sábado, 31 de janeiro de 2009

Cursos e oficinas gratuitas de internet no SESC Pompeia

 
SESC POMPEIA REALIZA OFICINAS E CURSOS GRATUITOS PARA TODAS AS IDADES

A oficina "Ô Abre Alas pro Remix" é um dos destaques da programação de fevereiro, em comemoração ao Carnaval

Para fevereiro, o espaço Internet Livre do SESC Pompeia oferece diversas atividades para os interessados na multiplicidade do universo digital. A oficina "Ô Abre Alas pro Remix" (dias 21 e 22, das 15h às 18h) é um dos destaques do Carnaval, onde as músicas de Chiquinha Gonzaga (desde 1890), serão baixadas, copiadas e remixadas, por meio de noções básicas de edição de áudio em software. A oficina é gratuita, para maiores de 14 anos e com orientação de Leticia Kamada.

O Game_Cultura – Festival de Jogos Eletrônicos continua até o dia 8 de fevereiro, com uma grade diversificada de oficinas, bate-papos e encontros. A idéia central da terceira edição do evento é "construir" um ateliê mecânico/eletrônico/digital para unir técnicas variadas, hardwares e softwares livres para produzir e/ou desmontar games, valorizando mais os processos criativos envolvidos do que o caráter ultratecnológico, normalmente atribuído a esse tipo de construção. A programação completa pode ser conferida no www.gamecultura.org e www.sescsp.org.br.

 Confira a programação completa do mês:
 
GAME_CULTURA - FESTIVAL DE JOGOS ELETRÔNICOS = FAÇA VOCÊ MESMO!
Visitação e atividades no Galpão: Até 08/02. De terça a sexta, das 12h às 21h. Sábados e domingos, das 10h às 18h. Atividades com inscrições antecipadas.
Fotos, vídeos, blog e twitter no site: www.gamecultura.org

Exposição_ Jogos Plásticos com Figuras e Objetos de Guto Lacaz
Exposição com 12 serigrafias da série "Pequenas Grandes Ações" e 4 objetos. Local: Oficinas de Criatividade. Grátis.
Até 08/02. De terça a sexta, das 9h às 21h. Sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h.

Iniciação para criação de games
Voltada para o público infantil, a partir de 7 anos, a oficina aborda algumas etapas de criação de um game.
Duração: 1 encontro por oficina | a partir de 7 anos. Orientação: Chico Ortiz. Grátis.
Dias 01, 07 e 08/02. Sábado e domingos das 13h às 15h.

Blender 3D para criação de jogos
O software livre Blender 3D é uma ferramenta com múltiplas funções: pode ser utilizado na produção de modelagem 3D, animações e videogames. A oficina mostra alguns recursos avançados do software para a criação de videogames, como recursos de sombra, texturas normais e uso de nós (nodes).
Duração: 8 encontros | a partir de 14 anos. Orientação: Chico Ortiz. Grátis.
Dias 03, 04, 05 e 06/02. Terça a sexta, das 15h às 17h.

Oficina de Autômatos
Criação de objetos, esculturas ou brinquedos animados por motores, engrenagens movidas por energia elétrica, mecânica ou eólica (energia obtida pelo movimento do ar).
Duração: 6 encontros | a partir de 12 anos. Orientação: Glauco Paiva. Grátis.
Dias 03, 04, 05, 06, 07 e 08/02. Terça a domingo, das 15h às 18h.

PyGame - Aprenda a fazer um jogo com a linguagem Python
PyGame é uma framework para desenvolvimento de jogos que torna o processo de criação divertido. Contando com todo o universo de bibliotecas Python, abre possibilidades quase infinitas de criação. Descubra o desenvolvedor de jogos que está dentro de você.
Duração: 2 encontros | a partir de 14 anos. Orientação: Edgar Zanella Alvarenga. Grátis.
Dias 03, 04, 05 e 06/02. Terça a sexta, 17h às 19h. 

Conceitos e prática de RPG
A oficina aborda os conceitos de RPG (Role-Playing Games), desde a proposta do jogo, criação de personagens e histórias, suas aplicações educacionais, até sua utilização em jogos com variadas plataformas, como os atuais MMORPG (Massive Multi-player On-line RPG). A oficina será finalizada com a prática de uma sessão de RPG de mesa.
Orientação: Thiago Augusto Morelli. Duração: 2 encontros por oficina | a partir de 10 anos. Grátis.
Dias 05 e 06/02. Quinta e sexta, das 15h às 18h.

Escrevendo jogos que utilizem o controle do Wii
Wiimote, joystick com sensores de movimento, é a chave do sucesso no novo videogame da Nintendo, o Wii. A oficina mostra como desenvolver aplicações multimídia e pequenos games que façam uso desse dispositivo.
Duração: 2 encontros | a partir de 12 anos. Orientação: Edgar Zanella Alvarenga. Grátis.
Dias 07 e 08/02. Sábado e domingo, das 15h às 18h.

CURSOS

3º NET
Atividades voltadas ao público de terceira idade que apresentam os princípios básicos de utilização do microcomputador e Internet.
Orientação: Rosana De Martino

Módulo I - Computador e Aplicativos
Apresentação do computador e de seus usos com a utilização de aplicativos para edição de texto e imagens. Inscrição somente para novos alunos. Grátis.
Dias 10, 11, 12 e 13/02. Terça a sexta, das 15h às 17h.

Módulo II - Internet
Alunos com noções básicas ou que participaram do módulo I, serão iniciados no uso da Internet com navegação e criação de emails. Grátis.
Dias 17, 18, 19 e 20/02. Terça a sexta, das 15h às 17h.

OFICINAS

NOVOS BLOGUEIROS
Quer escrever textos e publicá-los na Internet? Oficina destinada à criação de "blogues" pessoais. Os participantes terão a oportunidade de personalizar seu próprio diário virtual, publicar textos, fotos e trocar idéias.
Duração: 6 encontros Para maiores de 14 anos. Orientação: Rafael Nunes. Grátis.
De 10 a 19/02. Terça a quinta, das 19h às 21h.

POR DENTRO DA MÁQUINA! [HARDWARE & SOFTWARE]
O Hardware é a parte física do computador, é um conjunto de componentes eletrônicos, circuitos integrados; já os softwares ou programas de computador são seqüências de instruções a serem seguidas ou executadas, na manipulação, redirecionamento ou modificação de um dado/informação!!! Se você quer ficar por dentro desta máquina complexa e desmistificar o seu funcionamento participe desta oficina que desmonta, monta, mexe, remexe, instala softwares livres em um computador. É mais fácil do que parece!
Acima de 16 anos. Orientação: Elisa Ximenes. Grátis.
Dias 10, 11, 12 e 13/02. Terça a sexta, das 17h às 19h.

Ô ABRE ALAS PRO REMIX
Em 1890, Chiquinha Gonzaga compõe a primeira música especificamente para o Carnaval, "Ô Abre Alas!". Nessa oficina, navegando pela Internet de 1890 a 2009, percorreremos a história do carnaval através de sua música. E como muitas dessas músicas já caíram em domínio público, elas podem ser baixadas, copiadas e remixadas. Serão passadas noções básicas de edição de áudio em software livre.
Duração: 2 encontros. Acima de 14 anos. Orientação: Leticia Kamada. Grátis.
Dias 21 e 22/02. Sábado e domingo, das 15h às 18h.

MANUAL DE INSTRUÇÕES – SOFTWARE LIVRE
A proposta é mostrar uma série de programas livres de utilização cotidiana como, editor de texto, de imagens, de planilhas e que funcionem em diferentes plataformas e sistemas operacionais [Linux, Windows ou Macintosh] que podem ser baixados gratuitamente.
Orientação: Elisa Ximenes.

Suas ideias na Internet!
Esta oficina tem como objetivo fornecer o conhecimento necessário para os/as participantes criarem e organizarem um blog/fotolog que funcione como sua página na Internet possibilitando o compartilhamento de suas ideias, fotos, receitas, trechos de livros, frases, atividade profissional, entre outras coisas. Durante a oficina abordaremos a temática da Blogosfera buscando explicar para os/as participantes como se organiza a comunidade em volta deste espaço, qual a política de utilização desta ferramenta e quais as medidas de segurança que se deve tomar ao lidar com espaços públicos como a Internet. Como ferramenta para estas oficinas utilizaremos um blog e/ou fotolog gratuito, que será criado e configurado durante as oficinas. Grátis.
Dias 03, 04, 05 e 06/02. Terça a sexta, das 17h às 19h.

Serviço: SESC POMPEIA REALIZA CURSOS E OFICINAS DE MULTIMÍDIA E INTERNET EM FEVEREIRO
Rua Clélia, 93
Telefone para informações:
(11) 3871-7700
Para informações sobre outras programações ligue 0800-118220 ou acesse o portal www.sescsp.org.br

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454