sábado, 10 de setembro de 2011

IV Seminário Nacional de Formação de Professores: Pesquisa Autobiográfica, Histórias de Vida e Perspectivas da Docência no Meio Rura


Olá, vimos por meio deste convidar todos os interessados para participar do IV Seminário Nacional de Formação de Professores: Pesquisa Autobiográfica, Histórias de Vida e Perspectivas da Docência no Meio Rural, a realizar-se de 25 a 29 de Outubro de 2011, na UFSM, em Santa Maria/RS.

Para maiores informações, acessar o site: www.ufsm.br/gepfica e o e-mail:seminarionacionalrural@hotmail.com

O período de envio de trabalhos estará aberto até 01/10/2011.

Contamos com a participação de todos!

Vagas Limitadas: 160

Atenciosamente,
Profa Dra Helenise Sangoi Antunes – PPGE/UFSM
Graziela Franceschet Farias – Acadêmica Doutorado  em Educação – PPGE/UFSM
Membros da Comissão Organizadora GEPFICA/UFSM

GEPFICA - Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação inicial, Continuada e Alfabetização Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
Prédio 16
Sala 3332A 

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Memorial da Inclusão recebe obras do Museu Afro


Obras como instrumentos musicais, estatueta e máscaras africanas estão disponibilizadas para pessoas com deficiência
        Até o mês de outubro, o Memorial da Inclusão irá expor obras do Museu Afro Brasil para a apreciação das pessoas com deficiência. Trata-se de obras do Programa Singular Plural do Museu Afro Brasil, destinado para grupos de pessoas com deficiência física e sensorial.
Os visitantes podem encontrar instrumentos musicais, estatueta, máscara africanas e os objetos peculiares a alguns orixás (divindades), como o espelho de Iemanjá (feito de metal e espelho) e o machado de Xangô, de madeiraAs obras abordam temas como a religião, o trabalho, a arte e a escravidão, que registram a trajetória histórica e as influências africanas na construção da sociedade brasileira.

O Memorial da Inclusão aborda cada uma das quatro deficiências - auditiva, visual, intelectual e física – e conta com atrações como a Sala Preparatória dos Sentidos: um local escuro com painéis de texturas diversas, alteração de temperatura e sensores sonoros e olfativos. O espaço também pode ser visitado através do site www.memorialdainclusao.sp.gov.br. Por meio de uma plataforma 3D, os visitantes se sentem dentro do Memorial e podem acessar textos e áudios em três versões (português, inglês e espanhol).
Inaugurado no dia 3 de dezembro de 2009, o Memorial da Inclusão: os Caminhos da Pessoa com Deficiência tem o propósito de reunir em um só espaço fotografias, documentos, manuscritos, áudios, vídeos e referências aos principais personagens, às lutas e às várias iniciativas que incentivaram as conquistas e melhores oportunidades às pessoas com deficiências.

Serviço
Memorial da Inclusão: os Caminhos da Pessoa com Deficiência
Data: de segunda a sexta, das 10h às 17h
Local: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 - Portão 10 - Barra Funda - São Paulo

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Teatro Cidadão abre inscrições para oficinas

Estão abertas até o dia 20 de setembro as inscrições para as oficinas de interpretação, confecção de máscaras e produção cultural, oferecidas pelo Teatro Cidadão, projeto do Ponto de Cultura da Commune em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e o Programa Cultura Viva, do MinC.


Durante quatro meses, de setembro a janeiro, os 40 selecionadosterão contato com o universo teatral na teoria e prática, participando das oficinas e diversos workshops. Como resultado, vivenciarão um processo de montagem, apresentado um espetáculo baseado na estética da Commedia Dell’Arte, com máscaras, música ao vivo e entreatos circenses, inteiramente desenvolvido pelos alunos, sob a supervisão dos arte educadores do Coletivo Teatral Commune.

Os interessados em participar devem baixar a Ficha de Inscrição no site www.commune.com.br, preenche-la e encaminhar para o e-mail teatrocidadao@commune.com.br.

As oficinas e ensaios serão conduzidas de forma sistemática e integradas: enquanto um grupo cria cenas, figurinos, cenário e ensaia a peça, os outros jovens criam máscaras, desenvolvem projetos de luz e som, e participam da produção executiva e criação do lay-out de divulgação do espetáculo.

Geração de Renda e Sustentabilidade
O contato do jovem com o universo artístico favorece e estimula a autonomia, o trabalho em equipe, o espírito de liderança e um conjunto de habilidades necessárias para que ele possa transitar por diferentes universos profissionais, como designer, figurinista, maquiador, iluminador, produtor, agente cultural, entre outras.
Um dos diferenciais do projeto “Teatro Cidadão” é a possibilidade do jovem aprendiz obter o conhecimento teórico e prático, dentro de um teatro, e realizar publicamente 24 apresentações consecutivas, algo cada vez mais raro tanto no mercado profissional, quanto nas montagens de escolas de teatro.
O projeto tem um escopo profissionalizante e sócio-cultural, na medida em que insere o jovem no mundo do trabalho por meio do teatro e da cultura digital, abrindo novas perspectivas e campos de trabalho, geração de renda e sustentabilidade.
“Teatro Cidadão” iniciou em 2006, quando a COMMUNE se tornou um Ponto de Cultura. Nesse ano, os jovens criaram o espetáculo “A Verdadeira Historia de Adão e Eva”, com texto de criação coletiva e direção de Augusto Marin. Em 2007, o resultado foi o espetáculo “O Arlecchino”, de Dario Fo, também com direção de Augusto Marin, em cartaz até hoje. Em 2010, o resultado apresentado foi “A Comedia da Esposa Muda”, um canovaccio datado de 1645, dirigido por Michelle Gabriel.

OFICINAS OFERECIDAS EM 2011:

COMMEDIA DELL ARTE E INTERPRETAÇÃO – Michelle Gabriel e Augusto Marin – 40 vagas
Os alunos criarão personagens tipos a partir da vivência e improvisação com as máscaras de Commedia Dell Arte (Arlecchino, Briguela, Pantaleão, Doutor, Capitão, Enamorados), que resultará num roteiro a ser montado como espetáculo final a ser apresentado publicamente.

CONFECÇÃO DE MÁSCARAS – Deco Morais e Helo Cardoso - 40 vagas
Os alunos aprenderão todas as etapas de criação, desde a impressão em gesso dos moldes do rosto, modelagem da máscara em argila e em papel marche, à pintura e acabamento (lixamento, verniz e envelhecimento). O resultado final da oficina será a criação de uma máscara teatral pelo aluno e a exposição dela na galeria do Teatro Commune.

PRODUÇÃO E LEGISLAÇÃO – Marcos Thadeus - 40 vagas
Esta oficina pretende levar aos jovens a importância do planejamento e organização de um projeto artístico, assim como todas as características de uma produção: legislação específica para apoios culturais, elaboração de projetos e captação de recursos. A partir desses conhecimentos, os jovens poderão desenvolver seus próprios projetos artísticos e executá-los através de leis federais e apoios direcionados a projetos de jovens.

Durante o processo, haverá também workshop de Iluminação, Sonoplastia, Cenário, Figurinos, Commedia Dell Arte, Cidadania e Economia Criativa.
Tiche Viana, Helô Cardoso, Marcio Tadeu, André Lemes, Tunica e Célio Turino são alguns dos profissionais envolvidos.

SERVIÇO
O QUÊ – Teatro Cidadão
ONDE – Inscrições devem ser feitas pelo através do preenchimento de ficha de inscrição constante no site www.commune.com.br, que deve ser encaminhada ao e-mail teatrocidadao@commune.com.br
QUANDO – As inscrições devem ser feitas até o dia 20 de setembro de 2011
INICIO DO PROCESSO DE SELEÇÃO – 20 de setembro
MAIORES INFORMAÇÕES: (11) 3807-0792 -teatrocidadao@commune.com.br

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Seminário Internacional da 8ª Bienal do Mercosul terá transmissão simultânea

Intitulado Ensaios de Geopoética, evento discutirá temas como geopolítica, territorialidade e identidade cultural. As vagas estão esgotadas, mas haverá transmissão simultânea. A 8ª Bienal do Mercosul tem patrocínio Master das empresas Gerdau e Petrobras

No dia 10 de setembro, data que marca o início das exposições da 8ª Bienal do Mercosul, acontece o Seminário Internacional Ensaios de Geopoética. Com um formato que mesclaconferências e performances, o seminário debaterá as questões abordadas no projeto curatorial da 8ª edição, apresentando diferentes perspectivas sobre geopolítica, territorialidade, fronteiras, nação e representação simbólica dos países. Artistas, pensadores, cientistas políticos, fundadores de micronações reais e fictícias, curadores e líderes comunitários de várias partes do mundo estarão reunidos no seminário para debater essas questões. O evento será realizado no Auditório Dante Barone da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, das 13h às 19h, com entrada franca. As vagas estão esgotadas, mas o seminário terá transmissão simultânea através do site da Bienal pelo link: mms://pwvideo1.procempa.com.br:8080/seminario.
Dividido em duas etapas, o seminário começa com a sessão Geopolítica/Geopoética, moderada porJosé Roca, curador geral da 8ª Bienal. A artista espanhola Cristina Lucas, integrante da mostraGeopoéticas, vai apresentar a animação digital Pantone (2007), com depoimentos “ao vivo” de historiadores. Os trabalhos de Cristina tratam de questões relacionadas à cartografia e sua relação com a economia, a autonomia política e a diferença. Em seguida, o presidente da Associação Comunitária Rosa Osório Marques – Quilombo Morro Alto, Wilson Marques da Rosa, aborda o significado de “território quilombola”, reivindicado pela entidade, a partir de uma reflexão sobre etnias e culturas.
Para falar sobre as relações entre geopolítica e mercado, foi convidado o antropólogo argentino, radicado no México, Néstor García Canclini, um dos principais pesquisadores de temas vinculados à cultura e à pós-modernidade desde um ponto de vista latino-americano. A professora Maria Adélia de Souza, catedrática de Direitos Humanos da Universidade Católica de Lyon, tratará do trabalho político do geógrafo Milton Santos, figura de destaque na reflexão sobre o desenvolvimento urbano dos países subdesenvolvidos.
A segunda sessão do Seminário inicia-se às 16h20, sob o tema Nação/Ficção e moderada porPablo Helguera, curador pedagógico da 8ª Bienal. A artista e escritora cubano-americana Coco Fusco abre a sessão falando sobre suas investigações atuais, partindo do tema de sua obra Els Segadors (The Reapers, 2001), que será apresentada na mostra Geopoéticas. A obra explora o tema da identidade regional na Catalunha através de seu hino.
Em seguida, o artista de Serra Leoa radicado na Eslovênia, Borut Vogelnik, fala sobre o coletivoIrwin, fundado em 1983 e integrado por ele e outros dois artistas. Vogelnik comentará também o projeto NSK, que consiste na criação de “um estado em tempo”, com funções políticas e burocráticas, através do qual o artista questiona os processos de construção de uma nação. O coletivo participa da 8ª Bienal do Mercosul como uma ZAP – Zona de Autonomia Poética, dentro da mostra Geopoéticas. O último convidado do seminário é o príncipe Michael de Sealand, que vai contar a curiosa história do Principado de Sealand, uma micronação de pouco mais de 500 m² fundada em 1967 numa antiga base naval construída pelo Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial. Após ambas as sessões haverá debates de meia hora de duração.
Serviço
Seminário Internacional Ensaios de Geopoética
10 de setembro, das 13h às 19h
Auditório Dante Barone – Assembléia Legislativa
Praça Marechal Deodoro, 101 - 1º Andar – Porto Alegre – RS
Vagas Esgotadas
Transmissão simultânea através do link mms://pwvideo1.procempa.com.br:8080/seminario
Informações: telefone 3254 7500 projetopedagogico@bienalmercosul.art.br

Programação
Seminário Internacional Ensaios de Geopoética
Primeira Sessão - Geopolítica/geopoética
Moderador: José Roca, Curador geral

13h às 13h45
Pantone (Vídeo/Performance): Cristina Lucas (com historiadores locais)

13h50 às 14h10
Apresentação: José Roca

14h15 às 14h35
Quilombos: Wilson Rosa

14h40 às 15h
Geopolítica e mercado: Néstor García Canclini

15h05 às 15h25
Milton Santos, o trabalho político do geógrafo: Maria Adélia de Souza

15h30 às 16h
Debate

Intervalo: 20 minutos

Segunda Sessão - Nação/ficção
Moderador: Pablo Helguera, Curador Pedagógico

16h20 às 16h30
Apresentação: Pablo Helguera

16h35 às 17h20
Conferência sobre a obra Els Segadors (The Reapers, 2001): Coco Fusco

17h25 às 17h45
IRWIN / NSK: Borut Voelgnik

17h50 às 18h10
Entrevista: Príncipe Michael de Sealand
Por: Pablo Helguera

18h15 às 18h45
Debate

Perfis dos palestrantes
Cristina Lucas - Integrante da mostra Geopoéticas, vive em Madri, Espanha, e na Holanda. Seu trabalho aborda o poder – religioso, político ou patriarcal – desde diversas perspectivas , utilizando o humor como uma estratégia para nunca cair na denúncia nem no panfleto e efetuando sua crítica a partir de uma posição feminista .
Wilson Rosa - Liderança do Movimento Negro e referência da luta pelos quilombos desde 1995, esteve no Congresso americano com o presidente Barack Obama em função do trabalho no Quilombo Morro Alto, além de ter participado de publicações nacionais e internacionais.
Néstor García Canclini - Antropólogo e crítico cultural, autor de obras como “Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da Modernidade” (1999) e “Consumidores e cidadãos” (1995), é professor e pesquisador da Universidad Autónoma Metropolitana, onde trabalha desde 1990. Em suas pesquisas sobre as relações entre culturas e mídias, cunhou o termo “hibridação cultural”.http://nestorgarciacanclini.net
Maria Adélia de Souza - Professora titular convidada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e professora titular aposentada da Universidade de São Paulo, é presidente do TERRITORIAL – Instituto de Pesquisa, Informação e Planejamento –, atua na área de Planejamento Urbano e Regional e é autora da primeira política nacional de desenvolvimento urbano. http://www.territorial.org.br/
Coco Fusco – Utilizando a ficção como estratégia para refletir sobre questões de gênero, raça e noções de dominação entre indivíduos ou nações, debate temas identitários inspirados pelo feminismo, pela arte política e pela crítica institucional. Atualmente vivendo em Nova Iorque, atua como educadora e acadêmica no âmbito da multimídia e da performance. http://www.thing.net/~cocofusco/
Borut Vogelnik - Radicado em Liubiana, capital da Eslovênia, é um dos criadores do coletivo Irwin, mais tarde incorporado a um grupo mais amplo de artistas conhecidos como Neue Slovenische Kunst (nova arte eslovena, em alemão). http://www.nskstate.com/
Príncipe Michael de Sealand - Herdeiro do Principado de Sealand desde 1999, é filho do ex-major do exército britânico Paddy Royal Bates, fundador da micronação, localizada a 11 km da costa oeste da Grã-Bretanha. Em 1987, Michael foi tomado como refém por um grupo de alemães e holandeses que invadiram o território. Um contra-ataque resultou na prisão dos sequestradores, que mais tarde foram liberados, após negociações com um diplomata do governo alemão.

8ª Bienal do Mercosul - informações gerais
Cerimônia oficial de abertura: 09 de setembro de 2011
Período: 10 de setembro a 15 de novembro de 2011
Todos os dias da semana, das 09h às 21h, com entrada franca
Porto Alegre, RS, Brasil
Acesse www.bienalmercosul.art.br para acompanhar as novidades do projeto. Leia o blog dos curadores e acompanhe o dia-a-dia da concepção e produção do evento:www.bienalmercosul.art.br/blog. Siga a Bienal no twitter e no facebook:http://twitter.com/bienalmercosul e www.facebook.com/bienaldomercosul.

Para referência – 8ª Bienal do Mercosul
8ª Bienal do Mercosul será realizada de 10 de setembro a 15 de novembro de 2011, em Porto Alegre/RS. Sob o título Ensaios de Geopoética, a 8ª edição da Bienal trata da territorialidade e sua redefinição crítica a partir de uma perspectiva artística. Reúne 105 artistas de 31 países que desenvolvem obras relevantes para discutir noções de país, nação, identidade, território, mapeamento e fronteira sob os aspectos geográficos, políticos e culturais.
O projeto curatorial está composto por sete grandes ações, abordadas por meio de estratégias expositivas e ativadoras: Casa M, Cadernos de Viagem, Continentes, Além Fronteiras, Cidade Não Vista, Geopoéticas e uma exposição do artista homenageado Eugenio Dittborn.
Casa M, um dos projetos-chave da 8ª Bienal do Mercosul, é um espaço de encontro para a comunidade artística local, pessoas interessadas em arte e cultura, professores e estudantes de arte e áreas afins. Localizada no centro de Porto Alegre (Rua Fernando Machado, 513), a Casa M iniciou suas atividades no final de maio e terá a duração de sete meses. Workshops, conversas, cursos para professores, residências curatoriais, um programa experimental de exposições e apresentações artísticas de diversas linguagens fazem parte da programação. O local conta com espaço de convivência, sala de leitura, pátio, ateliê, sala para projeção de vídeos, entre outros ambientes.
Os espaços expositivos que irão receber as mostras da Bienal são os Armazéns do Cais do Porto, o Santander Cultural, o MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul e diversos espaços da capital e de outras cidades do RS.
Mais de vinte cidades do Rio Grande do Sul receberão artistas, obras, exposições e atividades pedagógicas, entre elas Bagé, Caxias do Sul, Ijuí, Montenegro, Pelotas, Santa Maria , Santana do Livramento, São Miguel das Missões e Teutônia.
Projeto Pedagógico da 8ª Bienal do Mercosul contempla ainda atividades de formação de professores e mediadores, oficinas, conversa com o públicos, seminários, publicações destinadas a diversos públicos e, especialmente, a programação da Casa M. Agendamento de visitas guiadas, transporte gratuito para escolas públicas e atividades variadas serão oferecidos ao público visitante durante o período da mostra.
equipe curatorial é composta de sete profissionais latino-americanos: José Roca (Colômbia) – curador geral, Pablo Helguera (México) - curador pedagógicoAlexia Tala (Chile), Cauê Alves(Brasil) e Paola Santoscoy (México) - curadores adjuntos, Aracy Amaral - curadora convidada eFernanda Albuquerque (Brasil) - curadora assistente.
Exposições e atividades
Artista homenageado: Eugenio Dittborn – mostra das Pinturas Aeropostais do artista chileno, referencial na América Latina. Em exposição em Porto Alegre no Santander Cultural, com itinerâncias em três cidades do Rio Grande do Sul: Caxias do Sul, Bagé e Pelotas.
Cadernos de Viagem – expedições de artistas em nove regiões do RS entre os meses de abril, maio, junho, julho e agosto. Os resultados estão sendo exibidos em mostras individuais em institutições culturais de diversas cidades do RS e, no período da Bienal, em exposição coletiva no Armazém A7 do Cais do Porto, em Porto Alegre.
Casa M – espaço dedicado à promoção, ao desenvolvimento e ao intercâmbio artístico, localizado no centro de Porto Alegre, e que traz uma intensa programação cultural. Em funcionamento desde de Maio.
Cidade Não Vista – obras de arte em nove locais do centro de Porto Alegre, que destacam estes lugares e privilegiam a experiência e o sensorial.
Continentes – sete espaços independentes internacionais realizam atividades em caráter de residências artísticas em três espaços independentes do Rio Grande do Sul, nas cidades de Porto Alegre, Caxias do Sul e Santa Maria. Este projeto tem como objetivo a troca de experiência e a formação de redes de intercâmbio.
Geopoéticas – exposição nos Armazéns A4, A5 e A6 do Cais do Porto, em Porto Alegre , com obras e artistas que põem em cheque a noção de nacionalidade. Mostrará diversas formas de medir e representar o mundo. Algumas micronações - pequenas nações com ou sem território – também farão parte desta exposição como zonas de autonomia poética – ZAPs.
Além Fronteiras – uma visão crítica da paisagem do Rio Grande do Sul mostrada através de obras inéditas de nove artistas e peças de acervos de museus do Estado. Estará em cartaz no no MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

NEOLIBERALISMO: UM COLAPSO INCONCLUSO



Desde a eclosão da crise imobiliária nos EUA, a partir de 2007, os fatos se precipitaram a uma velocidade que não deixa dúvida: a história apertou o passo. 

Na ventania desordenada surgem os contornos de uma crise sistêmica.
Restrita aos seus próprios termos, a engrenagem das finanças desreguladas não dispõe de uma alternativa para o próprio colapso.
Uma crise se desdobra em outra. Iniciativas convencionais e cúpulas decisivas adquirem a validade de um pote de iogurte.
A desigualdade construída em 30 anos de supremacia dos mercados financeiros sobre o escrutínio da sociedade cobra sua fatura. Populações asfixiadas acodem às ruas. Estados falidos se escudam em mais arrocho.

Anulada no seu relevo institucional  por governantes e partidos majoritariamente ortodoxos e  tíbios,  a democracia representativa também se apequena.

O sentido transformador da política passa a ser jogado nas ruas.
O imprevisível amplia seus domínios quando o repertório convencional se esvai.

Sucessivas injeções de dinheiro nos mercados hibernam no caixa de bancos e empresas sem ativar o metabolismo da produção e do consumo.

Exaurido pelo socorro às finanças e desfibrado por 30 anos de veto neoliberal à taxação da fortuna e do patrimônio, o caixa fiscal dos Estados encontra-se emparedado.


Demandas sociais crescentes  colidem com um endividamento inexcedível a juros cada vez mais calibrados pela desconfiança.

Avulta a ausência de uma instancia coordenadora para formular respostas de maior contundência e envergadura.
Tudo se passa como se a  desregulação dos mercados tivesse alcançado agora o aparato que dava algum amálgama de coerência à supremacia das finanças na etapa  atual do capitalismo.

 Organismos outrora estruturadores dessa hegemonia, como o FMI, rastejam sua esférica desimportância.
A inexistência de um arcabouço alternativo  de racionalidade redunda assim numa longa agonia marcada pelo salve-se quem puder autofágico.
Demonstrações de obscurantismo fiscal para 'acalmar os mercados' pontuam a deriva da social-democracia europeia.
Mas não só. Em recente encontro no Instituto Fernando Henrique Cardoso, em São Paulo, alguns dos melhores cérebros do PSDB  ilustraram a perplexidade que toma conta também dos círculos intelectuais.
Em vez da autocrítica diante do esboroar neoliberal, o que se fez ali foi dobrar a aposta no Estado mínimo com uma agenda radical privatização de fundos públicos.
 Para debater esse longo crepúsculo histórico, a Carta Maior promove o Seminário NEOLIBERALISMO: um colapso inconcluso, que se desdobrará em 4 mesas:
A singularidade da crise financeira mundial  
           Luiz Gonzaga Belluzzo e Maryse Farhi
    Panorama geopolítico: novos atores e novas agendas                  
                Ignacy Sachs e Ladislau Dowbor
    O Brasil e os canais de transmissão da crise –
                 Márcio Pochmann  e Paulo Kliass
    Desafios e trunfos da a América Latina
                 Samuel Pinheiro Guimarães e Emir Sader

Serviço do evento:
Data -  12 de setembro de 2011
Horário -  das  14 às 19 horasLocal - TUCARENA, na PUC/SP, Rua Bartira, esquina Rua Monte
Alegre, nº 1024, Perdizes,  PUC/SP.

Outras informações:
A entrada é franca.
O Teatro comporta 200 lugares.
O Seminário será transmitido, ao vivo,  para os sites da Carta Maior
e da PUC/SP, com possibilidade de ser ainda transmitido pela TV
PUC.
A íntegra dos debates será objeto de uma publicação do IPEA.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Franceses- Música no Masp

Claude Bolling
A programação de setembro do projeto Música no Masp traz três grandes novidades este mês.A semana do feriado de 7 de setembro terá concertos em dose dupla. Próxima terça-feira, dia 6, às 12h30, apresenta-se o Quarteto Quadrantes e no dia 8, quinta, excepcionalmente, pela primeira vez toca no Brasil a orquestra de Toulouse, da França, Ambas as atrações com ingressos gratuitos.

A terceira novidade é que a lenda viva do Jazz, o pianista e compositor francês, Claude Bolling e Trio, apresenta-se pela primeira vez no Brasil no dia 27, às 12h30, no grande auditório do Masp, com entrada franca. Bolling, aos 81 anos, conseguiu o recorde de ficar nas paradas de sucesso TOP 40 da Billboard por cerca de 10 anos.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Exposição gratuita Somos Terra encerra dia 31 de agosto


 
Idealizada pela editora Ana Augusta Rocha, com cenografia do Atelier Marko Brajovic, a exposição convida a uma reflexão sobre a vida na Terra

Até o dia 31 de agosto, a exposição gratuita Somos Terra vai receber crianças e jovens interessados em conhecer, de forma interativa, a história da vida em nosso planeta. Os visitantes poderão ainda levar gratuitamente um livro com todo o conteúdo da exposição.

Ana Augusta Rocha, criadora do projeto através da Auana Editora, explica o que inspirou a exposição: "a vida acontece toda em encadeamento, cada uma precisando da outra para viver em equilíbrio. E nós humanos precisando de todos os seres pulsando em conjunto para a manutenção da nossa vida. Quando algum elo é quebrado, os problemas ambientais podem ficar imensos".
 
A exposição, recomendada para todas as idades, especialmente para as crianças, utiliza recursos sensoriais, com cores, luzes e cheiros, para criar uma experiência de encantamento pela natureza. A interação dos ambientes propõe uma conexão com o mundo natural através do lúdico, essencial para o desenvolvimento infantil.

"Ao percebermos a pulsação de toda a vida - da água, do céu, das árvores e dos animais - passamos a nos relacionar de uma forma diferente com tudo, com mais envolvimento, com mais respeito. De uma forma colaborativa", afirma Ana Augusta

Somos Terra ocupa uma área de aproximadamente 500 m2 na sede da UMAPAZ - Universidade do Meio Ambiente e da Cultura de Paz -, ligada à Secretaria do Verde e do Meio Ambiente do Município de São Paulo. A exposição foi ambientada pelo cenógrafo Marko Brajovic e equipe. Com cores e tecnologia, o espaço privilegia uma arquitetura que imita a vida, com salas que se integram, formando uma grande célula por onde os visitantes caminham e fazem várias descobertas, de forma interativa, sobre os seres vivos e os elementos que formam o nosso planeta.

Passo a passo da exposição

Sala da Vida - através de projeções saberemos sobre a formação do universo e do nosso sistema solar chegando à vida na Terra;

Sala do Micro e do Macro - Os visitantes se tornarão cientistas e descobrirão, olhando microscópios científicos, padrões da natureza. Depois serão convidados a ver que esses padrões são muito parecidos com o que vemos nos potentes telescópios que apontam para o universo.

Sala da Floresta - Depois de ´encontrar´ (virtualmente) com um homem que habita as matas do Brasil e ouvir sobre a sua experiência de vida, os visitantes poderão interagir com a floresta e ficar ´olho no olho´ com alguns animais.

Sala da Água - Os visitantes poderão interagir com o planeta, por meio de um globo sensível ao toque, que mostra várias fases da água na Terra.

Sala das Conexões - A interação dos visitantes com uma pequena árvore criará musica e cor na sala. "A música do encontro", diz Ana.

Ao redor dessas salas estarão disponíveis os conteúdos do livro que foi criado para a exposição e será distribuído gratuitamente aos alunos e professores que visitarem o projeto.


Serviço:

Exposição SOMOS TERRA

Aberto ao público, gratuitamente, até 31 de agosto.

UMAPAZ - Parque Ibirapuera - Av. IV Centenário, 1268, CEP 04030 -000 São Paulo
(11) 5572 8037, 5572 1004

Horário de Funcionamento:das 10h às 17h

Conceito e conteúdo: Ana Augusta Rocha - Auana Editora

Cenografia: Marko Brajovic - Atelier Marko Brajovic

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454