Contra as alterações do código florestal
Vige em nosso sistema legal a Lei n° 4.771 de 15 de Setembro de 1965, mais conhecida como código florestal. Mesmo com esse avançado arcabouço jurídico de proteção ambiental nosso Estado, bem como a Amazônia, tem apresentado autos índices de desmatamento. Segundo dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) no ano passado, só no Pará, em dois meses foi devastado 220 km² de vegetação, o equivalente a 32 mil campos de futebol. A maior responsabilidade desse indicador não é novidade! A degradação ambiental e seus impactos sociais advém do nosso histórico modelo de desenvolvimento às avessas que incentiva a expansão de áreas de pastagem para pecuária e plantações para o monocultivo, favorecendo portando o crescimento do agronegócio. Para conter essa exploração indiscriminada felizmente foi estabelecido um decreto nacional para que houvesse a regularização e responsabilização dos proprietários ou possuidores de imóveis rurais que não houvessem averbado sua reserva legal. Este prazo foi estendido pelo Decreto 7029/09 para junho de 2011. Como os latifundiários não têm o que averbar retomaram em nosso país o célere processo de alteração de nosso código florestal, pelo qual diminui a necessidade de reserva legal e restringe ainda mais as áreas de proteção permanente, entre outras mudanças contestáveis cientificamente pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Se a própria legislação em vigor, apesar de todo avanço, já não é suficiente para conter o desafio de preservar nossas florestas e a qualidade de vida de nosso povo, como será o cenário com uma norma de contensão ainda mais frouxa? Por esses questionamentos e a constatação de um retrocesso sócio-ambiental, é que nos posicionamos contra projetos de lei que visam flexibilizar a sanção de criminosos que tem devastado nosso território e seqüestrado o desenvolvimento de nossa gente que alimenta valores e culturas condizentes com um projeto de vida. Acreditamos que cuidar de nossa riqueza e de nosso bioma é prevenir violação aos direitos humanos, afinal de contas não há floresta em pé se não temos povo resistindo. Não há cidade e campo sustentável se forem cumpridas as mínimas obrigações já postas para o estabelecimento do Estado Democrático. O Brasil não pode continuar sustentando internacionalmente uma aparente posição de País que se preocupa com o meio ambiente e internamente incentiva práticas predatórias como o avanço da pecuária e agronegócio de forma ostensiva, permitindo ainda o desmonte do frágil arcabouço legal de defesa de nossas florestas e de seus povos. Por todo o exposto, as entidades e pessoas abaixo assinadas requerem do parlamento brasileiro a rejeição das proposta de alteração do código florestal, conforme proposta do relator do projeto e bancada ruralista do congresso nacional.
Belém, 26 de Abril de 2011
Entidades assinantes: FAOR- Fórum da Amazônia Oriental SDDH: Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos REJUMA - Rede de Juventudes e Meio Ambiente APA-TO - Alternativa dos Pequenos Agricultores de Tocantins APACC - Associação Paraense de Apoio às Comunidades Carentes ABO - Associação Brasileira dos Órgãos AOMT BAM - Associação das Organizações das Mulheres Trabalhadoras do Baixo Amazonas AART -AP - Associação de Artesãos do Estado do Amapá ACANH - Associação de Comunicação Alternativa Novo Horizonte ADCP - Associação de Divisão Comunitária e Popular AGLTS - Associação de gays, lésbicas e transgêneros de Santana AMQCSTA - Associação de Moradores Quilombolas da Comunidade de São Tomé do Aporema AMAP - Associação de Mulheres do Abacate da Pedreira AMVQC - Associação de Mulheres Mãe Venina do Quilombo do Curiaú APREMA - Associação de Proteção ao Riacho Estrela e Meio Ambiente AEM - Associação Educacional Mariá ASSEMA - Associação em Áreas de Assentamento no Estado do Maranhão APACC - Associação Paraense de Apoio às Comunidades Carentes ACUMNAGRA - Associação Sóciocultural de Umbanda e Mina Nagô AMB - Articulação de Mulheres Brasileiras Articulação de Mulheres do Amapá Articulação de Mulheres Brasileiras. ANE-L Pai d'égua - Assembléia Nacional dos Estudantes Livres - Estadual Pará ANE-L Santarém - Assembléia Nacional dos Estudantes Livres AMA/AMAPA - Articulação de Mulheres do Amapá AMB/COMITE POLITICO NACIONAL - Articulação de Mulheres Brasileiras TIJUPÁ - Associação Agroecológica Tijupá Encanto - Casa Oito de Março - Organização Feminista do Tocantins CEDENPA - Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará Centro Ecológico / RS CENTRO TIPITI - Centro de Treinamento e Tecnologia Alternativa Tipiti CPCVN - Centro Pedagógico e Cultural da Vila Nova CPDC - CENTRO POPULAR PELO DIREITO A CIDADE. CJ-PA - Coletivo Jovem de meio Ambiente do Pará CPT - Comissão Pastoral da Terra COMSAÚDE - Comunidade de saúde, desenvolvimento e educação CONAM - Confederação Nacional das Associações de Moradores CIMI - Conselho Indigenista Missionário Regional N II COMITÊ DOROTHY COMTRABB - Cooperativa de Mulheres Trabalhadoras da Bacia do Bacanga COOPTER - Cooperativa de Trabalho, Assistência Técnica, Prestação de Serviço e Extensão Rural Comissão Permanente de Saúde e Meio Ambiente de Bacabal – MA CIEA BRASIL FAMCOS - Federação das Associações de Moradores e Organizações Comunitárias de Santarém FECAP - Federação das Entidades Comunitárias do Estado do Amapá FECARUMINA - Federação de Cultos Afroreligiosos de Umbanda e Mina Nagô FASE - FEDERAÇÃO DE ÓRGÃOS PARA ASSISTÊNCIA SOCIAL E EDUCACIONAL – Programa Amazônia FETAGRI-PA - Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Pará FMS BR163 - Fórum dos Movimentos Sociais da Br 163 Pa FEES/MA - Fórum de Economia Solidária do Maranhão FMSAN - Fórum Maranhense de Segurança Alimentar e Nutricional Fórum Permanente de Cidadania de Colinas - MA GHATA - Grupo das Homossexuais Thildes do Amapá GMB - Grupo de Mulheres Brasileiras GT Racismo Ambiental, da Rede Brasileira de Justiça Ambiental ISAHC - Instituto de Desenvolvimento Social e Apoio aos Direitos Humanos Caratateua IMENA - Instituto de Mulheres Negras do Amapá ISSAR - Instituto Saber ser Amazônia Ribeirinha Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC) SNDdeN - IRMÃS DE NOTRE DAME DE NAMUR MMM - AP - Marcha Mundial das Mulheres MSTU - MOVIMENTO DOS TRABALHADORES SEM TETO URBANO MMIB - MOVIMENTO DE MULHERES DAS ILHAS DE BELÉM MOEMA - MOVIMENTO DE MULHERES EMPREENDEDORAS DA AMAZONIA MOPROM - MOVIMENTO DE PROMOÇÃO DA MULHER MRE - MOVIMENTO REPÚBLICA DE EMAÚS Mulheres de Axé - Mulheres de Axé Movimento articulado de Mulheres da Amazônia - MAMA RECID/PA Rede de Educação Cidadã RBJA – Rede Brasileira de Justiça Ambiental REGEAMA - Rede de Gestão Ambiental do Maranhão SINDOMESTICA - Sindicato das Empregadas Domésticas do Estado do Amapá STTR/STM - Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém SINDNAPI - AP - Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical STTR MA - Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais SDDH - Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos UFCG - União Folclórica de Campina Grande UNIPOP - Instituto Universidade Popular
Marquinho Mota Pai da Iamã, da Anuã, do Iroy e da Luna.Assessoria de Comunicação - Rede FAOR faor.comunicacao@faor.org.br www.faor.org.br www.xinguvivo.org www.xingu-vivo.blogspot.com (91) 3261 4334/87144416/81389805/91110439 Assessoria à Rádios Comunitárias Viva os Nossos Rios, Vivos e sem Barragens!!! |
segunda-feira, 2 de maio de 2011
Fórum da Amazônia Oriental, lança nota contra as mudanças no Código Florestal Brasileiro
Cedem/Unesp promove oficina cultural gratuita: Corporeidade Poética Afrobrasileira - 12/05/2011
Corporeidade Poética: Transcendendo o Corpo Partindo da Ancestralidade Africana
Vivência Lúdica e Cultural no Cedem/Unesp: 12/05/2011
Sons. Ritmos. Batuques. Poemas. Versos. Frases. Corpos. Corporeidades. Gestos. Ancestralidades. O contra-saber não é um saber contra, mas sim um saber que se constrói na contra mão daquilo que é considerado como norma. Refletir o poema, o som, o corpo e o gesto dentro da Pedagogia da Ancestralidade, é enxergar novas formas de se construir saberes e conhecimentos diversos. Aos interessados, a roupa, própria para o movimento, será fundamental nesse dia, assim como uma toalha. O conhecimento que visa ser de corpo inteiro é ato de convivência. É revolucionário porque se afirma no encontro poético com a sua e a minha natureza. Venha preparado para doar seu corpo e sua energia.
Palestrante
- Kiusam de Oliveira: Escritora, autora do livro Omo-Oba: Histórias de Princesas (Mazza Edições), recomendado pela FNLIJ/2010 e selecionado pelo PNBE/2010. Arte-educadora, bailarina e coreógrafa. Professora. Doutora em Educação e Mestre em Psicologia pela USP. Pedagoga especialista em Deficiência Mental e Orientação Educacional. Assessora na Secretaria de Cultura de Diadema/SP. Especialista nas temáticas de gênero, raça, identidades negras, corporeidade afrobrasileira, candomblé de ketu e educação. Diretora do Programa de Rádio Povinho de Ketu. Site: www.kiusam.com.br
Arte-Educadores (as) e Especialistas Convidados (as)
- José Geraldo Neres: Poeta, roteirista, dramaturgo e produtor cultural. Autor dos livros de poesia: Pássaros de Papel (Dulcinéia Catadora, 2007), Outros Silêncios, Prêmio ProAC da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo 2008, (Escrituras Editora, 2009). Seu livro Olhos de Barro recebeu menção especial na 3ª edição do Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura (ficção - 2010). Blog: http://neres-outrossilencios.blogspot.com
- Edleuza Ferreira da Silva: Licenciada em Língua Portuguesa. Doutora em Educação. Monitora do Núcleo da Palavra do Laboratório Experimental de Arte-Educação & Cultura da Faculdade-Lab_Arte de Educação da USP e instrutora da Escola de Formação do Servidor da Prefeitura da Cidade de São Paulo. Especialista em orientação de leitura e redação para disléxicos e pessoas com déficit de atenção e estrangeiros. Revisora. E-mail: edleuzaferreira@terra.com.br
- Radi Oliveira: Pedagoga, arte-educadora, poetiza, produtora cultural, coordenadora de projetos culturais do Centro Educacional Unificado – CEU Alvarenga. E-mail: radi_oliveira@yahoo.com.br
Percussionistas
- Patrícia Vianna: Arte-educadora graduada em linguagens da arte e pós-graduada em arte-educação. Musicista especialista em percussão brasileira. E-mail: patibatuca@hotmail.com
- Ogan Robson: Ogan e percussionista do Grupo Omo-Ilú. Instrutor de capoeira. E-mail: Robson-barreto@ig.com.br
Mediador
- Oscar D´Ambrósio: Mestre em Artes – UNESP/Campus São Paulo, Crítico de Arte, Escritor, Jornalista e Coordenador de Imprensa/Reitoria da UNESP. E-mail: odambros@reitoria.unesp.br
PARTICIPE E CONVIDE OS SEUS AMIGOS!
Inscrições gratuitas c/ Sandra Santos pelo e-mail: ssantos@cedem.unesp.br
Data e horário: 12 de maio de 2011 (quinta-feira) às 18h30
Local: CEDEM-Praça da Sé, 108 – auditório no 7º andar (metrô Sé)
(11) 3105 - 9903 - www.cedem.unesp.br
CASA DAS ROSAS - Programação de maio/junho
A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Programação MAIO / JUNHO
PROESIA
As fronteiras entre prosa e poesia nunca foram tão tênues quanto no século XX. Grandes artistas do início do século, como o romancista/poeta James Joyce ou a poeta/romancista Gertrude Stein, levaram ao extremo a experimentação poética inserida na narrativa.
No Brasil, as ousadias formais dos romances de Oswald de Andrade ou do Macunaíma, de Mário de Andrade, acrescidas da inventividade linguística e narrativa de Guimarães Rosa, ecoam fortemente na produção dos criadores da prosa mais ousada da segunda metade do século, como Paulo Leminski, José Agrippino, o cineasta Glauber Rocha ou Haroldo de Campos.
Sobre a prosa de Haroldo, Caetano Veloso criou o termo que batiza nossa programação este bimestre: PROESIA, proeza de misturar poesia e prosa. Proeza cujo grande patrono é nosso homenageado do Bloomsday, em 16 de junho, quando se celebra, no mundo todo, a data da viagem de Leopold Bloom por Dublin, em 1904, no romance Ulysses, de James Joyce.
EVENTOS ESPECIAIS
HOMENAGEM AO ANO DA AFRODESCENDÊNCIA
Os estudos cabo-verdianos de literatura no Brasil: um marco nos estudos africanos
Com Simone Caputo Gomes.
Sexta-feira, 6 de maio, 19h30.
A palestra traçará o histórico da área de Estudos Cabo-Verdianos de Literatura, dos anos 1970 até hoje, abordará o papel da universidade brasileira na impulsão da pesquisa do tema no panorama mundial, além de tratar da literatura e cultura cabo-verdianas.
A questão do preconceito na literatura infantojuvenil africana
Com Antonio Silvio Sampaio Dória.
Sexta-feira, 3 de junho, 19h30.
Na literatura infantojuvenil, a questão do preconceito se apresenta de diversas maneiras, às quais o leitor precisa estar atento para que possa interpretá-las de modo a agregar conhecimento.
VIRADA SUSTENTÁVEL
Domingo, 5 de junho, 10h às 17h.
Evento cultural que reúne atrações e atividades ligadas ao tema da sustentabilidade e ocupa diversos parques e espaços culturais da cidade.
Mais informações em: www.casadasrosas-sp.org.br.
GLBT
A palavra homossexual na poesia brasileira: registro e esquecimento
Quarta-feira, 22 de junho, 19h30.
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CURSOS
Inscrições na recepção da Casa das Rosas, de terça-feira a domingo, das 10h às 18h. Documentação necessária: uma foto 3x4; xerox do RG; xerox do comprovante de residência. Com entrega de certificado (mínimo de 70% de frequência).
Vagas: 30.
Taxa: R$ 10,00.
JAMES JOYCE – UM BREVE ITINERÁRIO DE LEITURA
Com Marcelo Tápia.
Quintas-feiras, 5, 12, 19 e 26 de maio, 19h30.
O objetivo é fornecer indicações para aqueles que desejam introduzir-se na leitura da obra de Joyce. Serão abordados especialmente os livros Ulysses e Finnegans wake.
POETAS E PROSADORES – A PRÁTICA DO TEXTO (Módulo II)
Com Ana Rüsche e Andréa Catrópa.
Terças-feiras, 10, 17, 24, 31 de maio, 7, 14, 21 e 28 de junho, 19h30.
Curso de formação continuada: será dada preferência aos alunos inscritos no primeiro módulo.
O objetivo do curso é, por meio de debates, leituras e exercícios de composição, auxiliar na construção do olhar crítico e da reflexão sobre o ato de escrever.
ESCREVIVENDO
A desconstrução do fantástico em narrativas de José J. Veiga
Com Nedilson César.
Sábados, 14, 21, 28 de maio, 4, 11 e 18 de junho, 10h.
Este módulo da oficina de escrita e leitura será baseado em contos de José J. Veiga, como: "Os cavalinhos de Platiplanto", "A espingarda do rei da Síria" e "A máquina extraviada".
RIVERÃO SUSSUARANA – Uma introdução à prosa inventiva do cineasta Glauber Rocha
Com Donny Correa.
Sábados, 4 e 11 de junho, 14h.
O curso, de caráter introdutório, irá abordar a prosa de invenção de Glauber Rocha, nunca devidamente estudada pela crítica literária.
(RE)LENDO MACUNAÍMA, O HERÓI SEM NENHUM CARÁTER
Com Susana Ventura.
Terças-feiras, 7, 14, 21 e 28 de junho, 19h30.
A proposta é a (re)leitura coletiva e a observação das adaptações para outras mídias (cinema, trilha sonora) de um clássico da literatura brasileira, Macunaíma, o herói sem nenhum caráter, de Mário de Andrade.
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PALESTRA
OS MITOS DE JOSÉ AGRIPPINO DE PAULA
Com Ademir Assunção.
Quinta-feira, 12 de maio, 19h30.
A linguagem anárquica, inventiva e cinematográfica de José Agrippino de Paula, nos livros PanAmérica e Lugar Público: o não-lugar de duas epopeias contemporâneas, nas quais os mitos antigos são re-vestidos com as roupas de estrelas do cinema, astros do mundo pop e celebridades do esporte, porém, de maneira crítica, irônica e picaresca.
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ESPETÁCULOS
PISTILO
Realização: Associação Desvio e Coletivo de Artistas Intermitente Abismo de Sonhos.
Com Robson Ferraz e Edson Calheiros.
Quinta, sexta-feira e sábado, 23, 24 e 25 de junho, 20h.
Entrada franca: ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência, na recepção da Casa das Rosas.
Capacidade: 25 lugares.
Censura: 16 anos.
Espetáculo que une as linguagens da dança contemporânea e das artes visuais para abordar os relacionamentos dentro do universo homoerótico masculino. Ao final de cada apresentação, haverá bate-papo com o público presente.
KINEMA
Com Grupo Sensus.
Sextas-feiras, 6, 13, 20, 27 de maio, 3, 10, 17 de junho e 1 de julho, 19h às 21h45.
Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia).
Movimento é ação, aprendizado, mudança, representação e reestruturação. Kinema foi desenvolvido para que o público perceba a magnitude da importância de se mover em direção às coisas. E contra elas também.
Mais informações no site: www.casadasrosas-sp.org.br.
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DEBATE
O HOMOEROTISMO COMO TEMA DE PROPOSTAS ARTÍSTICAS
Com Christian Petermann, Wilton Garcia, Robson Ferraz, Edson Calheiros e Priscilla Davanzo.
Sábado, 25 de junho, 17h30.
Debate com a presença do jornalista e crítico de cinema Christian Petermann e do pesquisador e artista multimídia Wilton Garcia, além dos criadores de Pistilo: os intérpretes-criadores Robson Ferraz e Edson Calheiros, e a artista multimídia Priscilla Davanzo.
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MÚSICA
LOS IMPOSSIBLES
Com Alexandre Ribeiro de Oliveira, Anderson de Lima, Diogo Rodrigues e Guilherme de Camargo.
Domingo, 8 de maio, 16h.
O grupo executa, através de instrumentos de época e modernos, músicas do repertório renascentista e barroco com arranjos inéditos que mesclam elementos de linguagens mais atuais. Apresenta, assim, novas sonoridades advindas da mistura dos diferentes instrumentos de cordas dedilhadas.
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EXPOSIÇÃO
UM PEDAÇO
De Sylvia Diez.
De 27 de abril a 27 de maio.
Com duas séries de autorretratos, a mostra capta a aura dos sentimentos de Sylvia Diez e convida o público para um momento de pausa e reflexão sobre aquilo que nos prende e qual o desejo que nos liberta.
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SARAUS
CHAMA POÉTICA
Direção: Fernanda de Almeida Prado.
Domingos, 15 de maio e 12 de junho, 17h.
15 de maio – O sertão na canção
Artistas convidados: Joana Garfunkel, Jean Garfunkel e Natan Marques.
Homenagem ao escritor Guimarães Rosas, é uma viagem pelo universo roseano através dos atalhos da oralidade e da canção brasileira, traços essenciais de nossa identidade cultural.
12 de junho – Xadrez de estrelas
Artistas convidados: Lula Barbosa, Maria Eugenia e Xande Mello.
Serão homenageados grandes poetas da língua portuguesa, como Fernando Pessoa, Sophia de Mello Breyner Andersen, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Murilo Mendes e João Cabral de Melo Neto.
SARAU DA CASA
Sábados, 21 de maio e 11 de junho, 20h.
Sarau aberto à participação do público, que terá a oportunidade de apresentar seus poemas. A cada encontro, o Sarau da Casa recebe dois poetas contemporâneos, que são entrevistados pelos apresentadores do evento e fazem leitura de seus poemas.
21 de maio
Convidados: Ruy Proença e Rubens Jardim.
Música: Sweet 12 boulevard.
11 de junho
Convidados: Carlos Felipe Moisés e Berimba.
Músicos: Fábio Golfetti e Fernando Cardoso.
QUINTA POÉTICA
Quintas-feiras, 26 de maio e 30 de junho, 19h.
Um grande encontro dos amantes da boa poesia, com a presença de poetas consagrados e novos talentos que têm a oportunidade de apresentar seu trabalho por meio de intervenções artísticas das mais diferentes expressões.
SARAU POETAS DA CASA DAS ROSAS
Curadoria: Maria Alice de Vasconcelos.
Domingos, 29 de maio e 19 de junho, 17h.
Sarau mensal com poetas que fazem cursos regulares ou eventuais na Casa das Rosas.
29 de maio
Os poetas da Casa das Rosas farão uma homenagem ao escritor Guimarães Rosa, interpretando, na primeira parte, poemas e prosa poética do autor. Com participação musical de Ozias Stafuzza e Rafael Bueno.
19 de junho
O tema é a "afrodescendência", com leitura de poemas a ele relacionados. Participação musical de Margareth Magli, Luiz Magli e Tiago Lisboa.
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BIBLIOTECA CIRCULANTE
A Biblioteca Circulante, especializada em literatura e poesia, é um local de livre acesso no qual os leitores inscritos podem retirar até dois livros por vez, com direito à renovação, desde que não haja reserva ou dano ao material emprestado.
Cadastro de usuários
Documentos necessários: documento de identidade (cópia e original); comprovante de residência (cópia e original); uma foto 3x4. Matriculados nos cursos oferecidos pela Casa das Rosas estão automaticamente cadastrados na Biblioteca Circulante. Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira, 10h às 21h; sábados e domingos, 10h às 18h.
EXPOSIÇÃO PERMANENTE
Visite a exposição dos móveis e objetos do escritório do poeta Haroldo de Campos e assista à exposição virtual com exemplares de seu acervo.
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EDUCATIVO
MOSTRA DE HISTÓRIAS: LEMBRANÇAS DE MENINO
Venha ser outra pessoa, ouvir as histórias que voam, sonhar com as passadas primaveras e sentir a alegria de ser menino.
A primavera da lagarta
Com Cia. Artesanal Contação de Histórias.
Domingos, 10 de abril e 15 de maio, 15h.
Trabalho de linguagem pautada na exploração das potencialidades do corpo e o que podemos inventar com ele. São três histórias: "A primavera da lagarta", "Joanita, não grita" e "Alberto e o seu sonho de voar".
Nas beiradas do rio
Com Contos em Cantos.
Domingo, 22 de maio, 15h.
Histórias, lendas e contos resgatados pela pesquisa da companhia Contos em Cantos nas comunidades ribeirinhas próximas a Manaus e Belém.
Peraltagens de Pedro
Com Contos em Cantos.
Domingo, 29 de maio, 15h.
Divertidas histórias vivenciadas por diferentes Pedros. Histórias que foram vividas ou escritas por Pedro Bandeira.
A operação do tio Onofre
Com Gilberto Ventura.
Domingos, 12 e 26 de junho, 15h.
Talita gostava de chamar os objetos de sua casa com nomes de pessoas que rimassem com os nomes deles. Certo dia, sua família passou por uma situação difícil e foi salva pelas... rimas de Talita!
LEITURA DRAMÁTICA
Cinderela
Com Liticia Orellana, Gustavo Lázaro, Eber Rodrigues, Deborah Zanette, Carlos Jordão, Jean Dim e Sarah Lopes.
Domingo, 19 de junho, 15h.
Não é só a Cinderela que perde algo no baile do príncipe, a Fada Madrinha (apaixonada pelo rei) perde seu brinco. Assim, pai e filho, Monarca e Príncipe, buscam seus pares amorosos para "viverem felizes para sempre".
CURSO
Franja do mar
Com Cibele Barzagui.
Sábados, 2, 9, 23, 30 de abril, 7, 14, 21, 28 de maio e 4 de junho, 14h.
Esta oficina, cujo ponto de partida é o roteiro da minissérie Hoje é Dia de Maria, propõe tecer sonhos e desejos em forma de bonecas, cada uma com sua característica mais marcante e com seus sonhos mais vibrantes.
OFICINA
O conto de fadas através do jogo: Perrault, Irmãos Grimm e Andersen
Com Anna Flora Coelho.
Sábados, 7, 14, 21, 28 de maio, 4 e 11 de junho, 10h.
O objetivo é integrar três eixos: leitura e análise estética dos contos de fadas, panorama histórico da época dos autores e criação, pelos participantes, de jogos e atividades a partir das leituras dos contos.
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CASA GUILHERME DE ALMEIDA NA CASA DAS ROSAS
COMEMORAÇÕES DO BLOOMSDAY 2011
Organização: Casa Guilherme de Almeida e Casa das Rosas.
Coordenação: Ivan de Campos e Marcelo Tápia.
Sábado, 11 de junho, 14h às 17h.
Desde 1988, realiza-se em São Paulo o Bloomsday – evento internacional que celebra a obra do escritor irlandês James Joyce. A 24ª edição será nos dias 11 e 16 de junho, na Casa Guilherme de Almeida e na Casa das Rosas, além do lugar tradicional de sua realização, o Finnegan's Pub.
SERVIÇO
Casa das Rosas (programação maio/junho)
Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – próximo à Estação Brigadeiro do Metrô
Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 10h às 22h
Domingos e feriados: das 10h às 18h
Convênio com o estacionamento Patropi: Alameda Santos, 74
Tel.: (11) 3285-6986 / (11) 3288-9447
Site: www.casadasrosas-sp.org.br
Twitter: www.twitter.com/casadasrosas
Cavani Rosas abre exposição Individual em São Paulo
Cavani Rosas abre exposição Individual em São Paulo
Artista explora quase todas as áreas do desenho e, sem ajuda de computadores, compõe seus bicos de pena com o detalhismo de quem
desfaz uma montanha com uma agulha
Cavani Rosas, um dos mais detalhistas artistas plásticos brasileiros, com 40 anos de carreira, abre a exposição individual "Desenho Mágico", no dia 03 de maio, no Espaço Galeria 3058A, em São Paulo. Sem usar computador ou qualquer outro recurso digital, Cavani se destaca por minuciosos trabalhos em bico de pena. Segundo o escritor Bráulio Tavares, o artista constrói um mundo de grão em grão e, com fervor pontilhista, "desfaz uma montanha com se estivesse usando apenas uma agulha". Nesta mostra estarão expostas a sua iconografia, seus quadros orgânico-abstratos e desenhos classificados pelo autor como misteriosos.
Ainda de acordo com Bráulio, Cavani Rosas sempre deu uma duplicidade perturbadora aos seres que engendra: o mágico ao lado do científico e o vislumbre onírico trazido à tona da mente com o rigor anatômico de quem já dissecou cadáveres por mero hobby. As criaturas podem ser inverossímeis, mas sua concretude física desafiaria as objeções de uma banca examinadora.
Nesta exposição, temos o naturalismo fotográfico na reprodução dos exteriores, que parecem fotos captadas num daguerreótipo primitivo, e ampliadas até que seus grãos começam a se esgarçar. "À primeira vista, um mero exercício de transposição, aliado ao interesse documental de registrar a arquitetura, a fisionomia urbana, as rugas da História impondo-se na paisagem através do lento escoar das gerações", observa o escritor.
Ao lado dessa realidade quase fotográfica, o elemento fantástico, no entanto, se está ausente dos desenhos, emerge com todo vigor nas esculturas a que Cavani vem se dedicando nestes últimos anos. Caboclos coroados, golems feitos de algas, índios guerreiros com cocares vivos, criaturas híbridas de vegetal, animal e humano, parecem ter-se despregado da superfície bidimensional dos desenhos para invadir o mundo em três dimensões de onde os contemplamos. Além de desenhos de bares paulistanos em que até os rótulos das garrafas são visíveis à lupa.
Nesse espaço, os desenhos estão quase desertos, quase desabitados, mas o espaço físico vê-se tomado por criaturas que parecem personagens de William Blake evadindo-se de um desenho de Rugendas, ou seres lovecraftianos esvoaçando sobre uma paisagem de Frans Post. "O desenho em bico de pena é um arte que está quase desaparecendo", afirma o artista. "Alguns tipos de papel e canetas especiais têm que ser compradas no exterior, pois praticamente sumiram do mercado brasileiro".
Pernambucano radicado em São Paulo há três décadas, Cavani não é só um artista de galerias. Ao longo de muitos anos, foi colaborador de publicações como a Folha de S. Paulo, Leia Livros, Jornal Versus, Masao Ono, Editora Globo, entre muitas outras. Cavani também faz ilustrações cientificas de anatomia animal e humana. Trabalhou para a FAPESP ilustrando livros sobre gastrocirurgias e, no Instituto de Biociência da USP e no Instituto Butantã, fez desenhos para várias teses. Trabalhou e trabalha para inúmeros escritórios de arquitetura como desenhista e faz histórias em quadrinhos próprios e de outros autores.
No momento está produzindo ilustrações para um filme e um desenho animado.
Na abertura da exposição estarão à venda 50 exemplares do bico de pena "Botequim do Hugo".
SERVIÇO
Exposição "Desenho Mágico"
Local: Espaço Galeria 3058A
Endereço: Rua da Consolação, 358 - Jardins
Coquetel de Abertura: dia 3 de maio de 2011
Horário: das 19h às 23h
Show de lançamento do CD Behind The Truth
Além da apresentação das 12 faixas autorais do CD dos Cleaners, a noite contará com discotecagem do DJ Cesinha & Rockscene e do coletivo Vira Cinco Acaba Dez.
Serviço
Show de estréia do CD Behind The Truth, da banda The Cleaners
Data e hora: Dia 7/5/2011 das 22h30 às 4h
Ingressos: R$ 30 (dos quais R$ 25 consumíveis no bar)
Local: Clube Berlin – R. Cônego Vicente Miguel Marino 85 - Barra Funda – SP – Fone 11. 3392-4594
Sai os ganhadores do Concurso Bidu Sayão
Ludmilla Bauerfeldt e David Salsbery Fly foram os grandes vencedores do 9º Concurso de Canto Bidu Sayão
A soprano e o baixo levaram os primeiros lugares nas categorias Feminino
e Masculino, as premiações máximas do concurso.
A soprano Ludmilla Bauerfeldt, 27 anos, e o baixo David Salsbery Fly, 35 anos, conquistaram o prêmio máximo no 9º Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão, a principal e mais importante competição de Canto Lírico do país e da América Latina, na última quarta-feira, dia 27, no Grande Teatro do Palácio das Artes em Belo Horizonte. Ela ganhou o primeiro lugar feminino e ele, o masculino.
Ludmilla e David foram acompanhados, no Concerto de Premiação e Encerramento pela Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, sob a regência do Maestro Marcelo Ramos, que veio dos Estados Unidos especialmente para o evento.
Os ganhadores da noite foram:
Primeiro Prêmio Feminino Ludmilla Bauerfeldt (Rio de Janeiro) | Primeiro Prêmio Masculino David Salsbery Fry (Estados Unidos) |
Segundo Prêmio Feminino Lys Nardoto (Brasília) | Segundo Prêmio Masculino Gilberto Chaves (São Paulo) |
Terceiro Prêmio Feminino Ana Lúcia Benedetti (São Paulo) | Terceiro Prêmio Masculino Francis Padilha (Campo Grande) |
Melhor Intérprete de Ária de Ópera Feminino Tatiana Vanderlei (São José dos Campos) | Melhor Intérprete de Ária de Ópera Masculino David Salsbery Fry (Estados Unidos) |
Prêmio Júri Popular Feminino Fabíola Protzner (Belo Horizonte) | Prêmio Júri Popular Masculino Francis Padilha (Campo Grande) |
Revelação Fabíola Protzner (Belo Horizonte) | Estímulo Wagner Moreira (Belo Horizonte) |
Ludmilla e David foram selecionados entre centenas de cantores brasileiros e do exterior. Além de agradar ao júri, eles encantaram o público e durante suas apresentações foram amplamente aplaudida. Foram avaliados por um júri especializado, formado por profissionais de renome da área da música e do canto eruditos, presidido pelo maestro Luis Gustavo Petri, Diretor Artístico e Regente titular da Orquestra Sinfônica de Santos. O júri foi composto pelo Maestro e Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo, Abel Rocha; o Maestro e diretor de Produção Artístico do Teatro Colón da Argentina, Ernesto Gantzer; o Professor José Carlos Xavier do Conservatório Nacional de Portugal, pelo Maestro e Assessor Artístico Luis Aguiar do Palácio das Artes de Belo Horizonte; pelo Maestro Nicola Massimo Biscardi de Roma (Itália); Maestro e diretor artístico da Orquestra Sinfônica do Theatro São Pedro (SP), Roberto Duarte; e pela Professora e Pianista Sandra Almeida de Belo Horizonte.
Ludmilla nasceu na cidade do Rio de Janeiro (RJ) e reside em Niterói (RJ). Estuda técnica vocal e repertório no Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro, sob a orientação de Sergio Lavor e cursa o técnico de canto na Escola Espaço das Músicas de Niterói, na classe da professora Heloíza Fidalgo. É solista permanente do Coro Lírico do Espaço das Músicas de Niterói. É orientada pelo professor Sergio Lavor.
David é baixo barítono nasceu na Harisburg PA (USA) e vive em New York NY (USA). Bacharel em música pela The Johns Hapkins University of Maryland, graduado em voz pela Juilliard School. Foi semifinista e finalista em vários concursos nacionais e internacionais. Possui um repertório amplo desenvolvido em várias companhias americanas e em Israel. É orientado pelo professor W. Stephen Smith.
Sobre o Concurso
Criado em 1999 por Cleber Papa e Rosana Caramaschi, o concurso homenageia a artista brasileira Bidu Sayão, grande estrela do canto lírico brasileiro e uma das grandes cantoras do século XX, que foi a parceira favorita de Villa-Lobos por 38 anos e por mais de uma década foi a principal soprano do Metropolitan Opera House de New York. Dona de uma voz límpida e delicada, Bidu iniciou sua carreira aos 18 anos no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Em 1957, com 54 anos, encerrou sua carreira artística, embora ainda estivesse em perfeita forma. Morreu aos 96 anos em 1999 no Estado do Maine, nos Estados Unidos, onde viveu a maior parte de sua vida.
O 9º Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão é uma realização da São Paulo ImagemData com o apoio da Casa da Ópera Conta com o patrocínio da CEMIG e o apoio do Governo do Estado de Minas Gerais, através da Secretaria da Cultura, da Fundação Clóvis Salgado e do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
Neste ano, 136 cantores se inscreveram no Concurso, 57 foram selecionados para as eliminatórias e 29 participantes passaram para a fase de semifinais. Nas nove edições, ao todo, foram realizadas 1.200 inscrições para participação no concurso e até esta edição foram premiados 80 cantores e revelados nomes, como: Gabriella Pace, Rodolfo Giugliani, Carmen Monarcha, Thiago Arancan, Denise de Freitas entre outros.
Informações: www.bidusayao.com.br
ECONOMIA CRIATIVA
Horário: 19h30
Local: Auditório ESPM (R. Dr. Álvaro Alvim, 123)
Inscrições: abedesign@abedesign.com.br.