terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

Capacitação em Fruticultura Tropical: sistema de produção do mamão é o tema da próxima edição

 


O mamão é o assunto da próxima edição do evento Capacitação em Fruticultura Tropical. O treinamento on line ocorre na terça-feira (1°) e a palestra técnica sobre sistema de produção do mamão no Cerrado será conduzida pelo pesquisador Nilton Junqueira, da Embrapa Cerrados. A transmissão pode ser acompanhada pelo canal da Embrapa no Youtube e pela página da Embrapa Cerrados no Facebook, a partir das 9h.

O mamão é atualmente a 5° fruta mais consumida no Brasil, ficando atrás da banana, laranja, melancia e maçã. Na ocasião, o pesquisador fará um breve relato sobre o cultivo do mamão no Cerrado, mostrando os pontos fortes e fracos, e irá sugerir um sistema de produção da fruta para o Distrito Federal e Entorno. A expectativa dos organizadores com o curso é contribuir para aumentar a taxa de adoção das tecn segunda foi Citros: do plantio à colheita, ministrada pelo pesquisador Eduardo Girardi, da Embrapa Mandioca e Fruticultura em 29 de junho. 

Mercado e a comercialização de frutas frescas e processadas foi apresentado por Ana Maria Costa, pesquisadora da Embrapa Cerrados, no dia 13 de julho. A quarta palestra foi realizada no dia 27 de julho com o pesquisador João Dimas Maia, da Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves, RS), que falou sobre Uvas de mesa: cultivares, sistemas de produção e mercado

No dia 10 de agosto, foi abordado o tema Uvas para vinho e suco: mercado, agregação de valor e perspectivas pelo pesquisador Giuliano Pereira, da Embrapa Uva e Vinho. No dia 20 de agosto, o pesquisador Luís Eduardo Corrêa Antunes, da Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS), apresentou conteúdos sobre Frutas vermelhas: sistema de produção de morango, mirtilo e amora-preta.

O tema no dia 8 de setembro foi Fruteiras temperadas: sistema de produção em ambiente tropical, com o pesquisador Paulo Lopes, da Embrapa Semiárido. No dia 21, o pesquisador Raul Rosa, da Embrapa Agrobiologia (Seropédica, RJ), palestrou sobre Cultivo orgânico: sistemas de produção na fruticultura.

No dia 5 de outubro, o tema tratado foi Fruteiras Nativas: propagação e domesticação, com o pesquisador Ailton Pereira, da Embrapa Cerrados. No dia 26, o tema foi Banana: cultivares sistemas de produção e mercado, com o pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Edson Perito Amorim. O pesquisador Tadeu Graciolli abordou, no dia 3 de novembro, o Cultivo comercial do abacate.

No dia 16, o assunto foi Goiaba: instruções técnicas para o cultivo comercial tema também abordado pelo pesquisador da Embrapa Cerrados. A última palestra de 2021 tratou da Pitaya: melhoramento genético e sistemas de produção e ficou a cargo do pesquisador Fábio Faleiro. Já a manga foi o tema da primeira palestra de 2022. O tema Instruções técnicas para o cultivo comercial da manga foi tratado pelo pesquisador Tadeu Graciolli.

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454