sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

MAESTRO JOÃO CARLOS MARTINS

Encaminhado por Nair Lúcia de Britto - Jornalista

Não percam, no Roda Viva, segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010 às 22h00

João Carlos Martins

Segunda-feira o Roda Viva recebe o Maestro João Carlos Martins

A música clássica sempre esteve na sua vida, apesar dos percalços que sofreu. João Carlos Martins teve formação de pianista clássico e dos 9 aos 14 anos já acumulava cinquenta apresentações em auditórios.

Aos 19 anos, ele estreou nos Estados Unidos e decolou a carreira internacional que o marcou como um dos principais intérpretes do compositor alemão Johann Sebastian Bach. Aos 26 anos, João Carlos Martins passou a enfrentar os problemas que mais tarde paralisaram suas mãos.

Perder parcialmente o movimento das mãos tirou dele a possibilidade de tocar piano profissionalmente, mas não o impediu de seguir a sua trajetória na música. Após décadas de tratamentos e cirurgias, que o afastaram do piano, em 1995 João Carlos Martins voltou aos teclados. Em 2003, ele se despediu do piano e estudou regência para se tornar maestro.

Atualmente, o maestro João Carlos Martins realiza um projeto de popularização da música clássica e de inclusão social através da formação musical de jovens carentes e é regente da Filarmônica Bachiana Sesi/SP.

Participam como convidados entrevistadores:
Gilberto Dimenstein, integrante do Conselho Editorial do jornal Folha de S. Paulo, autor de livros educacionais e criador da Cidade Escola Aprendiz; Enio Squeff, artísta plástico e crítico musical; Nelson Kunze, diretor e editor da revista Concerto e Daniel Daibem, apresentador do programa Sala dos Professores da Rádio Eldorado.

Colaboradores:
Júlio Moraes, jornalista (http://twitter.com/juliomoraes) e Natália Antonio da Silva, estudante (http://twitter.com/natiantonia).
Mario Abel Bastos, assistente de fotógrafo (http://flickr.com/sandmanbras).

Apresentação: Heródoto Barbeiro

O Roda Viva é apresentado às segundas a partir das 22h00.
Você pode assistir on-line acessando o site no horário do programa.
http://www2.tvcultura.com.br/rodaviva
 


Faça compras on-line com mais segurança. Instale grátis o Internet Explorer 8.

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454