sexta-feira, 7 de outubro de 2016

UFSCar sedia Congresso Internacional de Teoria Crítica

Décima edição do evento acontece entre 10 e 14 de outubro, no Campus São Carlos da Universidade

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) será sede do X Congresso Internacional de Teoria Crítica: “Tecnologia, Violência, Memória”, que será realizado entre os dias 10 e 14 de outubro, no Campus São Carlos da Instituição. Ao propor o tema, o Grupo de Estudos e Pesquisa "Teoria Crítica e Educação" pretende debater aspectos ambivalentes relacionados com a tecnologia, que expressa simultaneamente potencial de emancipação e de aprisionamento das condições de liberdade, de expressão e de regressão dos sentidos. 
O evento, que está sendo organizado na UFSCar pelos professores Antônio Álvaro Soares Zuin e Luiz Roberto Gomes, ambos do Departamento de Educação (DEd), será constituído por conferências, mesas-redondas, além de Comunicações Científicas, produzido por doutores, doutorandos e mestres, e de Pôsteres, de mestrandos e graduados. Entre os participantes estão pesquisadores como Michael Löwy (Centre National de la Recherche Scientifique – França), Mateu Cabot e Pablo Buron (Universitat de les Illes Ballears – Espanha), José Antônio Zamora (Centro de Ciencias Humanas y Sociales de Madri) e Miguel Vedda (Universidad de Buenos Aires). 
Criado em agosto de 1991, o Grupo de Estudos e Pesquisa “Teoria Crítica e Educação” tem uma trajetória de 25 anos que se caracteriza pela produção coletiva, multidisciplinar e interinstitucional para, com o propósito de atualizar o pensamento da primeira geração dos clássicos frankfurtianos, diagnosticar, buscar o esclarecimento e trazer contribuições teóricas e práticas visando a compreensão das contradições da sociedade tecnológica, imagética e geopoliticamente centrada na hegemonia do capital, na competição mercantilista e na influência da indústria cultural contemporânea.
As inscrições podem ser feitas até 13 de outubro, no endereço eletrônico http://bit.ly/2cDdS1g. Mais informações, incluindo a programação completa, podem ser obtidas no site do evento www.unimep.br/teoriacritica.

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454