segunda-feira, 3 de abril de 2017

Aplicativo auxilia alunos da UFScar a organizarem a rotina de estudos

 
Aplicativo UFSCar PLanner é voltado a alunos de graduação da UFSCar. Foto: Divulgação.


Projeto foi desenvolvido entre a Universidade e a Tokenlab, empresa criada por ex-estudantes

A partir deste primeiro semestre letivo de 2017, os alunos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) podem fazer uso de uma importante ferramenta tecnológica para organizar sua rotina na Universidade: o aplicativo UFSCar Planner. Desenvolvido em parceria entre o Laboratório de Inovação em Computação e Engenharia (Lince) da UFSCar e a Tokenlab, empresa criada por ex-estudantes da Instituição, o objetivo específico é prover funcionalidades que possam contribuir com a vida dos alunos de graduação da UFSCar, principalmente no planejamento de suas atividades semanais.

O Lince, coordenado por Cesar Augusto Camillo Teixeira, docente do Departamento de Computação (DC), tem como princípio promover a sinergia entre o trabalho acadêmico e a inovação tecnológica. Entre as estratégias adotadas pelo Laboratório está o estímulo ao empreendedorismo entre os estudantes. Nesse sentido, "em 2016, a Tokenlab nos propôs uma parceria universidade-empresa visando, principalmente, à formação de pessoal e ao desenvolvimento conjunto de atividades de caráter social. Com a colaboração e o aval da Secretaria Geral de Informática (SIn) da UFSCar, que se dispôs a liberar dados importantes para alimentar o aplicativo, decidimos envolver estudantes no desenvolvimento de uma ferramenta que pudesse contribuir com informações básicas aos alunos de graduação. Daí surgiu o app UFSCar Planner", relata Teixeira, que ficou responsável pela coordenação operacional do projeto. Para Tiago Caminha Gaspar, CEO da Tokenlab, na prática, o trabalho conjunto "é uma forma de retribuir para a universidade e sociedade o apoio que tivemos na nossa formação como alunos".

O aplicativo oferece os seguintes serviços: acesso ao deferimento do graduando, com visualização simples de um plano com seu horário de aulas, atividades e identificação do local em que serão realizadas; facilidade para incluir outras atividades em seu plano semanal, além das oficialmente providas pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga-UFSCar); cardápio do restaurante universitário, com notificações automáticas; mapa de localização de unidades e setores da UFSCar; e acesso para ouvir a Rádio UFSCar. 

Para Guilherme Bublitz Soares, aluno do curso de Engenharia Civil e usuário do UFSCar Planner, o aplicativo é muito bom e útil. "Adorei a novidade de 'puxar' a grade do Siga", destaca o estudante. 

Segundo Teixeira, diversos outros serviços podem ser integrados futuramente no aplicativo: acompanhamento imediato de faltas; comunicação instantânea com docentes, grupos de trabalho, Divisão de Gestão e Registro Acadêmico (DiGRA) e com outros setores da UFSCar; consulta a notas parciais ou finais; consultas à Biblioteca Comunitária; integração com redes sociais etc. Outra ideia é construir também versões específicas para professores, técnico-administrativos e alunos de pós-graduação, além de versões para outros sistemas operacionais, já que atualmente ele pode ser acessado somente no Android.

O projeto teve a participação de seis alunos da Engenharia de Computação e Ciência da Computação da UFSCar, que receberam orientações técnicas semanais de diversos profissionais da TokenLab. Uma designer da TokenLab contribuiu com os trabalhos de interação e interface gráfica. "Todos iniciamos o projeto sem qualquer conhecimento em desenvolvimento para dispositivos móveis. Tínhamos como bagagem apenas conceitos básicos da computação e conhecimento de programação. A dificuldade foi grande. Tivemos que conciliar a graduação ao aprendizado do uso prático de métodos ágeis para o desenvolvimento e a criação de funcionalidades para o aplicativo e, neste ponto, tivemos muita ajuda da empresa Tokenlab", afirmou Ruan Willer, aluno do curso de Ciência da Computação. Além dele, também integraram o projeto os discentes Ana Lucia Cardoso, Carlos Augusto Santo Andréa Junior, Daniel William de Souza Cunha, Felipe José Bento e Mateus Barros. "Os alunos que trabalharam no projeto ajudaram a conceber, desenvolver e lançar o produto. Eles estão de parabéns pelo resultado e pela dedicação", descreveu Gaspar, da Tokenlab, que vê boas perspectivas quanto ao futuro da parceria com o Laboratório da UFSCar. "A nossa visão é aproveitar o talento dos alunos, combinado com a estrutura e know-how do laboratório Lince, apoiado pela Tokenlab, para gerar iniciativas concretas", conclui.
O link para o aplicativo está disponível em www.ufscar.br.

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454