terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

Capacitação em Fruticultura Tropical: sistema de produção do mamão é o tema da próxima edição

 


O mamão é o assunto da próxima edição do evento Capacitação em Fruticultura Tropical. O treinamento on line ocorre na terça-feira (1°) e a palestra técnica sobre sistema de produção do mamão no Cerrado será conduzida pelo pesquisador Nilton Junqueira, da Embrapa Cerrados. A transmissão pode ser acompanhada pelo canal da Embrapa no Youtube e pela página da Embrapa Cerrados no Facebook, a partir das 9h.

O mamão é atualmente a 5° fruta mais consumida no Brasil, ficando atrás da banana, laranja, melancia e maçã. Na ocasião, o pesquisador fará um breve relato sobre o cultivo do mamão no Cerrado, mostrando os pontos fortes e fracos, e irá sugerir um sistema de produção da fruta para o Distrito Federal e Entorno. A expectativa dos organizadores com o curso é contribuir para aumentar a taxa de adoção das tecn segunda foi Citros: do plantio à colheita, ministrada pelo pesquisador Eduardo Girardi, da Embrapa Mandioca e Fruticultura em 29 de junho. 

Mercado e a comercialização de frutas frescas e processadas foi apresentado por Ana Maria Costa, pesquisadora da Embrapa Cerrados, no dia 13 de julho. A quarta palestra foi realizada no dia 27 de julho com o pesquisador João Dimas Maia, da Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves, RS), que falou sobre Uvas de mesa: cultivares, sistemas de produção e mercado

No dia 10 de agosto, foi abordado o tema Uvas para vinho e suco: mercado, agregação de valor e perspectivas pelo pesquisador Giuliano Pereira, da Embrapa Uva e Vinho. No dia 20 de agosto, o pesquisador Luís Eduardo Corrêa Antunes, da Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS), apresentou conteúdos sobre Frutas vermelhas: sistema de produção de morango, mirtilo e amora-preta.

O tema no dia 8 de setembro foi Fruteiras temperadas: sistema de produção em ambiente tropical, com o pesquisador Paulo Lopes, da Embrapa Semiárido. No dia 21, o pesquisador Raul Rosa, da Embrapa Agrobiologia (Seropédica, RJ), palestrou sobre Cultivo orgânico: sistemas de produção na fruticultura.

No dia 5 de outubro, o tema tratado foi Fruteiras Nativas: propagação e domesticação, com o pesquisador Ailton Pereira, da Embrapa Cerrados. No dia 26, o tema foi Banana: cultivares sistemas de produção e mercado, com o pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Edson Perito Amorim. O pesquisador Tadeu Graciolli abordou, no dia 3 de novembro, o Cultivo comercial do abacate.

No dia 16, o assunto foi Goiaba: instruções técnicas para o cultivo comercial tema também abordado pelo pesquisador da Embrapa Cerrados. A última palestra de 2021 tratou da Pitaya: melhoramento genético e sistemas de produção e ficou a cargo do pesquisador Fábio Faleiro. Já a manga foi o tema da primeira palestra de 2022. O tema Instruções técnicas para o cultivo comercial da manga foi tratado pelo pesquisador Tadeu Graciolli.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Coletivo dos Anjos estreia a peça A Fuzarca dos Descalços no Sesc Belenzinho no dia 11 de fevereiro

 


Tendo como ponto de partida a premissa proposta pelo dramaturgo irlandês Samuel Beckett em Esperando Godot, o Coletivo dos Anjos cria uma série de reflexões sobre as lutas das pessoas pretas e as contradições sociais e raciais brasileiras em A Fuzarca dos Descalços. O espetáculo estreia no Sesc Belenzinho, no dia 11 de fevereiro, e segue até 13 de março, com apresentações às sextas e aos sábados, às 21h30; e aos domingos, às 18h30.

 

O trabalho foi idealizado por Eder dos Anjos, que está em cena ao lado de Salloma Salomão e dos músicos Ito Alves e Juh Vieira, que tocam ao vivo a trilha sonora em diálogo constante com a dramaturgia, como se a música também fosse narradora da peça. A direção é assinada por Aysha Nascimento, e a dramaturgia, por Victor Nóvoa. O projeto foi selecionado no 24º Cultura Inglesa Festival.

 

Na trama, Atsu e Baakir estão do outro lado da cerca. Eles não sabem se estão presos ou do lado de fora, apartados de um mundo ao qual não têm nenhum acesso. Ambos são corpos marginalizados que compartilham sonhos, cicatrizes e dores. Mesmo nas situações mais violentas e oníricas, eles permanecem juntos, tentando compreender e romper com tudo aquilo que os segrega da sociedade.

 

A peça é apenas livremente inspirada na obra de Beckett, já que tem como proposta romper com o pensamento niilista do pós-guerra ocidental, fortemente presente no texto original. Para isso, a nova dramaturgia problematiza essa questão da espera, partindo da premissa de que a população negra não tem esse privilégio de aguardar por algo inalcançável.

 

“Em Esperando Godot, as duas personagens entregam a salvação de suas vidas a alguém que nunca chega e vão aliviando as dores da existência na convivência entre eles. Na nossa Fuzarca dos Descalços, permanece a potência do convívio como força de existência, mas não há espera, há grande compreensão dos processos históricos e a memória é o chão onde se planta novas pulsões de vida. Há muito o que fazer e continuaremos apostando em uma ação conjunta”, explica o dramaturgo Victor Nóvoa.

 

Sobre essa questão, a diretora Aysha Nascimento complementa: “A comunidade negra sempre precisou agir ou reagir. Infelizmente, não temos a possibilidade de espera ou de encontrar um lugar pacífico. Estamos sempre no processo de construção da nossa própria humanidade. E, para representar isso, eu bato na tecla de que os atores estejam sempre fazendo e falando algo, praticamente não há silêncio. É uma adaptação não-obediente a Esperando Godot, porque queremos contradizer, contranarrar as narrativas hegemônicas que já estão há muito tempo ditando a nossa desumanidade”.

Ela revela que o grupo procurou deslocar o momento histórico do texto de Beckett. “Discutimos muito essa questão de que Esperando Godot estaria no pós-guerra europeu e para a população negra esse período poderia muito bem corresponder ao período pós-escravidão. O ator Salloma Salomão, que também é historiador e africanista, foi fundamental nesse processo para trazer referências que nos ajudassem a pensar as consequências desse processo para o nosso povo. Ele trouxe, por exemplo, pontos de vistas de Áfricas aos quais não temos muito acesso”, acrescenta a encenadora.

 

À medida que coloca em cena dois personagens masculinos de idades bem diferentes, Fuzarca dos Descalços também trata da questão da afetividade negra e da importância da polifonia na construção de um novo processo de humanização desses corpos. “A encenação vai trazer o lugar do amor, em que dois homens possam ter um diálogo e uma reflexão sobre o afeto, possam ser afetuosos um com o outro para além da sua sexualidade. E, para falar sobre essa questão da masculinidade negra, uma referência muito importante para mim foi o livro Representação e Raça, da Bell Hooks”, conta Aysha.

 

Outros temas discutidos pelo espetáculo são as possibilidades de reconstrução dos povos negros, as relações sociais que se estabelecem com a negritude e como as pessoas precisam construir juntas uma nova nação. E, para acentuar esse efeito de empatia e espelhamento no público, os espectadores precisam tirar os sapatos ao entrar na apresentação e ficar descalços, tal como os personagens. E os calçados da plateia também são ressignificados de diversas formas ao longo da montagem.

 

Sobre o Coletivo dos Anjos

Criado em 2014 na cidade de Jandira, o Coletivo dos Anjos trabalha a partir de duas frentes de pesquisa. A primeira delas busca dar voz a personagens e histórias que, de alguma, forma representam figuras que estão à margem de algo, assim como a própria cidade de Jandira está à margem da capital. A segunda vertente tem como proposta levar à população textos baseados em obras de grandes autores da literatura e dramaturgia clássica universal, trazendo também novas referências vindas de diretores conhecidos do cenário teatral nacional.

 

A primeira montagem do grupo foi A Gaivota (2014), de Anton Tchekhov. Com direção de Diego Mosckhovich, a encenação usou a voz do personagem Treplev para discutir, através de sua insatisfação com as formas estabelecidas e sua indignação com a espetacularização, o lugar da arte e o ofício do artista. Em seu segundo projeto, intitulado Ser tão seco - rapsódia Graciliana em um ato e uma andança (2015), com direção de Luiz Carlos Laranjeiras, o coletivo se aprofundou na obra Vidas Secas, do grande escritor Graciliano Ramos. A encenação, em formato para a rua, trouxe à tona a história de luta de uma família migrando de um lugar para o outro, buscando sobreviver em meio a um mundo injusto, revelando também histórias de pessoas que vieram de outras cidades para morar em Jandira.

 

Em 2017, o coletivo realizou seu terceiro espetáculo, Sobre Meninos e Pipas, com direção de Karen Menatti, da Cia do Tijolo. Em cena, quatro atores e dois músicos contam algumas histórias sobre meninos e meninas que questionam os regulamentos, assim como histórias em que a manutenção das regras vigentes é repetida. Através de um suposto mundo imaginado, os atores criaram, a partir do texto Aquele que diz sim, de Bertold Brecht, um espetáculo que convida o público a refletir se é realmente possível subverter alguma regra pré-estabelecida.

 

Ficha Técnica:

Idealização e concepção geral: Eder dos Anjos. Direção: Aysha Nascimento. Dramaturgia: Victor Nóvoa. Elenco: Eder dos Anjos e Salloma Salomão. Músicos: Ito Alves e Juh Vieira. Direção de arte, cenografia e figurino: Thays do Valle. Iluminação: Danielle Meireles. Assistente de arte e técnica:  Cesar Riello e Renan Vinícius. Assessoria de Imprensa: Adriana Balsanelli.

 

PROTOCOLOS DE SEGURANÇA PARA ACESSO E PERMANÊNCIA NA UNIDADE

Máscaras
Permanece obrigatório o uso de máscaras, cobrindo adequadamente boca e nariz.

Apresentação do comprovante de vacina
Em todas as unidades do Sesc no estado de São Paulo é necessário apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid-19. Desde dezembro de 2021, o acesso às unidades passa a ser realizado mediante comprovação de duas doses da vacina ou da dose única, e um documento oficial com foto. O público pode apresentar o comprovante físico, recebido no ato da vacinação, ou o comprovante digital, disponibilizado pelas plataformas VaciVida e Conecte SUS, ou pelo aplicativo e-saúdeSP.

 

Serviço:

A FUZARCA DOS DESCALÇOS
do Coletivo dos Anjos
De 11 de fevereiro a 13 de março de 2022. Sextas e sábados, às 21h30; domingos, às 18h30

Local: Teatro (374 lugares)
Acesso somente com uso de máscara e apresentação do comprovante de vacinação com esquema vacinal completo
Ingressos: R$30 (inteira) e R$15 (meia-entrada/Credencial Sesc)
Venda online em sescsp.org.br/belenzinho. Venda presencial nas bilheterias de todas as unidades da rede Sesc

Recomendação etária: 12 anos
Duração: 60 minutos

Sesc Belenzinho
Endereço: Rua Padre Adelino, 1000.
Belenzinho – São Paulo (SP)
Telefone: (11) 2076-9700
sescsp.org.br/belenzinho

 

Estacionamento
De terça a sábado, das 9h às 21h. Domingos e feriados, das 9h às 18h.
Valores: Credenciados plenos do Sesc: R$ 5,50 a primeira hora e R$ 2,00 por hora adicional. Não credenciados no Sesc: R$ 12,00 a primeira hora e R$ 3,00 por hora adicional.

Para espetáculos pagos, após as 17h: R$ 7,50 (Credencial Plena do Sesc - trabalhador no comércio de bens, serviços e turismo). R$ 15,00 (não credenciados).

Transporte Público

Metro Belém (550m) | Estação Tatuapé (1400m)

terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Palestra aborda a produção de cordeiros



 O pesquisador da Embrapa Pecuária Sul José Carlos Ferrugem Moraes apresenta palestra técnica sobre produção de cordeiros nesta quarta-feira (12/01), dentro da programação da 14ª Agrovino, que está sendo realizada em Bagé (RS), entre os dias 11 e 14. A palestra poderá ser acompanhada somente em formato online pelos facebook da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Abaco) e do Canal Agrovídeo.

Na palestra, o pesquisador vai abordar aspectos da produção de ovinos visando a comercialização de cordeiros, hoje o principal produto da ovinocultura. Segundo Ferrugem são práticas e técnicas já validadas pela pesquisa e que podem representar o sucesso e retorno financeiro com a atividade. Entre os pontos que serão abordados estão os cuidados durante a gestão das ovelhas, com os cordeiros recém-nascidos, bem como a nutrição e questões de sanidade para a produção de cordeiros.


quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Programação Cine Petra Belas Artes | Semana: 6 a 11 de janeiro de 2022

 


Nesta semana, de 6 a 11 de janeiro de 2022, o Cine Petra Belas Artes traz duas incríveis estreias“Roda do Destino”, do aclamado diretor japonês Ryusuke Hamaguchi, e “O Festival do Amor”, comédia romântica de Woody Allen.

Vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Berlim, "Roda do Destino" é obra de um dos mais aclamados diretores da atualidade, o japonês Ryusuke Hamaguchi. Com forte influência da literatura, Hamaguchi, que também assina o roteiro, apresenta três histórias interligadas pelo tema e pela forma. A primeira delas tem, ao centro, a modelo Meiko que precisa aprender a lidar com seus sentimentos quando sua melhor amiga começa a namorar o ex-namorado dela. No segundo conto, a jovem Nao é induzida pelo seu colega e amante, o estudante Sasaki, a seduzir um professor para o incriminar. O plano acaba transformando a vida dos três. Por fim, o último segmento traz a história de duas mulheres, Natsuko e Nana, que se encontram por acaso numa estação de trem, e desse encontro fica uma dúvida (ou quase certeza): se elas já viveram um romance no passado.

Em "O Festival do Amor", o diretor Woody Allen volta a reunir um grande elenco de astros internacionais, entre eles o francês Louis Garrel, o australiano Christoph Waltz, a americana Gina Gershon, e os espanhóis Elena Anaya e Sergi López. Na história, um casal americano vai ao Festival de San Sebastián e se deixa levar pela magia do evento, pela beleza e charme da cidade e pela fantasia do cinema. Com locações na Espanha, as filmagens terminaram uma semana antes do previsto e, após rodarem a última cena pela manhã, na tarde daquele mesmo dia, foi organizado um mercado beneficente no qual foram colocados à venda os adereços e figurinos usados no filme, e toda a renda foi doada à fundação local "Zaporeak", que se dedica a dar comida aos refugiados na costa da Grécia.

Da visionária cineasta Lana Wachowski, “Matrix Resurrections” reúne os astros originais Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss nos papéis icônicos de Neo e Trinity. Lana Wachowski dirigiu a partir de um roteiro de Wachowski, David Mitchell e Aleksandar Hemon, baseado nos personagens criados pelas próprias irmãs Wachowski.

“Casa Gucci”, adaptada do livro “The House of Gucci”, de Sara Gay Forden, com direção de Ridley Scott, tem trama inspirada na chocante história real do império da família por trás da italiana casa de moda Gucci. O elenco estelar reúne ainda Jared Leto, Jeremy Irons, Jack Huston, Salma Hayek e Al Pacino.

A adorada sessão com filmes em película 35mm que o Petra Belas Artes vem apresentando, homenageia Wong Kar-wai. Esta semana o especial reúne dois cults do aclamado diretor de Hong Kong: “Amores Expressos” (1994) e “Anjos Caídos” (1995).

Continuam em cartaz:

- Em sua terceira semana de exibição, "O Homem Ideal", da diretora alemã Maria Schrader, conta a história de Jaume e Raquel, um casal exemplar, que organizam um encontro às cegas com Rubén, um amigo neurótico e depressivo, separado há dois anos. A mulher que finalmente vai a esse encontro, coloca de cabeça para baixo o relacionamento deles, mudando tudo o que eles acreditavam estar imóvel. Mostrando a eles que nunca é tarde demais para recomeçar.

“A Crônica Francesa”, de Wes Anderson, filme que apresenta uma coleção de histórias publicadas na The French Chronicle, com Benicio del Toro, Frances McDormand, Adrien Brody, Timothée Chalamet, Léa Seydoux e Tilda Swinton no elenco.

–O belíssimo "Deserto Particular", do diretor Aly Muritiba, vencedor do Prêmio do Público no Festival de Veneza, na Mostra Venice Days, é protagonizado por Antonio Saboia (“Bacurau”), e conta ainda com as tocantes atuações de Pedro Fasanaro e Thomás Aquino, com participação especial de Laila Garin.

– No longa brasileiro "Cora", após descobrir um documentário inacabado feito por seu pai antes mesmo que ela nascesse, a Cora do título começa a desvendar a sina de loucura que vem assombrando sua família por diversas gerações.

–Com ação no ano de 1969, "Marighella", filme biográfico dirigido por Wagner Moura, tem Seu Jorge no papel-título, e conta a história de Marighella, um político, escritor e guerrilheiro que lutou contra a ditadura militar brasileira.

 

Programação Petra Belas Artes

Semana: 6 a 11 de janeiro 2022 

Quarta = Fechado

Preço dos ingressos normais: R$34,00/R$17,00

Segunda mais barata: R$20,00/R$10,00

Películas: R$22,00/R$11,00

Terças (e quartas quando abrirmos): R$30,00/R$15,00

Estreias:

ESTREIA: Roda do Destino (DCP) (121 min)

Horário: 13h30; 15h50; 18h20 e 20h50

Sala 1 – Villa-Lobos

ESTREIA: O Festival do Amor (DCP) (93 min)

Horário:14h45; 16h45; 18h50 e 21h

Sala 2 – Leon Cakoff

Em cartaz:

EM CARTAZ: O Homem Ideal (DCP – 3ª semana) (108 min)

Horário: 18h15

Sala 3 – Rubens Ewald Filho

EM CARTAZ: Casa Gucci (DCP – 7ª semana) (158 min)

Horário: 15h00 e 20h30

Sala 3 – Rubens Ewald Filho

EM CARTAZ: A Crônica Francesa (DCP – 8ª semana) (108 min)

Horário: 18h10

Sala 5 - Carmen Miranda

EM CARTAZ: Matrix Resurrections (DCP – 3ª semana) (148 min)

Horário: 20h20

Sala 5 - Carmen Miranda

EM CARTAZ:  Marighella (DCP – 10ª semana) (159 min)

Horário: 15h

Sala 5 - Carmen Miranda

EM CARTAZ: Deserto Particular (7ª semana) (120 min)

Horário: 18h20 e 20h45 (no dia 11.01 apenas a sessão das 18h20)

Sala 6 – Mário de Andrade

EM CARTAZ: Cora (3ª semana) (81 min)

Horário: 16h

Sala 6 – Mário de Andrade

Especial:

ESPECIAL "MOSTRA WONG KAR-WAI": Amores Expressos (7ª semana - 35mm) (97 min)

Horário: 17h00

Sala 4 – Aleijadinho

ESPECIAL "MOSTRA WONG KAR-WAI": Anjos Caídos (4ª semana - 35mm) (99 min)

Horário: 19h30

Sala 4 – Aleijadinho

 

Ficha Técnica Programação Cine-semana 6 de janeiro

 

Sala 1 

Roda do Destino (Gûzen to Sôzô)

2021, 121 min, Japão, 14 anos, cor, idioma: japonês (legendado)

Direção: Ryûsuke Hamaguchi

Elenco: Kotone Furukawa, Katsuki Mori, Fusako Urabe

Três histórias, todas protagonizadas por personagens femininas, falam dos encontros e desencontros da vida, os caminhos percorridos, e o poder do acaso na transformação e nos relacionamentos humanos. Um triângulo amoroso inesperado, um plano de sedução e vingança, e um encontro a partir de um mal-entendido são os elementos que governam cada um dos curtas que compõem esse tríptico, centrado em personagens divididos entre a escolha e o arrependimento.

Sala 2

O Festival do Amor (Rifkin´s Festival)

2020, 93 min, Estados Unidos, Espanha, Itália, 12 anos, cor, idioma: inglês (legendado)

Direção: Woody Allen

Elenco: Elena Anaya, Louis Garrel, Gina Gershon, Sergi Lopez

Quando Mort (Wallace Shawn) decidiu viajar para a Espanha para acompanhar o Festival de San Sebastián, ele não imaginava que seu mundo iria virar de cabeça para baixo. Após deixar-se envolver pelo charme e magia do país, ele começa a desconfiar que Sue (Gina Gershon), sua esposa, pode estar tendo um caso com um brilhante diretor de cinema francês. Enquanto tenta lutar contra suas inseguranças, Mort percebe que, assim como nos filmes, a vida também pode ser uma comédia, um drama, um romance… mas, acima de tudo, é um verdadeiro mistério!

Sala 3

O homem ideal (Ich bin dein Mensch)

2021, 108 min, Alemanha, 14 anos, cor, idioma: alemão

Direção: Maria Schrader

Elenco: Maren Eggert, Dan Stevens, Sandra Huller

Alma (Maren Eggert) é uma cientista que trabalha no Museu Pergamon em Berlim. Com o objetivo de obter fundos de pesquisa, ela é convencida a participar de um estudo extraordinário: viver durante três semanas com um humanóide, feito sob medida para o seu caráter e as suas necessidades, cuja inteligência artificial é projetada para ser o parceiro perfeito para ela. É assim que Alma conhece Tom (Dan Stevens), uma máquina criada exclusivamente para fazê-la feliz. O HOMEM IDEAL é um conto cômico-trágico sobre o amor, a saudade e o que torna um ser verdadeiramente humano.

Casa Gucci (House of Gucci)

2021, 157 min, EUA, Canadá, 14 anos, cor, idioma: inglês (legendado)

Direção: Ridley Scott

Elenco: Lady Gaga, Adam Driver, Jared Leto, Salma Hayek

House of Gucci é baseado na história de Patrizia Reggiani, ex-mulher de Maurizio Gucci, membro da família fundadora da marca italiana Gucci. Patrizia conspirou para matar o marido em 1995, contratando um matador de aluguel e outras três pessoas, incluindo o terapeuta. Ela foi considerada culpada e condenada a 29 anos de prisão. Quase 3 décadas de amor, traição, decadência, vingança e assassinato, o filme revela a importância e poder que o nome Gucci carrega e o quanto a família faz para ter o controle.

Sala 4

Amores expressos (Chung hing sam lam)

1994, 97 min, Hong Kong, 14 anos, cor, idioma: cantonês, japonês, inglês (legendado)

Direção: Wong Kar Wai

Elenco: Brigitte Lin, Takeshi Kaneshiro, Tony Chiu- Wai Leung

Nas ruas de Hong Kong, uma mulher misteriosa usando peruca loira, um jovem policial que a persegue em meio à multidão e uma jovem sonhadora terão seus destinos cruzados. Todos os três em um grande caleidoscópio de cores.

Anjos caídos (Duo luo tian shi)

1995, 96 min, Hong Kong, 16 anos, cor, idioma: cantonês, japonês, inglês (legendado)

Direção: Wong Kar Wai

Elenco: Leon Lai, Michelle Monique Reis, Takeshi Kaneshiro

Um hitman, homem desiludido e cansado da vida que leva, embarca no seu último trabalho e depara-se com os sentimentos de atração e desejo pela sua sexy parceira, que ele raramente vê. Pela noite de Hong-Kong e tomado pelas dúvidas sobre se é ou não correto envolver-se com a parceira, cruza caminho com um homem mudo, que vive a sua vida noturna assaltando lojas e fazendo-se passar pelos proprietários.

Sala 5

A crônica francesa (The french dispatch)

2021, 108 min, EUA, Alemanha, 14 anos, cor, idioma: inglês, francês (legendado)

Direção: Wes Anderson

Elenco: Léa Seydoux, Adrien Brody, Frances McDormand, Benicio Del Toro, Timothée Chalamet

Uma carta de amor ao jornalismo, The French Dispatch se passa num jornal americano em uma cidade fictícia da França do século XX. Esta dá vida a uma coleção de histórias publicadas na "The French Dispatch Magazine". A sinopse oficial ainda não foi divulgada. Classificação indicativa 14 anos, contém drogas, nudez e conteúdo sexual.

Matrix resurrections (The Matrix resurrections)

2021, 148 min, Estados Unidos, 14 anos, cor, idioma: inglês (legendado)

Direção: Lana Wachowski

Elenco: Keanu Reeves, Christina Ricci, Yahya Abdul- Mateen II

Matrix: Resurrections é o novo filme da franquia Matrix, continuando a saga de Neo (Keanu Reeves) em sua busca pela libertação das pessoas aprisionadas mentalmente pelas máquinas.

Em um mundo de duas realidades - a vida cotidiana e o que está por trás dela - Thomas Anderson terá que escolher seguir o coelho branco mais uma vez. A escolha, embora seja uma ilusão, ainda é a única maneira de entrar ou sair da Matrix, que é mais forte, mais segura e mais perigosa do que nunca.

Marighella

2019, 159 min, Brasil, 16 anos, cor, idioma: português

Direção: Wagner Moura

Elenco: Seu Jorge, Bruno Gagliasso, Adriana Esteves, Humberto Carrão

Comandando um grupo de jovens guerrilheiros, Marighella tenta divulgar sua luta contra a ditadura para o povo brasileiro, mas a censura descredita a revolução. Seu principal opositor é Lúcio, policial que o rotula como inimigo público.

Sala 6

Deserto particular

2021, 120 min, Brasil, Portugal, 14 anos, cor, idioma: português

Direção: Aly Muritiba

Elenco: Antonio Saboia, Pedro Fasanaro, Thomas Aquino

Daniel é um policial exemplar, mas acaba cometendo um erro que coloca em risco sua carreira e sua honra. Quando nada mais parece o prender a Curitiba, ele parte em busca de Sara, uma mulher com quem se relaciona virtualmente.

Cora

2019, 81 min, Brasil, Dinamarca, 12 anos, cor, idioma: português, dinamarquês (legendado)

Direção: Gustavo Rosa de Moura, Matias Mariani

Elenco: Vera Valdez, Fabio Marques Miguez, Sylvio Zilber

2064. Cora, uma dinamarquesa, encontra um documentário inacabado no qual Benjamim, seu pai brasileiro, tentava investigar, 50 anos antes, a história dos próprios pais dele: Teo, que morreu louco quando ele ainda era criança, e Elenir, uma mulher misteriosa de quem ele mal ouviu falar. Em sua investigação, Benjamin descobre que ambos fazem parte de um complexo quebra-cabeça familiar, cheio de traumas e tabus, no qual ele começa a se ver como uma das peças principais. O material presente no documentário de Benjamim é organizado e comentado por sua filha, na tentativa dela de compreender o passado perdido de sua família.

Serviço:

Endereço: Rua da Consolação, 2423 – Consolação - Tel: 11 2894 5781

Site:  www.cinebelasartes.com.br

Ingressos:

Preço dos ingressos normais: R$34,00/R$17,00

Segunda mais barata: R$20,00/R$10,00 

Preços dos Festivais/Películas: R$22,00/R$11,00

Terças (e quartas quando abrirmos): R$30,00/R$15,00

quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

PREMIADO EM BERLIM, JAPONÊS RODA DO DESTINO ESTREIA NOS CINEMAS NESTA QUINTA (06/01)

 RODA DO DESTINO, estreia nos cinemas nesta quinta-feira, dia 6 de janeiro, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Fortaleza, Recife e Aracaju.

Sobre o filme

O cinema do japonês Ryûsuke Hamaguchi é o da investigação das relações pessoais, especialmente as amorosas, e aquelas governadas pelo acaso. Ganhador do Grande Prêmio do Júri, no Festival de Berlim de 2021, RODA DO DESTINO é um tríptico protagonizado por personagens femininas. O longa fez sua estreia brasileira na 45a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, chega aos cinemas brasileiros com distribuição da Pandora Filmes.

Com forte influência da literatura, Hamaguchi, que também assina o roteiro, apresenta três curtas que são interligados pelo tema e a forma. O primeiro dele se chama “Mágica (ou Algo Menos Assegurador)”, e tem, ao centro, a modelo Meiko (Kotone Furukawa) que precisa aprender a lidar com seus sentimentos quando sua melhor amiga começa a namorar seu ex-namorado.

O segundo filme da coletânea é “Porta Bem Aberta”. Nele, uma jovem  Nao (Katsuki Mori) é induzida, pelo seu colega e amante, o estudante Sasaki (Shouma Kai),  a seduzir um professor (Kiyohiko Shibukawa) para o incriminar. O plano acaba transformando a vida dos três. Por fim, o último segmento, “Outra Vez”, traz a história de duas mulheres, Natsuko (Fusako Urabe) e Nana (Aoba Kawai), que se conhecem por acaso numa estação de trem, e desse encontro pe


rcebem que uma pode ajudar à outra.

Em entrevista ao Film Comment, Hamaguchi conta que RODA DO DESTINO é um trabalho feito de maneira completamente independente, e cuja produção foi transformada na pandemia. “Eu filmava sempre que dava, um pouco aqui, um pouco ali. Em 2019, rodei as duas primeiras histórias. Em 2020, comecei a rodar outro longa [Drive my car], que devia estar pronto muito antes do lançamento de RODA DO DESTINO. Mas com o lockdown, tivemos de parar por oito meses. Com esse atraso, acabei rodando a última parte deste filme.”

Para mim, é muito importante explorar as possibilidades de trabalhar com uma equipe pequena, e foi o que fizemos. As relações criativas se tornam mais próximas, ricas e densas. O que aprendi com a Covid-19 é que trabalhar com um time enxuto não é necessariamente uma limitação – pode ter vantagens. Agora, quero continuar trabalhando nesse estilo. Uma equipe pequena e próxima, com muita compreensão e flexibilidade”, disse à Hollywood Reporter.

O cineasta também explica que para ele, na construção de personagens e narrativa, a coisa mais importante é a introdução de elementos contraditórios. “Eu começo tentando criar uma estrutura básica irrealista, e então tento imaginar um diálogo bem realista. O desafio é tornar realista a situação irrealPara mim, todos os personagens existem como pessoas, independente uns dos outros ou para servir a algum propósito. Enquanto escrevo, descubro como as relações e situações se desdobrarão. Escrever é um processo de descoberta.”

Em relação ao RODA DO DESTINO especificamente, Hamaguchi conta que tinha receio de estar escrevendo a mesma história três vezes. “O que há em comum com essas três protagonistas é que todas estão procurando por algo – e esse algo não pode ser facilmente descrito em palavras, nem nas conversas. Tentei explorar essa coisa intangível que todas elas procuram nas relações e interações com os outros personagens.”

Desde sua estreia em Berlim, em março passado, RODA DO DESTINO tem sido muito bem recebido pela crítica especializada. David Ehrlich, no IndieWire, aponta que “a maneira como Hamaguchi orquestra as três histórias sugere nada menos que a completude da vida.” Peter Bradshaw, no The Guardian, escreve que: “Esse trio de histórias é elegante e divertido, com um toque de delicadeza e um calor real e criativo. As narrativas seguem de maneira leve mas fundamentalmente séria, fazendo-nos considerar como os caminhos da vida – os desvios errados, os desvios certos – podem ser governados pelo acaso. É uma experiência realmente prazerosa e revigorante”.


Sinopse

Três histórias, todas protagonizadas por personagens femininas, falam dos encontros e desencontros da vida, os caminhos percorridos, e o poder do acaso na transformação e nos relacionamentos humanos. Um triângulo amoroso inesperado, um plano de sedução e vingança, e um encontro a partir de um mal-entendido são os elementos que governam cada um dos curtas que compõem esse tríptico, centrado em personagens divididos entre a escolha e o arrependimento.

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