terça-feira, 15 de março de 2016

UFSCar cria Programa de Pós-Graduação em Gerontologia

 

Agregando pesquisadores de diferentes áreas da Saúde, mestrado está voltado à produção de conhecimento sobre a prevenção do envelhecimento fragilizado e sobre políticas públicas para a população envelhecida

No início deste mês, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou a aprovação de mais um curso de mestrado acadêmico na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar): o mestrado em Gerontologia. Com os novos cursos, a UFSCar soma o total de 43 mestrados acadêmicos, 7 mestrados profissionais e 30 doutorados em seus campi, além da participação em dois outros mestrados profissionais em rede nacional.
O novo mestrado está organizado em duas linhas de pesquisa – "Saúde, Biologia e Envelhecimento" e "Gestão, Tecnologia e Inovação em Gerontologia" – e é multidisciplinar, agregando pesquisadores de diferentes áreas da Saúde envolvidos na produção de conhecimento sobre a prevenção do envelhecimento fragilizado e sobre políticas públicas para a população envelhecida. A Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia (PPGero), Márcia Regina Cominetti, explica que o mestrado vem complementar a formação de profissionais graduados pela UFSCar, que abriu o primeiro curso de graduação em Gerontologia de universidades federais em 2008, e que a expectativa é a de alavancar a pesquisa básica sobre o processo de envelhecimento. "Temos urgência no desenvolvimento do conhecimento científico em Gerontologia focado nas diferentes realidades sociais existentes no Brasil, que possa se refletir em ações e políticas públicas que contribuam na redução de situações como a fragilidade e da incidência de incapacidade na população idosa. Nosso mestrado será o quarto do Estado e o único fora da região metropolitana de São Paulo, o que nos traz grandes expectativas de formação no Interior, onde percebemos uma demanda reprimida ao longo dos últimos anos", afirma Cominetti.
A docente conta que a proposta encaminhada à Capes foi desenvolvida coletivamente por um grupo de docentes da UFSCar que se debruçou sobre as necessidades da produção de conhecimento interdisciplinar na área. "Propor o PPGero foi uma meta estabelecida pelos docentes, que ao longo dos últimos anos se prepararam para essa proposta, buscando recursos de apoio à pesquisa, orientando alunos de iniciação cientifica, credenciando-se em programas já existentes e realizando estágios de pós-doutorado, além do incremento em suas produções científicas", relata.
"Com mais esse programa de pós-graduação, temos concretizado um salto, um desenvolvimento da área da Saúde na UFSCar que chama a atenção. Parabenizo todos os docentes envolvidos, especialmente por se tratar de uma área emergente, fomentada a partir de um departamento novo, o Departamento de Gerontologia, criado em 2012", registra a Pró-Reitora de Pós-Graduação da Universidade, Débora Cristina Morato Pinto. Já o Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, destaca a interface do desenvolvimento da área na Universidade com a extensão. "Lembro-me de, quando eu fui Pró-Reitor de Extensão, no final da década de 1990, termos debatido um projeto de levantamento das necessidades dos cuidadores de idosos, a partir do qual se pretendia iniciar um processo de formação, produção de conhecimento e extensão na área. Daí vieram o curso de graduação, o Departamento de Gerontologia e, agora, o mestrado, em uma configuração exemplar no que diz respeito à indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão", resgata o dirigente.
O PPGero realizará seu processo seletivo ainda em 2016, em datas a serem definidas nas próximas semanas. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail gerontologia@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-9628.

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454