Celular na mão, ferramentas de mapeamento online gratuitas e a vontade de coletar dados de maneira colaborativa. No início de maio, estudantes da PUC-SP e interessados em geral poderão viver esta experiência, que vem ganhando cada vez mais adeptos em todo o mundo, ao participar da oficina Geocolaboração: pensar globalmente e mapear localmente.
Organizada pelos professores José Cossermelli e Márcia Cabreira (ambos do Depto. de Geografia PUC-SP), a oficina será realizada por uma autoridade no assunto: Arlete Meneguette, que trabalha no Google e é docente do Depto. Cartografia da Unesp.
O evento acontecerá no campus Monte Alegre (sala 100-A e laboratórios de informática), dias 5, 6 e 7/5, das 19 às 22h. Para participar, é preciso realizar inscrição até 30/4, pelo site www.pucsp.br/hierarquia/evento/inscricao-geocolaboracao. As vagas são limitadas.
A oficina será dividida em três etapas. No dia 5/5, se realiza o Geowalk, quando os participantes circularão pelo entorno do campus Monte Alegre, definindo elementos a serem mapeados e realizando levantamento de campo. No dia 6/5, é a vez do MapUp, mapeamento usando produtos Google Geo. O último dia, 7/5, é a vez do FollowUp, um pós-mapeamento, com apresentação dos resultados da oficina e reflexão sobre a importância da geocolaboração para a sociedade do conhecimento.
"A geocolaboração permite aos neocartógrafos o compartilhamento do conhecimento sobre sua comunidade, favorece o empoderamento desta realidade e contribui para a educação geográfica", afirma Cossermelli. Segundo o docente, o que se espera com a oficina é proporcionar uma formação inicial de capacitadores, pessoas que depois poderão multiplicar a experiência em suas comunidades.
Os participantes poderão acessar artigos da professora Arlete Meneguette e se preparar para a oficina por meio do link: https://unesp.academia.edu/ArleteMeneguette/Papers. Arlete é formada
Nenhum comentário:
Postar um comentário