Na
abertura foi apresentada a nova identidade visual da Pró-Reitoria de
Pós-Graduação da Universidade
A
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) vem implantando ações que visam
potencializar a internacionalização dos seus programas de pós-graduação. Esse
foi um dos temas discutidos no VII Congresso de Pós-Graduação (ConPG), que
integrou a programação da XI Jornada Científica, Tecnológica e Cultural da
Universidade.
A abertura do ConPG aconteceu na segunda-feira, dia 23 de outubro. Na ocasião,
a Reitora Wanda Hoffmann destacou a importância da pós-graduação na
Instituição. "Temos muitos programas de excelência nacional e
internacional e o ConPG é um momento fundamental de refletirmos sobre como
imprimir cada vez mais qualidade aos nossos cursos de mestrado e doutorado,
sobretudo em um cenário de contingenciamento de recursos para a ciência e a
tecnologia", afirmou Hoffmann.
Compondo a mesa solene, José Carlos Paliari, Pró-Reitor Adjunto de
Pós-Graduação, disse que a troca de ideias e experiências entre os diferentes
programas é sempre uma grande oportunidade de se encontrar caminhos criativos
para os desafios presentes na pós-graduação. Também participaram da cerimônia
de abertura do ConPG o Diretor da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS),
João Eduardo Justi, e Matheus Mazini Ramos, programador visual da CCS, que
apresentou a nova identidade visual da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (ProPG) da
UFSCar.
Em seguida, foi realizada a mesa-redonda "Caminhos e Perspectivas dos
Mestrados e Doutorados Profissionais à luz do Programa Nacional de
Pós-Graduação (PNPG)". Segundo dados do PNPG, o mestrado profissional foi
a modalidade que apresentou maior nível de crescimento entre os anos de 2004 e
2009 (104,2%). A UFSCar conta, atualmente, com 408 alunos matriculados nos 10
cursos de mestrado profissional oferecidos em três campi da Universidade.
Coordenada por Maria Cristina Comunian Ferraz, docente do Departamento de
Administração (DAdm-So), a mesa contou com a participação de Elisa Maria Costa
Pereira S. Thiago, Coordenadora de Avaliação e Acompanhamento da Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); Teresa Cristina Janes
Carneiro, docente da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); José
Augusto Suruagy Monteiro, professor da Universidade Federal de Pernambuco
(UFPE); e Avelino Francisco Zorzo, Coordenador Adjunto de Mestrado Profissional
da Capes.
O Congresso prosseguiu no período da tarde com a mesa-redonda "Ações de
Internacionalização na Pós-Graduação", coordenada por Heloisa Sobreiro
Selistre de Araujo, docente do Departamento de Ciências Fisiológicas (DCF) da
UFSCar. O objetivo da mesa foi fomentar a discussão de ações de
internacionalização com vistas a dar maior visibilidade à pós-graduação no
contexto mundial e de acordo com as novas diretrizes propostas pela Capes. O
debate contou com a presença de Daniel Alves Natalizi, Chefe de Gabinete do
Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
(CNPq); Alvaro María Maglia Canzani, Secretário Executivo da Associação de
Universidades Grupo Montevidéu (AUGM); Edgar Dutra Zanotto, docente do
Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da UFSCar; Luís Fernando Costa
Alberto, Presidente da Comissão de Pós-Graduação da Escola de Engenharia de São
Carlos (EESC/USP); e Helder Louvandini, professor do Centro de Energia Nuclear
na Agricultura (Cena/USP) e que integra o Grupo Assessor Especial (GAE) da
Diretoria de Relações Internacionais da Capes.
Na terça-feira, dia 24, foi a vez do Campus Araras receber o ConPG. No período
da tarde foi realizada a mesa-redonda "Ética no Ensino e Pesquisa na
Pós-Graduação", em que se debateu os elementos necessários e
imprescindíveis para a reflexão e sobretudo o encaminhamento de ações para que
institucionalmente se conheçam os parâmetros estabelecidos e atualizados da
ética em pesquisa, as demandas via Plataforma Brasil, a sua difusão e eixos
procedimentais em pesquisas que envolvem seres humanos. Conduzido por Paulo
Gomes Lima, Coordenador Multicampi de Acompanhamento de Programas de
Pós-Graduação da UFSCar, o tema foi debatido por Ana Silvia Couto de Abreu,
professora do Departamento de Metodologia de Ensino (DME) da UFSCar; Joceli
Catarina Stassi-Sé, também professora do DME; e Antonio Bosco de Lima, docente
da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
A programação do ConPG terminou na quinta-feira, dia 26 de outubro, no Campus
Sorocaba. Com o tema "Inserção de Ações Afirmativas, Diversidade e
Equidade na Pós-Graduação", a mesa-redonda, coordenada por Dirceu Cleber
Conde, Coordenador Acadêmico da ProPG, contou com a presença de Petronilha
Beatriz Gonçalves e Silva, Pesquisadora Sênior da UFSCar; Lilian Vieira
Magalhães, docente do Departamento de Terapia Ocupacional (DTO); e Ariane
Andreia Teixeira Toubia, psicóloga e professora da Escola Superior de
Administração, Marketing e Comunicação de Sorocaba (Esamc). A mesa levantou o
debate sobre as ações afirmativas na pós-graduação.