quarta-feira, 30 de abril de 2014

USP promove ciclo de cinema e teatro mexicano


Com atividades na Tenda Cultural Ortega y Gasset, Cinusp e SP Escola de Teatro, programação reflete sobre os limiares entre as artes cênicas e o cinema

 

No mês de maio, o cinema e o teatro mexicano são os principais objetos de estudo da USP. Trata-se do ciclo de cinema e teatro mexicano promovido pela XIII Sessão da Cátedra Ingmar Bergman em Cinema e Teatro da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) que acontece de 5 a 18 de maio e que engloba uma mostra de cinema no Cinusp eCentro Universitário Maria Antônia, leituras dramáticas na SP Escola de Teatro e mesas de debate na Tenda Cultural Ortega y Gasset.

 

Realizado em parceria com a Cátedra Ingmar Bergman da UNAM, o projeto visa estreitar as relações culturais entre esta instituição de ensino e a USP, bem como trazer à tona a discussão acerca da cultura mexicana em suas diversas vertentes e seus processos de desenvolvimento dentro dos ambientes universitários mediante seus contextos políticos.

 

Com grandes destaques do cinema mexicano em sua programação, a Sessão inclui uma mostra Tesouros do Cinema Mexicano em Quatro Tempos no Cinusp com quatro módulos distintos: "Clássicos do Cinema Mexicano","Documentários Contemporâneos""Ficções Contemporâneas" e "Tesouros em Curta-Metragem" -- boa parte dos filmes vindos da cinemateca da UNAM e inéditos no Brasil.

 

A programação da mostra conta com títulos como Los Olvidados, de Luis Buñuel, Salón México, de Emílio Fernández, Redes, de Paul Strand, Güeros, de Alonso Ruiz Palacios e Los Insólitos Peces Gato, de Clauda Sainte-Luce, bem como documentários e curta-metragens.

 

Ainda como parte da Sessão, o Programa Tusp de Leituras Públicas leva as leituras dramáticas acerca do teatro mexicano contemporâneo para a SP Escola de Teatro em encontros abertos com mediação da equipe artística e dramaturgia de diversos autores. Já tendo realizado um ciclo de leituras públicas do teatro brasileiro na UNAM em 2013, esta programação reforça os laços culturais entre as duas universidades.

 

Já a Tenda Cultural Ortega y Gasset dará espaço as atividades reflexivas da Sessão da Cátedra, com mesas de debate, conferências e bate-papos voltados para a educação cênica, a presença do cinema e do teatro nas universidades e a institucionalização do ensino cultural. É a primeira vez que a Sessão da Cátedra é realizada fora do território mexicano.

 

SERVIÇO:

MOSTRA CINEMA MEXICANO EM QUATRO TEMPOS De 5 a 18 de maio. CinuspDe segunda à sexta-feira, com sessões às 16h e às 19h.Centro Universitário Maria AntôniaDe sexta à domingo, com sessões às 20h às sextas e às 18h e 20h aos sábados e domingos. Gratuito.

 

PROGRAMA TUSP DE LEITURAS PÚBLICAS - De 6 a 9 de maio, às 19h30. DF Bipolardia 6 de maio, às 19h30Lascuráin ou A Brevidade do Poderdia 7 de maio às 19h30Maracanazodia 8 de maio, às 19h30Auto Retrato em Sépia e Um Lar Sólidodia 9 de maio, às 19h30.Gratuito.

 

SESSÃO DA CÁTEDRA INGMAR BERGMAN EM CINEMA E TEATRO - De 5 a 9 de maio. Mesa de Abertura5 de maio, quarta-feira às 19h.Espetáculo - La Banda Del Automóvel Gris: 5 e 6 de maio, segunda e terça-feira às 20hConferências Magistrais - Educação Cênica e Direitos Culturais em Tempos de Violência Social: 7 de maio, quarta-feira, às 20h. Teatralidade da Violência - Necroteatro: 8 de maio, quinta-feira, às 20h. Mesas de Reflexão -A Presença do Cinema e do Teatro Nas Universidades e Criação de Públicos: 6 de maio, segunda-feira, às 15h. Escolas de Teatro, Visão e Futuro na Educação Teatral7 de maio, terça-feira, às 15h. Escolas de Cinema, Visão e Futuro8 de maio, quarta-feira, às 15h. Panoramas do Documentário no México e no Brasil9 de maio, quinta-feira, às 15h. Gratuito.

 

 

 

TENDA CULTURAL ORTEGA Y GASSET - Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo - Endereço: Rua do Anfiteatro, s/n (Praça do Relógio) - Cidade Universitária, Butantã, São Paulo. Lotação: 565 lugares. Telefone: 3091-1933 / 3091-1778. Online:http://prceu.usp.br/tendaculturalortegaygasset.

 

CINUSP - Endereço: Sala Cidade Universitária: Rua do Anfiteatro, 181 - Colmeia, Favo 04, Cidade Universitária. Lotação: 100 lugares.Centro Universitário Maria Antônia: Rua Maria Antônia, 294, Consolação. Lotação: 70 lugares. Online: http://usp.br/cinusp/

 

SP ESCOLA DE TEATRO: Praça Roosevelt, 210 – Centro. Lotação: 100 lugares. Telefone: (11) 3775-8600. Online:http://spescoladeteatro.org.br

Sala R1 - Espaço Multiuso - 1º andar

 

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454