domingo, 28 de junho de 2009

CINEMA IRANIANO


 

Seleção de filmes iranianos da Sessão Cinéfila exibe "O Voto é Secreto", no dia 27 de junho

Em tempos de eleições polêmicas no Irã, dando sequência à programação da Sessão Cinéfila – O Cinema Iraniano, o Espaço Unibanco de Cinema exibe, no próximo sábado, dia 27 de junho, às 12h, o longa O VOTO É SECRETO, de Babak Pavani, vencedor do prêmio de melhor diretor no Festival de Veneza, em 2001.

 

Uma urna que vai atrás do eleitor é o mote para uma trama que revela o completo desinteresse da população de uma ilha distante pelas eleições.

 

Em uma praia deserta uma urna cai do céu presa a um para-quedas, e será transportada por uma funcionária da justiça eleitoral, que tem o dever de recolher os votos da população da ilha. Uma tarefa nada fácil para uma mulher, em uma comunidade que desconhece até mesmo os candidatos.

 

A programação da Sessão Cinéfila segue com os longas Dez, de Abbas Kiarostami (dia 4/7), Ouro Carmin, de Jafar Panahi (11/7) e Tartarugas Podem Voar, de Bahman Ghobadi (18/7). No último sábado a programação teve início com o longa O Balão Branco, de Jafar Panahi.

 

As sessões acontecem sempre às 12h de sábado, com ingresso promocional a R$ 5,00.

 

 

Serviço

Sessão Cinéfila – O Cinema Iraniano

Dias 20 e 27/6, 4, 11 e 18/7, às 12h

Local: Espaço Unibanco de Cinema – Rua Augusta, 1475 – Cerqueira César – São Paulo

Telefone: 11 3288-6780

Ingressos: R$ 5,00

 

 De 20 de junho a 18 de julho de 2009(Cinema Iraniano)

 

27 de junho

O Voto É Secreto (Raye Makhti)

Direção: Babak Pavani

Irã, 2001,100 min, cor   - Argumento de Mohsen Makhmalbaf

Elenco: Nassim Abdi, Cyrus AB, Youssef Habashi, Farrokh Shojall, Gholbahar Janghali.

Sinopse: Uma urna de eleições cai do céu presa em um para-quedas. Esse surreal acontecimento vai transformar a vida de um soldado que cumpre suas funções em uma praia deserta. Para seu espanto, logo depois chega a responsável pela urna, uma funcionária da justiça eleitoral encarregada de recolher os votos daquela comunidade.  Este dia realmente não será como os outros. O soldado deverá acompanhá-la em seu jipe.  Ao final do dia, vai perceber que uma eleição pode ser mais interessante do que ele poderia imaginar.

Prêmio Especial Melhor Diretor – Festival de Veneza 2001. Prêmio NetPac – Festival de Veneza. Prêmio OCIC – Festival de Veneza 2001. Prêmio Pasinetti – Festival de Veneza 2001

4 de julho

Dez

Direção: Abbas Kiarostami

Irã / França, 2002, 94 min, cor

Elenco: Abbas Kiarostami, Roya Arabshahi, Mandana Sharbaf, Amin Maher, Morteza Tabatabaei.
Sinopse: Dez seqüências na vida emocional de seis mulheres e os desafios com que elas se deparam num momento particular de suas vidas. Dez episódios que se passam em dias diferentes, mas sempre no carro de uma jovem mulher. Divorciada e recém-casada com outro homem, ela tem um filho do primeiro casamento, que, no entanto, não cansa de culpá-la por não agir dentro do código moral do Irã. Além de seu filho, ela dá carona a várias mulheres: uma prostituta, uma jovem apaixonada, uma senhora, criando um sensível retrato da feminilidade no Irã.

11 de julho

Ouro Carmim (Talaye Sorkh)

Direção: Jafar Panahi

Irã, 2003, 97 min, cor, 16 anos - Roteiro de Abbas Kiarostami

Elenco: Hossain Emadeddin, Kamyar Sheisi, Azita Rayeji, Shahram Vaziri,

Ehsan Amani, Pourang Nakhael, Kaveh Najmabadi, Saber Safael.

Sinopse: Numa joalheria de um bairro rico de Teerã, Hussein e seu cúmplice Ali praticam um assalto. Na verdade, trata-se de uma vingança contra o gerente da loja, que humilhou Hussein. A tragédia é inevitável. A partir desse episódio, o filme narra como Hussein chegou àquela situação limite. Ele é um homem desajeitado, que trabalha como entregador de pizza. Todas as noites ele se depara com um mundo que lhe é proibido, ao fazer entregas em apartamentos e casas de luxo, o que só agrava seu sentimento de humilhação. O filme ganhou prêmio do júri na mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes de 2003.

18 de julho

Tartarugas Podem Voar

Direção: Bahman Ghobadi

Irã/Iraque, 2004, 95 min, cor

Elenco: Soram Ebrahim, Avaz Latif

Sinopse: Em uma vila de curdos no Iraque, na fronteira entre o Irã e a Turquia, pouco antes do ataque americano contra o Iraque os moradores buscam desesperadamente uma antena parabólica para poder ter notícias via satélite. Um garoto mutilado que vem de outra vila com sua irmã e filho, prevê que a guerra esta cada vez mais perto.

Melhor Filme - CEC Award – Festival de San Sebastian 2004

 

(Encaminhado por Nair Lúcia de Britto - Comentarista de Cinema) 



Quer uma internet mais segura? Baixe agora o novo Internet Explorer 8. É grátis!

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454