Villas Bôas



 

No próximo dia 21 de outubro, domingo, às 15h, será exibido o filme “Xingu” no Parque Orlando Villas Bôas. O evento será uma homenagem à família Villas Bôas, com a presença de Marina (viúva de Orlando, retratada no filme), filhos e netos de Orlando Villas Bôas e filha de Leonardo, em um plantio simbólico de mudas de pau brasil.

 

Teremos um bate-papo com duas índias Kalapalos que fizeram participação no filme e fundadoras do Movimento Indígenas em Ação - MIA, Sany Kalapalo e Mariana Aweti Kalapalo além de comidas típicas indígenas como tapioca.

 

Desde o evento em homenagem a Orlando Villas Bôas, realizado em abril deste ano, o parque conta com exposição permanente de fotos da família Villas Bôas.

 

O filme foi dirigido por Cao Hamburger e produzido por Fernando Meirelles, Andrea Barata Ribeiro e Bel Berlinck, estrelado por Felipe Camargo, João Miguel e Caio Blat.

 

Sinopse do filme:

 

Anos 1940. Três jovens irmãos decidem viver uma grande aventura. Orlando (Felipe Camargo), 27 anos, Cláudio (João Miguel), 25, e Leonardo (Caio Blat), 23, os Irmãos Villas Bôas, alistam-se na Expedição Roncador-Xingu e partem numa missão desbravadora pelo Brasil Central. A saga começa com a travessia do Rio das Mortes e logo eles se tornam chefes da empreitada, envolvendo-se na defesa dos povos indígenas e de suas diversas culturas, registrando tudo num diário batizado de A Marcha para o Oeste.

 

Mais velho dos irmãos, Orlando é o articulador entre as etnias indígenas e o poder oficial, responsável por brecar a ingerência externa. Já Cláudio, é o grande idealista e o mais consciente da contradição da expedição – “Nós somos o antídoto e o veneno”, diz. O caçula é Leonardo, vibrante e corajoso. No entanto, suas atitudes podem causar um preço alto para a aventura dos irmãos.

 

Numa viagem sem paralelo na história, com batalhas, 1.500 quilômetros de picadas abertas, 1.000 quilômetros de rios percorridos, 19 campos de pouso abertos, 43 vilas e cidades desbravadas e 14 tribos contatadas, além das mais de 200 crises de malária, os irmãos Villas Bôas conseguem fundar em 1961 o Parque Nacional do Xingu, um parque ecológico e reserva indígena que, na época, era o maior do mundo, do tamanho de um país como a Bélgica.

 

Na aventura, os Villas Bôas conseguem passar pelo território Xavante, de índios corajosos e guerreiros sem nenhuma baixa de ambos os lados. Em seguida, deparam-se com os Kalapalos, os famosos e temidos que teriam matado o explorador inglês Percy Fawcett. Mas, apesar de toda a apreensão e ao contrário do que imaginavam, os irmãos ficam amigos do grande chefe Izarari, e se encantaram com a cultura e os costumes locais. Não previam ainda que ali viveriam a primeira tragédia de suas vidas: um surto de gripe, trazido por eles mesmos, que quase dizima toda a aldeia.

Ao recontar a saga dos irmãos, Xingu apresenta a luta pela criação do parque e pela salvação de tribos inteiras que transformaram os Villas Bôas em heróis brasileiros, traçando diálogo com problemas crônicos do processo de formação brasileiro.

Venha participar desta grande homenagem a estes heróis brasileiros!

 

Informações:

Exibição do Filme Xingu no Parque Orlando Villas Bôas

Data: 21 de Outubro (domingo)

Horário: 15h

Classificação etária do filme: 12 anos

Endereço: Av. Embaixador Macedo Soares, número 8.000- Vila Leopoldina

(Marginal do Tietê sentido Rod. Ayrton Senna, entre a Ponte dos Remédios e a Ponte da Anhanguera)

Informações: 11- 36479939 ou pqvillasboas@gmail.com

Evento gratuito

 

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454