sexta-feira, 27 de maio de 2016

Os arquivos do comunismo e a problemática da sua preservação


Os arquivos do comunismo e a problemática da sua preservação
Debate Cedem/Unesp ocorre dia 31/05, 3ª feira, às 18h30
[24/05/2016]
Arquivos do comunismo, do que estamos falando? Os documentos de partidos políticos comunistas, especialmente os de países do "socialismo real", como também dos movimentos sociais, políticos e culturais além dos partidos. Estes revelam-se como importantes fontes para a história política, social e cultural do século XX e de seus atores, alçando seus arquivos à categoria de patrimônio mundial. Neste contexto, levantam-se algumas questões a serem tratadas, como a possibilidade em falar sobre "revolução dos arquivos" e a discussão em torno de quais são as fontes de informação e os tipos de acesso a elas existentes.
Experiências como o Comintern Online – o maior projeto internacional de digitalização dos arquivos russos até o momento realizado – destaca-se no cenário. O impacto decisivo da abertura desses arquivos para a historiografia, a estrutura governamental da qual derivam e as possibilidades de investigação sobre o comunismo, do bolchevismo, do estalinismo e da história do século XX, em geral, serão tratadas nesse debate. Assim como, os avanços nesse campo do conhecimento, além do que é preciso fazer para garantir a preservação e o acesso livre aos documentos.
Expositor
- Prof. Dr. Bernhard H. Bayerlein, professor, historiador e romancista. Pesquisador sênior do Instituto para os Movimentos Sociais (ISB) da Universidade do Ruhr, Bochum, Alemanha. Tem se dedicado aos estudos e publicações em história transnacional do comunismo, em ciências sociais, sobre a França, Espanha e Portugal, além de atividades em projetos internacionais em arquivos e humanidades digitais. É fundador e editor do “The International Newsletter of Communist Studies”, e co-editor do Anuário de Estudos sobre o Comunismo (Berlim).
Debatedor
Prof. Dr. Dainis Karepovs, possui doutorado em História Econômica pela USP e pós-doutorado em História pela UNICAMP. Tem experiência na área de história, com ênfase em História do Movimento Operário e dos Trabalhadores Brasileiros. Especialista nos seguintes temas: comunismo no Brasil, Internacional Comunista (Comintern), história das organizações trotskistas brasileiras e história das edições de esquerda no Brasil no século XX.
Mediação
Profa. Dra. Sonia Troitiño, coordenadora do Centro de Documentação e Memória da UNESP – CEDEM e professora do Departamento de Ciências da Informação da UNESP-Marília. Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo. Possui formação em Patrimônio Cultural pela Fundación Duques de Sória/Ministério de Cultura de España e em Arquivística pela Fundación Sanchez-Albornoz/Universidad de Valladolid (Espanha).
Inscrições gratuitas:
Data e horário: 31/05/2016, 3ª feira às 18h30
Local: Praça da Sé, 108 – 1º andar (metrô Sé)
*** Certificado de participação a ser retirado no evento
Duração: 2h30
Informações: (11) 3116–1701

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454