quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

UFSCar e MEC lançarão versão sintetizada da Coleção História Geral da África


Edição em Língua Portuguesa foi traduzida pelo Núcleo de Estudos Afrobrasileiros, sob coordenação do professor Valter Silvério do Departamento de Sociologia da Universidade

Ontem, dia 17 de dezembro, foi publicado no Diário Oficial da União, na Seção 3, número 244, o Acordo de Licenciamento Gratuito para distribuição no Brasil e na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) da edição sintetizada da coleção História Geral da África em Língua Portuguesa. Com o Acordo, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) cede à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e ao Ministério da Educação (MEC) a licença gratuita e exclusiva para a síntese da versão em Língua Portuguesa da coleção em dois volumes: "Pré-História ao Século XVI" e "Século XVI ao Século XX".
Para cada volume da edição sintetizada, serão produzidos 65 mil exemplares em formato brochura e 15 mil unidades em capa dura e distribuídos às instituições educacionais de Cultura e Educação no Brasil e nos países da CPLP e para os Ministérios de Educação dos Países da América Latina e Caribe, em um prazo de cinco anos. Os exemplares estarão disponíveis nos sites da Unesco, em www.unesco.org, e do MEC, em http://portal.mec.gov.br.
A versão integral da Coleção História Geral da África é composta por oito volumes que abordam a pré-história, as civilizações antigas, os processos de colonização e o período contemporâneo do continente africano. A primeira publicação da obra "História Geral da África" aconteceu no final da década de 1980, com o original em Francês, e também foram editadas versões em em Inglês e Espanhol.
Em 2011, foi publicada a versão em Língua Portuguesa da Coleção com base na versão francesa. A tradução em Português foi desenvolvida pelo Núcleo de Estudos Afrobrasileiros (Neab) da UFSCar, sob coordenação do professor Valter Silvério, do Departamento de Sociologia da Universidade.
 

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454