quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Arte em tempo real

Idéias Online – Arte Contemporânea e Cultura Digital

ARTE EM TEMPO REAL

A execução ao vivo de imagens, sons e dados, como no Live Cinema, é um dos caminhos que a arte performática está trilhando. Na medida em que propõe à platéia uma experiência compartilhada e única, a arte em tempo real pode ser vista como uma forma de resistência à cultura do entretenimento? Estas são questões que irão pautar o último debate da edição 2012 de Ideias Online, que acontece no dia 04 de dezembro, às 19h30, com a presença da apresentadora Marina Person e do multiartista Luiz Duva. Com mediação do jornalista e escritor Xico Sá, o debate acontece no Cinema, é gratuito e terá transmissão ao vivo pelo twitter @CCBB_SP.

Com o objetivo de refletir sobre a relação entre arte contemporânea e cultura digital, o projeto Ideias Online reuniu no Centro Cultural Banco do Brasil artistas e intelectuais como Bruna Lombardi, Cláudio Assis, Caco Ciocler, Daniel Ganjaman, Fábio Moon, Fabrício Carpinejar, Gabriel Bá, Grace Gianoukas, Ivana Bentes, Joca Reiners Terron, José Roberto Aguilar, Laerte, Luiz Fernando Ramos, Paulinho Serra, Tulipa Ruiz.

 


Marina Person é formada em Cinema, pela Eca/USP. Dirigiu o curta-metragem  Almoço Executivo (1996), que recebeu os prêmios de Melhor Direção nos Festivais de Cinema de Gramado e RioCine. Como atriz participou de Bens Confiscados, de Carlos Reichenbach, e O Casamento de Romeu e Julieta, de Bruno Barreto, entre outros. Em 2007 lançou Person, documentário que dirigiu sobre seu pai, Luiz Sérgio Person, diretor de São Paulo S/A e O Caso dos Irmãos Naves. Trabalhou durante dezoito anos na MTV Brasil, onde apresentou, dirigiu e fez reportagens para diversos programas entre eles o Cine MTV, MTV Movie Awards, Contato MTV e Meninas Veneno, programa de debates com temas femininos, que ganhou o prêmio APCA de Melhor Programa de Televisão em 2002. Protagonizou a primeira minissérie de ficção da emissora, Casal Neura. Em 2009, dirigiu a peça Ménage, com Domingas Person e Ivo Müller. Em 2011, começou a trabalhar na TV Cultura, onde apresentou o Cultura Retrô e, a partir de maio de 2012, o programa Metrópolis, aos domingos. Também apresenta, no Canal Brasil, O Papel da Vida. Atualmente trabalha em seu primeiro longa-metragem de ficção, A Vida Não é Filme.



Luiz Duvaé artista experimental no campo da videoarte, performance e novas mídias. Desenvolve desde o início dos anos 1990 narrativas pessoais em vídeo, bem como uma série de experiências com videoinstalações. Desde 2000, vem se dedicando ao live images, termo por ele cunhado para designar a manipulação de imagens e sons em tempo real em ambientes imersivos; à criação e apresentação de composições audiovisuais, de projetos de live cinema, e ao desenvolvimento de conteúdo para diferentes mídias: TV, internet e celular. Duva também é um dos criadores e o diretor artístico da Mostra Live Cinema, mostra de performances audiovisuais que acontece anualmente no Brasil desde 2007.
 Crédito das fotos: Divulgação

 

As senhas para o debate
Arte em Tempo Real devem ser retiradas com uma hora de antecedência, na bilheteria. O CCBB fica na Rua Álvares Penteado 112, tels.: 3113-3651 ou 3113-3652. Estacionamento conveniado: Estapar Estacionamentos (Rua da Consolação 228, Edifícos Zarvos) R$ 15,00 pelo período de 5 horas. É necessário carimbar o ticket na bilheteria do CCBB.



PARA ROTEIRO

Evento: Idéias Online – Arte Contemporânea e Cultura Digital

Patrocínio: Banco do Brasil

Realização: Centro Cultural Banco do Brasil

Idealização/Curadoria: Beatriz Carolina Gonçalves


Debate: Arte em Tempo Real

Data: 04.12.2012 – Terça-feira

Horário: 19h30

Debatedores: Luiz Duva e Marina PersonMediação: Xico Sá


Classificação indicativa: 12 anos

ENTRADA FRANCA - mediante retirada de senha, distribuída com uma hora de antecedência.


Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Álvares Penteado, 112 - Centro - São Paulo
(próximo às estações Sé e São Bento do Metrô)
Informações: (11) 3113-3651 / 3113-3652
bb.com.br/cultura e twitter.com/ccbb_sp
Acesso e facilidades para deficientes físicos // Ar-condicionado // Cafeteria Cafezal // Loja CCBB


Estacionamento conveniado:

Estapar Estacionamentos

Rua da Consolação, 228 (Edifícos Zarvos)

(R$ 15,00 pelo período de 5 horas. Necessário carimbar o ticket na bilheteria do CCBB).


Van faz o transporte gratuito até as proximidades do CCBB – embarque e desembarque na Rua da Consolação, 228 (Edifício Zarvos) e na XV de novembro, esquina com a Rua da Quitanda, a vinte metros da entrada do CCBB.

 

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454