terça-feira, 6 de setembro de 2011

Seminário Internacional da 8ª Bienal do Mercosul terá transmissão simultânea

Intitulado Ensaios de Geopoética, evento discutirá temas como geopolítica, territorialidade e identidade cultural. As vagas estão esgotadas, mas haverá transmissão simultânea. A 8ª Bienal do Mercosul tem patrocínio Master das empresas Gerdau e Petrobras

No dia 10 de setembro, data que marca o início das exposições da 8ª Bienal do Mercosul, acontece o Seminário Internacional Ensaios de Geopoética. Com um formato que mesclaconferências e performances, o seminário debaterá as questões abordadas no projeto curatorial da 8ª edição, apresentando diferentes perspectivas sobre geopolítica, territorialidade, fronteiras, nação e representação simbólica dos países. Artistas, pensadores, cientistas políticos, fundadores de micronações reais e fictícias, curadores e líderes comunitários de várias partes do mundo estarão reunidos no seminário para debater essas questões. O evento será realizado no Auditório Dante Barone da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, das 13h às 19h, com entrada franca. As vagas estão esgotadas, mas o seminário terá transmissão simultânea através do site da Bienal pelo link: mms://pwvideo1.procempa.com.br:8080/seminario.
Dividido em duas etapas, o seminário começa com a sessão Geopolítica/Geopoética, moderada porJosé Roca, curador geral da 8ª Bienal. A artista espanhola Cristina Lucas, integrante da mostraGeopoéticas, vai apresentar a animação digital Pantone (2007), com depoimentos “ao vivo” de historiadores. Os trabalhos de Cristina tratam de questões relacionadas à cartografia e sua relação com a economia, a autonomia política e a diferença. Em seguida, o presidente da Associação Comunitária Rosa Osório Marques – Quilombo Morro Alto, Wilson Marques da Rosa, aborda o significado de “território quilombola”, reivindicado pela entidade, a partir de uma reflexão sobre etnias e culturas.
Para falar sobre as relações entre geopolítica e mercado, foi convidado o antropólogo argentino, radicado no México, Néstor García Canclini, um dos principais pesquisadores de temas vinculados à cultura e à pós-modernidade desde um ponto de vista latino-americano. A professora Maria Adélia de Souza, catedrática de Direitos Humanos da Universidade Católica de Lyon, tratará do trabalho político do geógrafo Milton Santos, figura de destaque na reflexão sobre o desenvolvimento urbano dos países subdesenvolvidos.
A segunda sessão do Seminário inicia-se às 16h20, sob o tema Nação/Ficção e moderada porPablo Helguera, curador pedagógico da 8ª Bienal. A artista e escritora cubano-americana Coco Fusco abre a sessão falando sobre suas investigações atuais, partindo do tema de sua obra Els Segadors (The Reapers, 2001), que será apresentada na mostra Geopoéticas. A obra explora o tema da identidade regional na Catalunha através de seu hino.
Em seguida, o artista de Serra Leoa radicado na Eslovênia, Borut Vogelnik, fala sobre o coletivoIrwin, fundado em 1983 e integrado por ele e outros dois artistas. Vogelnik comentará também o projeto NSK, que consiste na criação de “um estado em tempo”, com funções políticas e burocráticas, através do qual o artista questiona os processos de construção de uma nação. O coletivo participa da 8ª Bienal do Mercosul como uma ZAP – Zona de Autonomia Poética, dentro da mostra Geopoéticas. O último convidado do seminário é o príncipe Michael de Sealand, que vai contar a curiosa história do Principado de Sealand, uma micronação de pouco mais de 500 m² fundada em 1967 numa antiga base naval construída pelo Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial. Após ambas as sessões haverá debates de meia hora de duração.
Serviço
Seminário Internacional Ensaios de Geopoética
10 de setembro, das 13h às 19h
Auditório Dante Barone – Assembléia Legislativa
Praça Marechal Deodoro, 101 - 1º Andar – Porto Alegre – RS
Vagas Esgotadas
Transmissão simultânea através do link mms://pwvideo1.procempa.com.br:8080/seminario
Informações: telefone 3254 7500 projetopedagogico@bienalmercosul.art.br

Programação
Seminário Internacional Ensaios de Geopoética
Primeira Sessão - Geopolítica/geopoética
Moderador: José Roca, Curador geral

13h às 13h45
Pantone (Vídeo/Performance): Cristina Lucas (com historiadores locais)

13h50 às 14h10
Apresentação: José Roca

14h15 às 14h35
Quilombos: Wilson Rosa

14h40 às 15h
Geopolítica e mercado: Néstor García Canclini

15h05 às 15h25
Milton Santos, o trabalho político do geógrafo: Maria Adélia de Souza

15h30 às 16h
Debate

Intervalo: 20 minutos

Segunda Sessão - Nação/ficção
Moderador: Pablo Helguera, Curador Pedagógico

16h20 às 16h30
Apresentação: Pablo Helguera

16h35 às 17h20
Conferência sobre a obra Els Segadors (The Reapers, 2001): Coco Fusco

17h25 às 17h45
IRWIN / NSK: Borut Voelgnik

17h50 às 18h10
Entrevista: Príncipe Michael de Sealand
Por: Pablo Helguera

18h15 às 18h45
Debate

Perfis dos palestrantes
Cristina Lucas - Integrante da mostra Geopoéticas, vive em Madri, Espanha, e na Holanda. Seu trabalho aborda o poder – religioso, político ou patriarcal – desde diversas perspectivas , utilizando o humor como uma estratégia para nunca cair na denúncia nem no panfleto e efetuando sua crítica a partir de uma posição feminista .
Wilson Rosa - Liderança do Movimento Negro e referência da luta pelos quilombos desde 1995, esteve no Congresso americano com o presidente Barack Obama em função do trabalho no Quilombo Morro Alto, além de ter participado de publicações nacionais e internacionais.
Néstor García Canclini - Antropólogo e crítico cultural, autor de obras como “Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da Modernidade” (1999) e “Consumidores e cidadãos” (1995), é professor e pesquisador da Universidad Autónoma Metropolitana, onde trabalha desde 1990. Em suas pesquisas sobre as relações entre culturas e mídias, cunhou o termo “hibridação cultural”.http://nestorgarciacanclini.net
Maria Adélia de Souza - Professora titular convidada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e professora titular aposentada da Universidade de São Paulo, é presidente do TERRITORIAL – Instituto de Pesquisa, Informação e Planejamento –, atua na área de Planejamento Urbano e Regional e é autora da primeira política nacional de desenvolvimento urbano. http://www.territorial.org.br/
Coco Fusco – Utilizando a ficção como estratégia para refletir sobre questões de gênero, raça e noções de dominação entre indivíduos ou nações, debate temas identitários inspirados pelo feminismo, pela arte política e pela crítica institucional. Atualmente vivendo em Nova Iorque, atua como educadora e acadêmica no âmbito da multimídia e da performance. http://www.thing.net/~cocofusco/
Borut Vogelnik - Radicado em Liubiana, capital da Eslovênia, é um dos criadores do coletivo Irwin, mais tarde incorporado a um grupo mais amplo de artistas conhecidos como Neue Slovenische Kunst (nova arte eslovena, em alemão). http://www.nskstate.com/
Príncipe Michael de Sealand - Herdeiro do Principado de Sealand desde 1999, é filho do ex-major do exército britânico Paddy Royal Bates, fundador da micronação, localizada a 11 km da costa oeste da Grã-Bretanha. Em 1987, Michael foi tomado como refém por um grupo de alemães e holandeses que invadiram o território. Um contra-ataque resultou na prisão dos sequestradores, que mais tarde foram liberados, após negociações com um diplomata do governo alemão.

8ª Bienal do Mercosul - informações gerais
Cerimônia oficial de abertura: 09 de setembro de 2011
Período: 10 de setembro a 15 de novembro de 2011
Todos os dias da semana, das 09h às 21h, com entrada franca
Porto Alegre, RS, Brasil
Acesse www.bienalmercosul.art.br para acompanhar as novidades do projeto. Leia o blog dos curadores e acompanhe o dia-a-dia da concepção e produção do evento:www.bienalmercosul.art.br/blog. Siga a Bienal no twitter e no facebook:http://twitter.com/bienalmercosul e www.facebook.com/bienaldomercosul.

Para referência – 8ª Bienal do Mercosul
8ª Bienal do Mercosul será realizada de 10 de setembro a 15 de novembro de 2011, em Porto Alegre/RS. Sob o título Ensaios de Geopoética, a 8ª edição da Bienal trata da territorialidade e sua redefinição crítica a partir de uma perspectiva artística. Reúne 105 artistas de 31 países que desenvolvem obras relevantes para discutir noções de país, nação, identidade, território, mapeamento e fronteira sob os aspectos geográficos, políticos e culturais.
O projeto curatorial está composto por sete grandes ações, abordadas por meio de estratégias expositivas e ativadoras: Casa M, Cadernos de Viagem, Continentes, Além Fronteiras, Cidade Não Vista, Geopoéticas e uma exposição do artista homenageado Eugenio Dittborn.
Casa M, um dos projetos-chave da 8ª Bienal do Mercosul, é um espaço de encontro para a comunidade artística local, pessoas interessadas em arte e cultura, professores e estudantes de arte e áreas afins. Localizada no centro de Porto Alegre (Rua Fernando Machado, 513), a Casa M iniciou suas atividades no final de maio e terá a duração de sete meses. Workshops, conversas, cursos para professores, residências curatoriais, um programa experimental de exposições e apresentações artísticas de diversas linguagens fazem parte da programação. O local conta com espaço de convivência, sala de leitura, pátio, ateliê, sala para projeção de vídeos, entre outros ambientes.
Os espaços expositivos que irão receber as mostras da Bienal são os Armazéns do Cais do Porto, o Santander Cultural, o MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul e diversos espaços da capital e de outras cidades do RS.
Mais de vinte cidades do Rio Grande do Sul receberão artistas, obras, exposições e atividades pedagógicas, entre elas Bagé, Caxias do Sul, Ijuí, Montenegro, Pelotas, Santa Maria , Santana do Livramento, São Miguel das Missões e Teutônia.
Projeto Pedagógico da 8ª Bienal do Mercosul contempla ainda atividades de formação de professores e mediadores, oficinas, conversa com o públicos, seminários, publicações destinadas a diversos públicos e, especialmente, a programação da Casa M. Agendamento de visitas guiadas, transporte gratuito para escolas públicas e atividades variadas serão oferecidos ao público visitante durante o período da mostra.
equipe curatorial é composta de sete profissionais latino-americanos: José Roca (Colômbia) – curador geral, Pablo Helguera (México) - curador pedagógicoAlexia Tala (Chile), Cauê Alves(Brasil) e Paola Santoscoy (México) - curadores adjuntos, Aracy Amaral - curadora convidada eFernanda Albuquerque (Brasil) - curadora assistente.
Exposições e atividades
Artista homenageado: Eugenio Dittborn – mostra das Pinturas Aeropostais do artista chileno, referencial na América Latina. Em exposição em Porto Alegre no Santander Cultural, com itinerâncias em três cidades do Rio Grande do Sul: Caxias do Sul, Bagé e Pelotas.
Cadernos de Viagem – expedições de artistas em nove regiões do RS entre os meses de abril, maio, junho, julho e agosto. Os resultados estão sendo exibidos em mostras individuais em institutições culturais de diversas cidades do RS e, no período da Bienal, em exposição coletiva no Armazém A7 do Cais do Porto, em Porto Alegre.
Casa M – espaço dedicado à promoção, ao desenvolvimento e ao intercâmbio artístico, localizado no centro de Porto Alegre, e que traz uma intensa programação cultural. Em funcionamento desde de Maio.
Cidade Não Vista – obras de arte em nove locais do centro de Porto Alegre, que destacam estes lugares e privilegiam a experiência e o sensorial.
Continentes – sete espaços independentes internacionais realizam atividades em caráter de residências artísticas em três espaços independentes do Rio Grande do Sul, nas cidades de Porto Alegre, Caxias do Sul e Santa Maria. Este projeto tem como objetivo a troca de experiência e a formação de redes de intercâmbio.
Geopoéticas – exposição nos Armazéns A4, A5 e A6 do Cais do Porto, em Porto Alegre , com obras e artistas que põem em cheque a noção de nacionalidade. Mostrará diversas formas de medir e representar o mundo. Algumas micronações - pequenas nações com ou sem território – também farão parte desta exposição como zonas de autonomia poética – ZAPs.
Além Fronteiras – uma visão crítica da paisagem do Rio Grande do Sul mostrada através de obras inéditas de nove artistas e peças de acervos de museus do Estado. Estará em cartaz no no MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454