segunda-feira, 2 de maio de 2011

Sai os ganhadores do Concurso Bidu Sayão

Ludmilla Bauerfeldt e David Salsbery Fly foram os grandes vencedores do 9º Concurso de Canto Bidu Sayão

A soprano e o baixo levaram os primeiros lugares nas categorias Feminino
e Masculino, as premiações máximas do concurso.

clip_image002A soprano Ludmilla Bauerfeldt, 27 anos, e o baixo David Salsbery Fly, 35 anos, conquistaram o prêmio máximo no 9º Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão, a principal e mais importante competição de Canto Lírico do país e da América Latina, na última quarta-feira, dia 27, no Grande Teatro do Palácio das Artes em Belo Horizonte. Ela ganhou o primeiro lugar feminino e ele, o masculino.

Ludmilla e David foram acompanhados, no Concerto de Premiação e Encerramento pela Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, sob a regência do Maestro Marcelo Ramos, que veio dos Estados Unidos especialmente para o evento.

Os ganhadores da noite foram:

 

Primeiro Prêmio Feminino

Ludmilla Bauerfeldt (Rio de Janeiro)

Primeiro Prêmio Masculino

David Salsbery Fry (Estados Unidos)

Segundo Prêmio Feminino

Lys Nardoto (Brasília)

Segundo Prêmio Masculino

Gilberto Chaves (São Paulo)

Terceiro Prêmio Feminino

Ana Lúcia Benedetti (São Paulo)

Terceiro Prêmio Masculino

Francis Padilha (Campo Grande)

Melhor Intérprete de Ária de Ópera Feminino

 Tatiana Vanderlei (São José dos Campos)

Melhor Intérprete de Ária de Ópera Masculino David Salsbery Fry (Estados Unidos)

Prêmio Júri Popular Feminino

Fabíola Protzner (Belo Horizonte)

Prêmio Júri Popular Masculino

Francis Padilha (Campo Grande)

Revelação

Fabíola Protzner (Belo Horizonte)

Estímulo

Wagner Moreira (Belo Horizonte)

 

Ludmilla e David foram selecionados entre centenas de cantores brasileiros e do exterior. Além de agradar ao júri, eles encantaram o público e durante suas apresentações foram amplamente aplaudida. Foram avaliados por um júri especializado, formado por profissionais de renome da área da música e do canto eruditos, presidido pelo maestro Luis Gustavo Petri, Diretor Artístico e Regente titular da Orquestra Sinfônica de Santos. O júri foi composto pelo Maestro e Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo, Abel Rocha; o Maestro e diretor de Produção Artístico do Teatro Colón da Argentina, Ernesto Gantzer; o Professor José Carlos Xavier do Conservatório Nacional de Portugal, pelo Maestro e Assessor Artístico Luis Aguiar do Palácio das Artes de Belo Horizonte; pelo Maestro Nicola Massimo Biscardi de Roma (Itália); Maestro e diretor artístico da Orquestra Sinfônica do Theatro São Pedro (SP), Roberto Duarte; e pela Professora e Pianista Sandra Almeida de Belo Horizonte.

Ludmilla nasceu na cidade do Rio de Janeiro (RJ) e reside em Niterói (RJ). Estuda técnica vocal e repertório no Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro, sob a orientação de Sergio Lavor e cursa o técnico de canto na Escola Espaço das Músicas de Niterói, na classe da professora Heloíza Fidalgo. É solista permanente do Coro Lírico do Espaço das Músicas de Niterói. É orientada pelo professor Sergio Lavor.

David é baixo barítono nasceu na Harisburg PA (USA) e vive em New York NY (USA). Bacharel em música pela The Johns Hapkins University of Maryland, graduado em voz pela Juilliard School. Foi semifinista e finalista em vários concursos nacionais e internacionais. Possui um repertório amplo desenvolvido em várias companhias americanas e em Israel. É orientado pelo professor W. Stephen Smith.

Sobre o Concurso

Criado em 1999 por Cleber Papa e Rosana Caramaschi, o concurso homenageia a artista brasileira Bidu Sayão, grande estrela do canto lírico brasileiro e uma das grandes cantoras do século XX, que foi a parceira favorita de Villa-Lobos por 38 anos e por mais de uma década foi a principal soprano do Metropolitan Opera House de New York. Dona de uma voz límpida e delicada, Bidu iniciou sua carreira aos 18 anos no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Em 1957, com 54 anos, encerrou sua carreira artística, embora ainda estivesse em perfeita forma. Morreu aos 96 anos em 1999 no Estado do Maine, nos Estados Unidos, onde viveu a maior parte de sua vida.

O 9º Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão é uma realização da São Paulo ImagemData com o apoio da Casa da Ópera Conta com o patrocínio da CEMIG e o apoio do Governo do Estado de Minas Gerais, através da Secretaria da Cultura, da Fundação Clóvis Salgado e do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Neste ano, 136 cantores se inscreveram no Concurso, 57 foram selecionados para as eliminatórias e 29 participantes passaram para a fase de semifinais. Nas nove edições, ao todo, foram realizadas 1.200 inscrições para participação no concurso e até esta edição foram premiados 80 cantores e revelados nomes, como: Gabriella Pace, Rodolfo Giugliani, Carmen Monarcha, Thiago Arancan, Denise de Freitas entre outros.

Informações: www.bidusayao.com.br

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454