sexta-feira, 12 de março de 2010

Manuela Pontes

Encaminhado por Nair Lúcia de Britto - Jornalista

Caso não esteja visualizando esta mensagem, clique aqui.
A portuguesa Maria Manuela Pontes desembarca no Brasil em março com uma missão: quebrar o silêncio que se ergueu em torno do tema perda gestacional. Autora do livro Maternidade interrompida (Editora Ágora) e presidente da Associação Artémis em Portugal, que presta atendimento psicológico a mulheres que sofreram abort os espontâneos, ela fará uma palestra gratuita eManuela Pontes aberta ao público no dia 25 de março, das 20h às 22h, no B´nai B´rith. O evento, promovido pelo 4 Estações Instituto de Psicologia e pela Editora Ágora , visa a debater a questão, mostrando que a dor da perda gestacional é responsabilidade de toda a sociedade. Veja mais informações no final dessa mensagem.
Numa sociedade em que o aborto espontâneo adquire nuanças de seleção natural e a perda gestacional é vista e sentida como metáfora do verbo "esquecer", é imperativo falar sobre os bastidores dessa "epidemia" que cada vez mais atinge mulheres de diversas idades, classes e culturas. O medo da rejeição, a vergonha de ser julgada, o vazio da solidão, a falta de apoio em todos os níveis levam essas mulheres, na maior parte das vezes, à depressão profunda e ao isolamento.
Para a autora, o primeiro passo para quebrar um tabu é falar sobre ele. Ela tem experiência no assunto. Depois de perder dois bebês (ela é hoje mãe de dois filhos), resolveu quebrar o pacto de silêncio. Em sua palestra, ela abordará essa realidade tão dolorosa, permitindo que mulheres que já passaram por isso – e também suas famílias – sintam-se compreendidas e acolhidas. A psicóloga brasileira Maria Helena Pereira Franco, que assina o prefácio do livro Maternidade interrompida e é co-fundadora do 4 Estações Instituto de Psicologia, fará uma apresentação no início da palestra. O instituto é formado por um grupo de profissionais de Psicologia que criou uma proposta de atuação em serviços para perdas e luto, a partir da experiência junto a pessoas que passam ou passaram por situações de luto em sua vida pessoal ou profissional.
Clique aqui para saber mais sobre este livroNo livro Maternidade interrompida, Maria Manuela apresenta depoimentos sinceros e pungentes. As histórias revelam a necessidade de compartilhar a dor e de, por meio de uma espécie de catarse, sentir alívio e confiança para talvez tentar de novo.  "Existe um enorme silêncio ao redor do assunto, com nuances de um ta bu que deve ser quebrado. A perda gestacional destrói vidas, famílias. É preciso dignificá-la e conhecê-la para que, de forma correta e humana, possamos ajudar essas mulheres", afirma.
O livro é o complemento desse trabalho que Maria Manuela vem realizando há cerca de oito anos. "Ele é o meu rumo, a promessa que fiz de não cruzar os braços e a prova de que é possível sobreviver. Com ele, dou um sentido a tudo o que vivi", revela. Na obra, ela selecionou dezenas de depoimentos que ouviu e organizou durante seis meses – contribuição de mulheres que se encontram diariamente na associação para compartilhar o sentimento da perda irreparável.
Para mais informações sobre o livro, acesse o endereço http://www.gruposummus.com.br/detalhes_livro.php?produto_id=1172
 
Serviço:

Palestra sobre perda gestacional com Maria Manuela Pontes
Data:
25 de março
Horário: das 20h às 22h
Local: B´nai B´rith
Endereço:
Rua Caçapava, 105 - 4º andar – Jardim Paulista – São Paulo
Informações: 11-3891-2576 / email: info@4estacoes.com / site: www.4estacoes.com.

Realização:

 

Grupo Editorial Summus
Rua Itapicuru, 613, 7º andar - Perdizes CEP 05006-000 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 3872-3322 - Fax (11) 3872-7476

 



Fale com seus amigos do Messenger direto da Caixa de Entrada do Hotmail. Clique aqui

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454