fotos Guilherme Isnard
QUIMONOS E GRAVURAS
"A Arte do Quimono e As Gravuras Japonesas do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios" é a Mostra que acontece a partir desta terça feira (28), no Palácio dos Bandeirantes onde serão expostos cerca de 30 quimonos que ajudam a contar a história da imigração japonesa no Estado de São Paulo A exposição marca os 105 anos da imigração japonesa no Brasil e os 35 anos da fundação do Museu da Imigração. A exposição acontece até
Além disso, o público poderá conhecer 30 gravuras – as "Ukiyo-e" do século XIX, cuja técnica envolve um processo de impressão sobre papel de palha de arroz – similar à xilogravura –, e temática que aborda o teatro kabuki, as mulheres de entretenimento, também conhecidas como figuras bonitas, e os guerreiros Samurais
Esta importante coleção, que pertence ao Acervo dos Palácios, passou a ser investigada no final de 2012 pela Comissão de Pesquisa do Acervo, explica a Curadora, Ana Cristina Carvalho, "pois a autoria e a data de produção eram desconhecidas".
Dezessete estampas são alegorias a histórias de guerreiros samurais contadas em verso e imagens, compondo narrativas, outra grande categoria temática abordada no ukiyo-e. As cenas variam entre retratos individuais de combatentes armados a cenas de batalha.
A autoria é atribuída a Utagawa Kuniyoshi, proeminente artista do final do período Edo, particularmente conhecido pelas composições de guerreiros. Foram identificadas gravuras similares no British Museum e na Galerie AM Hau Der Kunst.
Serviço
Local: Palácio dos Bandeirantes.
Avenida Morumbi, 4.500 – Portão 2 – São Paulo
Data: 28 de maio a 28 de julho
Horário: de terça-feira a domingo, das 10h às 17h
Entrada: gratuita e acessível a pessoas com deficiência
Informações: (11) 2193 8282 ou monitoria@sp.gov.br
Grupos acima de 10 pessoas - agendamento em http://www.acervo.sp.gov.br/
Todas as visitas são acompanhadas por educadores
Nenhum comentário:
Postar um comentário