terça-feira, 5 de maio de 2015

Paço das Artes abre mostra da artista visual Cristina Ataíde




O Paço das Artes –instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo-- abre a exposição Percursos de deriva, da artista visual portuguesa Cristina Ataíde no dia 12 de maio, às 19h.

Fruto de percursos na natureza, a mostra é composta por dois trabalhos: Caminha Comigo, um site specific para o Espaço do Quadrado, e no entanto a cidade..., desenvolvido para a Sala de Vídeo. A curadoria é de Priscila Arantes, diretora artística e curadora do Paço das Artes.

Priscila Arantes afirma que o convite do Paço das Artes a Cristina Ataíde surgiu devido ao interesse na discussão do desenho expandido proposto pela artista, que se transforma em esculturas. “Além de fazer intersecção de linguagens, a artista cria um grande panorama a partir de caminhadas em espaços diversos. É o ato de andar pela cidade como espaço ligado ao conhecimento. Neste sentido, Percursos em deriva dialoga com a teoria da deriva, de Guy Debord”, diz.

Uma das características marcantes do trabalho da artista é a elaboração de listas. Para esta mostra, Ataíde criou uma lista com quase todas as montanhas do mundo, dentre elas, muitas das quais já escalou como a Serra do Mar com a sua densa Mata Atlântica, em 2012. Esta extensa lista ocupa as paredes laterais do espaço e as montanhas percorridas pela artista aparecem destacadas na cor vermelha.

Este projeto elaborado especialmente para o Espaço do Quadrado é uma reconstrução emocional desse percurso. Uma pequena montanha colocada no chão do espaço liga-se por um fio vermelho a um desenho fixado no céu/ teto, unindo-se, a outra montanha fixada no muro que limita o espaço, como se pairasse a meio caminho. Assim, cresce, sobe e transforma-se no espaço total.

Esse desenho no teto é a memória dessa montanha, da sua superfície e dos seus relevos. “Um desenho minucioso que me fará regressar a esse lugar de sensações tão fortes. Desenhado com lápis glasochrom de um vermelho intenso, cor que se repete no pigmento que cobre todo o chão do espaço, numa suave camada de pigmento e que agregará todos os elementos”, explica a artista. 


Já o trabalho criado para a Sala de Vídeo é uma tentativa de se aproximar da população da capital paulista por meio de caminhadas e diálogos. Cristina Ataíde cria desenho em frottage com 27m de comprimento por 2 m de altura, em que retrata as ruas de São Paulo, lugares emblemáticos e problemáticos da cidade, como o Largo São Bento, a 25 de março, a Cracolândia, o Bairro Belém, o Carumbé, o entorno do Paço das Artes (no bairro do Butantã e Cidade Universitária), entre outros. “Captar essa pele da cidade, calcando os seus relevos, as peculiaridades, desenhando in loco é uma forma de conhecê-la melhor, cm por cm e passar a lhe pertencer. É uma forma de trazer um pouco da cidade comigo e para dentro da galeria”, diz.

No desenho, aparecem também nomes de ruas e de transeuntes com quem conversou enquanto trabalhava ao ar livre e até frases ditas por eles. Por fim, para reorganizar todo esse grande panorama, ela traça o mapeamento de suas caminhadas.

Workshop "DESENHAR com a PAISAGEM"

Nos dias 13, 14 e 15 de maio, das 14h às 17h, Cristina Ataíde ministrará pela segunda vez uma oficina gratuita de desenho no Paço das Artes. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail educativo@pacodasartes.org.br ou telefones (11) 3814-4832 / 3814-4895.

Sobre a artista

Cristina Ataíde (www.cristinataide.com)

Nasceu em Viseu. Vive e trabalha em Lisboa. Licenciada em Escultura pela ESBAL, Lisboa. Frequentou o Curso de Design de Equipamento da ESBAL. Foi diretora de produção de Escultura e Design da Madein, Alenquer de 1987 a 1996, onde trabalhou com Anish Kapoor, Michelangelo Pistolleto, Keit Sonnier, Matt Mullican, entre outros. Professora convidada na Universidade Lusofona, Lisboa de 1997 a 2012.
A sua obra feita muitas vezes em viagem, transita entre a escultura e o desenho passando pela fotografia e vídeo. Expõe individual e em grupo desde 1984 em Portugal e no estrangeiro. Destacando as individuais 2014: Esperando que Nieve, Centro de Arte de Alcobendas, Madrid | ES; 2013: DESLOCAMENTO(S), com Isaque Pinheiro, Centro Cultural Sistema Fiep, Curitiba, BR. 2012, Itinerário da Mente para a Luz (d’aprés São Boaventura) com José Rufino (curadora Fátima Lambert), Mosteiro de S. Bento, São Paulo| BR e La Montaña Magica/ Der Zauberberg, Galeria Magda Bellotti, Madrid| ES. LAR, DOCE LAR… Instalação/ residência, Carpe Diem, Arte e Pesquisa, Lisboa. 2011: Frames e Mares com Marcela Camelo, no Sesc de Caruaru |BR; 2010, Suspender o ar, Casa da Cerca, Almada*; em 2005, depois tb florescem, Pavillhão Branco, Museu da Cidade, Lisboa*.2003, (im)permanências, Galeria Luiz Serpa, Lisboa *.



SERVIÇO
Percursos em deriva | Cristina Ataíde
Curadoria: Priscila Arantes
Abertura: 12 de maio de 2015 >> terça-feira >> 19h
Visitação: até 5 de julho de 2015
Grátis | Livre
Workshop "DESENHAR com a PAISAGEM" >> 13, 14 e 15 de maio >> 14h às 17h
Agendamento de visitas orientadas e inscrições para workshop: educativo@pacodasartes.org.br ou (11) 3814-4832 / 3814-4895.

Paço das Artes
Avenida da Universidade, 1, Cidade Universitária, São Paulo/SP; tel.: (11) 3814-4832 / 3814-4895
Horários: Quartas a sextas-feiras >> 10h às 19h; sábado e domingo>> 11h às 18h


Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454