quinta-feira, 25 de junho de 2009

Festival de Inverno de Cunha será lançado com exclusividade em SP

 

Congada e mostra de cerâmica marcam o lançamento do

16º Festival de Inverno de Cunha em São Paulo

 

 

Lançamento será na próxima terça-feira, 23 de junho, à partir das 17h, no Salão Nobre da Secretaria de Esporte e Turismo do Estado de São Paulo, no centro da capital. Na ocasião, autoridades de São Paulo e de Cunha apresentam aos paulistas as tradições de raiz caipira do Vale do Paraíba. Terá apresentação da Congada de São Benedito além de uma Mostra das Cerâmicas de Cunha, cidade conhecida por ser o pólo da cerâmica na América Latina.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O festival

 

Entre 03 de julho e 08 de agosto, acontece o 16º Festival de Inverno – Acordes da Serra, na estância climática de Cunha - localizada a 220 km da capital paulista e a 45 km das cidades das Guaratinguetá (SP) e Paraty (RJ), última parada da antiga estrada velha do ouro rumo ao porto de Paraty.

 

A programação aposta no folclore regional - marcada pela tradição de festas e danças regionais; na gastronomia caipira e requintada; em mostras de cinema regional; em shows de música que vão desde a combinação eclética da viola com violino, até MPB, sertanejo, orquestra de violas, grupo de “meninos violinos” e coral. De acordo com Otávio Kalckmann, diretor de turismo e cultura da cidade, o perfil do festival resgata valores do brasileiro, dando um toque especial ao evento. “Enquanto outros festivais destacam gastronomia requintada, música erudita e danças contemporâneas, Cunha evidencia suas tradições,”, diz Kalkmann, que destaca a grande importância da valorização dos costumes caipiras. “Estar num ambiente tipicamente caipira é estar próximo às nossas raízes”, declara.

Os organizadores esperam um público de pelo menos 50 mil turistas, que praticamente dobra o número do ano passado (mais que o dobro da população da cidade: 20 mil habitantes).

 

O festival conta com 60 atrações, sempre com entrada franca, que acontecem na Praça da Matriz, Parque Estadual Serra do Mar, Espaço Cultural Lavapés, Praça do Rosário e Espaço Cultural Elias José Abdalla. Entre os convidados especiais estão o cantor Peninha, o Trio Virgulino (forró pé de serra) e Dudu Nobre. Há também apresentações imperdíveis como os Tambores Japoneses – Taikô (dizem que o som de um grande tambor, o Taikô, se assemelha à batida do coração de mãe, ouvido e sentido no interior do ventre materno); da Catira (dança do folclore brasileiro em que o ritmo musical é marcado pela batida dos pés e mãos dos dançarinos); dos Violinos de Cunha (grupo formado por 50 crianças e adolescentes da comunidade carente que tem como meta formar uma pequena orquestra) e d tradicional Festa do Divino (celebração ao Espírito Santo que atrai multidões para as novenas e festejos como a Congada, Moçambique e Jongo).

 

Teatro, exposições, cavalgadas, caminhadas e opções gastronômicas diferenciadas completam o evento. As trilhas e o passeio até a Pedra da Macela, situada a 1.800 metros de altitude, de onde pode se avistar parte do litoral e Vale do Paraíba, são outras opções para quem gosta de natureza. Trekking e caminhadas na Estrada real também ganham destaque.

 

Os fãs da comida regional têm no Festival de Inverno de Cunha um prato cheio. Além de quiosques com comidas típicas e artesanato local na Praça da Matriz, o Festival Gastronômico vai envolver restaurantes e pousadas da cidade com cardápio eclético, que inclui fondue, sopas, frango caipira, canjiquinha, pratos elaborados com pinhão, leitão à pururuca, raclete e homenagem à França no Brasil.

 

Serviço:

Lançamento em São Paulo do 16º Festival de Inverno de Cunha – Acordes da Serra

Data: 23 de junho

Local: Salão Nobre da Secretaria de esporte e Turismo de São Paulo

Praça Antônio Prado, 09 – Centro

Fone: (11) 3241-5822

 

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454