terça-feira, 11 de novembro de 2014

O Sonho de Tupã na Casa de Cultura

No dia 16, O espetáculo teatral Tupaneando “O sonho de Tupã" será apresentado na Casa de Cultura Chico Science

A Casa de Cultura Chico Science promove o espetáculo teatral Tupaneando “O sonho de Tupã", no dia 16 de novembro, às 15 horas.

O espetáculo teatral Tupaneando “O sonho de Tupã”, propõe transportar a criança de forma lúdica a uma reflexão sobre: ética, cidadania, diversidade cultural e consciência ambiental, onde a narratividade e a Contação bem como músicas e cantos se fazem presentes em cena.


Sinopse: Numa tarde Bia e Thinho se encontram para brincar e cantar. Bia havia voltado de uma viagem que tinha feito com seus pais, para uma aldeia muito distante, onde vivia o indiozinho Tupã. Bia relembra com seu amigo Thinho a aventura vivida com Tupã.


O indiozinho Tupã vivia em uma aldeia distante chamada Xacundabaiá. Um dia, ele acordou em um lugar desconhecido. Em sua aventura, ele se encanta com o som da mais linda voz que já ouviu, e começa sua jornada à procura de sua dona. No percurso, Tupã conhece vários amigos com quem aprende e ensina muitas coisas. Será que Tupã conseguirá descobrir quem é a dona da voz misteriosa? Bia desvendará esse mistério junto com seu amigo Thinho.


FICHA TÉCNICA:
Direção: Cristiano Dantas
Texto: Daniela Bontempi e Cristiano Dantas
Elenco: Daniela Bontempi e Cristiano Dantas
Cenografia: Edu Torquato e Cristiano Dantas
Figurino: Nanda Torquato e Daniela Bontempi
Operação de luz: David Sousa
 

Serviço

ESPETÁCULO INFANTIL: Tupaneando – O sonho de Tupã
DIA: 16/11
HORÁRIO: 15:00
CLASSIFICAÇÃO LIVRE
Entrada Gratuita
Casa de Cultura Chico Science fica na Rua Abagiba, s/n - Moinho Velho.

 


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quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Seminário Internacional debate futuro do esporte escolar mundial


Foram discutidos os legados dos mega eventos e sua relação com o esporte escolar


A Unesp, em parceria com a Universidade de Birminghan e Ministério do Esporte, promoveram entre os dias 3 e 4 de novembro, em São Paulo, o Seminário Internacional Sports Mega-Events, Physical Education and Sport in Schools, que reuniu grandes nomes nacionais e internacionais envolvidos com a pesquisa do esporte escolar no mundo.

O objetivo do seminário foi reunir especialistas e representantes nacionais e internacionais, provenientes de países com experiência na prática e fomento esportivo na escola, para discutir como a Educação Física e o Esporte Escolar podem promover a saúde, a excelência esportiva e os valores olímpicos e paraolímpicos. A importância dessa discussão é, ainda, maior considerando a realização dos megaeventos esportivos no Brasil, que constituem oportunidade única para alavancar o desenvolvimento e a prática esportiva no âmbito escolar.
No primeiro dia de palestra estiveram presentes na abertura do evento Malcolm Press, Vice Chanceler da Universidade de Birminghan; Ricardo Capelli, Secretário Nacional de Esportes, Edução, Lazer e Inclusão Social; Clarice Traversini, Diretora de Currículos e Educação Integral da Secretaria de Educação Básica/MEC. Em seu discurso de abertura, Malcom Press ressaltou três pontos considerados por ele, importantes para o debate sobre a temática de mega eventos e esporte escolar: “ É sabido que o ativo das universidades é o saber. Traduzimos e transmitimos o conhecimento para indivíduos e a sociedade, neste sentido, acredito que eventos como este que está sendo promovido pela Unesp, demonstram que as universidades trabalham melhor quando em parceria com outras instituições e academias. O segundo ponto, é que temos o potencial de mudar as vidas das crianças brasileiras e de seus filhos, e filhos dos seus filhos, através da conscientização da importância da prática da atividade física e, por último, que esta prática deve ser considerada também para as pessoas idosas, que devem ter a ciência de que a atividade física contribuirá para um envelhecimento com mais saúde e boa forma”, disse o vice chanceler.
Na primeira palestra do dia, o bem humorado britânico, Jonathan Grix, professor/pesquisador sobre políticas esportivas da Universidade de Birmingham, provocou os presentes sobre a importância do planejamento dos legados deixados com os mega eventos em sua palestra sobre “Impacto dos Mega Eventos”. “Realizar bem um mega evento, significa mandar uma mensagem para todo o mundo, que você esta pronto, consegue e realiza atividades esportivas no país”, afirmou Jonathan que ainda ressaltou “o número de medalhas não comprova que há um aumento na procura por esportes em um país, a exemplo do que aconteceu no Reino Unido, após as Olimpíadas, algo bem parecido com o popular fenômeno de Wimbledon. Após o torneio, todo mundo compra uma raquete, se matricula em academias, e depois de um mês desiste de tudo, ou seja, foi só a empolgação do momento”, explicou o professor.


Outro destaque do dia ficou por conta de, Andre Arantes, coordenador do Programa Atleta na Escola do Ministério da Educação. Andre abordou o trabalho que tem sido desenvolvido no país unindo esporte e educação. Destacou o grande número de participações de atletas em competições escolares como os Jogos Escolares da Juventude promovido pelo Comitê Olímpico Brasileiro, mas alertou que há muito ainda a ser feito, principalmente no envolvimento da criança e adolescente em atividades físicas no contra turno da escola.
Ainda no primeiro dia, aconteceram fóruns de discussão sobre a abordagem do esporte escolar em outros países como Inglaterra, Alemanha, Canadá e Estados Unidos, unindo grandes nomes da pesquisa européia e americana como Gudrun Doll?Tepper da Universidade Aberta de Berlin, Natalie Smith da Universidade de Chicago, Niclas Jönsson do Departamento de Educação da Austrália, e Joan Duda da Universidade de Birmingham.
O segundo dia do Seminário foi reservado para o debate com os participantes sobre os dados apresentados. Foram formados vários grupos, entre brasileiros e estrangeiros que promoveram um intercâmbio de vivências e ao final apresentaram os resultados da discussão como sugestão para o encaminhamento das políticas públicas do Brasil para a melhor condução e aproveitamento dos mega eventos e fomento do esporte escolar no país.

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Voz negra na literatura e na política brasileira


Evento discute aspectos pioneiros na obra de Luiz Gama (1830-1882)
Voz negra na literatura e na política brasileira: aspectos pioneiros na obra de Luiz Gama (1830-1882) é o  tema do Debate Cedem/Unesp, que será realizado no dia 13 de novembro de 2014 às 18h30, promovido pelo Cedem – Centro de Documentação e Memória da Unesp.
Poeta, jornalista, advogado Luiz Gama Pinto da Gama (Salvador, 1830 – São Paulo, 1882) é um dos raros intelectuais negros brasileiros do século XX, o único autodidata e o único a ter vivido, por sete anos, a experiência da escravidão, antes de consagrar-se no campo da literatura como primeiro poeta afro-brasileiro, e na política, como paradigmático abolicionista e republicano.    Autor de sátiras sociais e poemas românticos, popular conferencista, redator e fundador de jornais e periódicos, advogado dos escravos, defensor do Direito e fiel maçom, a palavra sempre esteve no cerne da ação, da missão e da própria identidade de um autor negro e ex-escravo que ousou denunciar a ideologia racial e as mazelas políticas reinantes no país, assumindo-se como “cidadão”. Sua estonteante biografia, porém, em geral encobre um maior e mais precioso legado: seu pensamento original e complexo, presente em seus diversos escritos.
Neste debate, as inéditas facetas deste homem plural, ainda longe de serem conhecidas, serão apresentadas a partir das obras organizadas pela sua principal biógrafa,  Professora Ligia Fonseca Ferreira, dentre as quais destacam-se Primeiras Trovas Burlescas e outros poemas (Martins Fontes, 2001), reunião de sua obra poética integral, e  Com a palavra Luiz Gama: poemas, artigos, cartas, máxima  (Imprensa Oficial, 2011). 
Palestrantes

Ligia Fonseca Ferreira - Doutora em Estudos Portugueses e Brasileiros pela Université de Paris III - Sorbonne, com tese sobre vida e obra de Luiz Gama. Pós-doutoranda no Instituto de Estudos da Universidade de São Paulo, atualmente é professora do Departamento de Letras da UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo;
Silvio Luiz de Almeida  - Doutor e pós-doutorando em Direito - USP. É professor de Direito e Ciência Política - Mackenzie e Universidade São Judas Tadeu, escritor, diretor-presidente do Instituto Luiz Gama. É consultor técnico da Federação Quilombola do Estado de São Paulo;
Gabriela Rabelo  -  Doutora em Teoria e História do Teatro – Dramaturgia/ECA-USP, estudou na EAD-USP. Atriz de teatro, cinema e televisão, diretora, dramaturga e educadora, é autora da peça teatral: “Luiz Gama ou o Diabo Coxo”  (prêmio de dramaturgia Luso –Brasileiro de 2013).
Leitura de textos de Luiz Gama por
Eduardo Silva –  Desde 1978 é ator de teatro, TV e cinema. Em TV participou de filmes publicitários, seriados, programas infantis e educativos e 10 novelas. Atualmente pode ser visto na reprise do programa Castelo Ratimbum, com o personagem Bongô. Está Trabalhando em vários projetos de direção de espetáculos para 2015 e, dentre eles, está a peça teatral sobre a vida de Luiz Gama (texto premiado de Gabriela Rabelo).
Duração: 2h30
Vagas limitadas: 70
Inscrições gratuitas - enviar nome completo, e-mail e instituição para:
Sandra Santos,  e-mail: ssantos@cedem.unesp.br . Certificado de participação
Data, horário e local: 13/11/14 às 18h30: Praça da Sé, 108 – 1º andar (metrô Sé) (11) 3116–1701

Moradia para pessoas com deficiência é tema de seminário internacional


Instituto JNG reúne arquitetos, políticos e famílias com o objetivo de discutir um modelo para o Brasil

Outubro de 2014 – O Instituto JNG (www.institutojng.org.br- Organização Social de Interesse Público - promove, no dia 13 de novembro, o seminário internacional “Cidades e Inclusão Social – Moradias Independentes para Pessoas com Deficiência”, reunindo arquitetos, urbanistas, responsáveis por políticas públicas, profissionais de saúde e famílias. Julian Boswell, arquiteto e diretor da Sherlock Boswell Architecture, e David Williams, diretor da Ability Housing Association, que administra mais de mil moradias independentes com suporte individualizado na Inglaterra, apresentarão suas experiências e relatos de moradores que aumentaram o nível de independência e autonomia a partir de uma nova visão sobre a inclusão social. Na ocasião, a Universidade de São Paulo (USP) apresentará uma pesquisa inédita sobre as necessidades e os custos adicionais para que pessoas com deficiência tenham uma vida independente. O evento também contará com a presença do recém-eleito senador pelo Rio de Janeiro, Romário de Souza Faria, que tem uma filha com Síndrome de Down e atua em projetos pela melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 45,6 milhões de pessoas declararam ter ao menos um tipo de deficiência no país, ou seja, 23% da população brasileira. Durante o encontro, o IBGE apresentará uma análise demográfica sobre a deficiência física, sensorial e mental/intelectual no Brasil. “Morar sozinho deve ser uma opção para todos. Vivenciamos esta realidade e sabemos da dificuldade de um suporte que respeite e, inclusive, amplie o grau de autonomia de pessoas com deficiência. Por isso, criamos uma rede de parceiros para a construção de alternativas saudáveis, para que elas vivam bem após a morte de seus pais ou responsáveis”, afirma Flávia Poppe, presidente do Instituto JNG.

A experiência britânica comprova que qualquer pessoa pode morar sozinha, o que varia é a quantidade de recursos necessários para apoiá-la. “Não se trata de copiar o modelo utilizado na Inglaterra, mas discuti-lo e adaptá-lo da melhor forma possível para a nossa realidade”, avalia Poppe.

O seminário, que acontece no Palácio São Clemente, no Rio de Janeiro, das 8h30 às 17h30, reunirá pesquisadores e profissionais como Izabel Maior, professora de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e ex-secretária dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Presidência da República; Washington Fajardo, presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade; e Alicia Bercovich, diretora de Pesquisas do IBGE, entre outros.

A programação completa está disponível neste link.
  
Seminário internacional “Cidades e Inclusão Social – Moradias Independentes para Pessoas com Deficiência”
Data: 13 de novembro de 2014
Horário: das 8h30 (credenciamento) às 17h30
Local: Palácio São Clemente (Rua São Clemente, 424 - Botafogo - Rio de Janeiro – RJ)
Inscrição e programaçãowww.institutojng.org.br ou jng@institutojng.org.br

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Secretaria da Cultura de São Paulo e SISEM-SP realizam seminário sobre Educomunicação

Programação acontece em 19 de novembro, na capital paulista; as inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas
Atenta à necessidade contemporânea de tratar das práticas da educação aliada à comunicação, a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), realiza, em 19 de novembro (quarta-feira), o seminário “A Educomunicação Como um Campo de Potencialidades para a Cultura”. Gratuita, as inscrições podem ser feitas no site www.sisemsp.org.br. A programação será desenvolvida no auditório da Secretaria, em São Paulo.

O encontro terá início às 14h, com a palestra do Prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares, que é professor titular da Escola de Comunicação e Arte da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (Abpeducom). Na ocasião, fará uma palestra, trazendo o tema da Educomunicação e suas potencialidades para a cultura. Em seguida, o Prof. Dr. Adilson Odair Citelli, também professor titular da ECA/USP, falará sobre os desafios da educação formal na relação com os meios de comunicação e suas potencialidades para a educação não-formal.

Com o tema “Educomunicação Museal: uma Abordagem Transdisciplinar”, a partir das 16h, a especialista cultural do Museu da Imagem e do Som (MIS) de CampinasJuliana de Siqueira, apresentará a experiência da instituição no desenvolvimento de projetos na área, principalmente, como os museus e os centros culturais podem rever o seu papel na sociedade a partir desse conceito.

Para evento, foram disponibilizadas 100 vagas. O Auditório da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo está localizado na Rua Mauá, nº 51, 1º andar. Outras também informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3339-8208/8110.

Sistema Estadual de Museus
O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista. Em mapeamento realizado em 2010, foram listadas 415 instituições museológicas, públicas e privadas, em 190 municípios paulistas. O SISEM-SP se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (UPPM/SEC), tendo como instância organizacional o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP). Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br 
Serviço: Seminário “A Educomunicação Como Um Campo de Potencialidades para a Cultura”
Data:
 19/11/2014
Horário: das 14h às 16h30
Local: Auditório da Secretaria a Cultura do Estado de São Paulo (Rua Mauá, nº 51, 1º andar – São Paulo/SP)
Informações: (11) 3339-8208
Inscrições: www.sisemsp.org.br
Vagas: 100
Adesão: gratuita

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Ciências Ambientais da UFSCar recebe inscrições para mestrado e doutorado





Cursos são voltados para a compreensão das diferentes dimensões de sustentabilidade


Está aberto o período de inscrição para o processo seletivo dos cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCAm) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). As vagas são distribuídas por orientador, em cada uma das três linhas de pesquisa do Programa: Sistemas ecológicos e geociências; Gestão da paisagem; e Ambiente e sociedade. O número de vagas consta nos editais do processo seletivo de cada curso.
As inscrições podem ser feitas até o dia 14 de novembro de 2014, das 9 às 17 horas, na secretaria do PPGCAm, localizada no prédio do Departamento de Ciências Ambientais (DCAm), área Norte do Campus São Carlos, ou encaminhadas por correio (via Sedex), desde que com data de postagem até o último dia do período de inscrições. Os editais de mestrado e doutorado estão disponíveis no site do PPGCam, disponível em www.ppgcam.ufscar.br/processo-seletivo.
O Processo Seletivo de Mestrado do PPGCAm compreende duas etapas: a prova escrita de conhecimentos específicos (de caráter eliminatório e classificatório) e a análise do currículo (de caráter classificatório). Já o processo seletivo de doutorado é composto por três fases: prova escrita de conhecimentos específicos (de caráter eliminatório e classificatório); análise e arguição do projeto de pesquisa (de caráter eliminatório e classificatório); e análise do currículo (de caráter classificatório).
O Curso de Mestrado Acadêmico visa possibilitar ao pós-graduando as condições para o desenvolvimento de estudos interdisciplinares que demonstrem o domínio dos instrumentos conceituais e metodológicos essenciais nas Ciências Ambientais, qualificando-o como pesquisador e docente de nível superior, assim como profissional para atuação na área ambiental. O Curso de Doutorado, além de incorporar os objetivos do Mestrado, visa a produção, pelo doutorando, de um trabalho de investigação interdisciplinar que representa uma contribuição real, original e criativa à área de Ciências Ambientais.

Sobre o PPGCam - O Programa confere formação para a compreensão das diferentes dimensões de sustentabilidade (ecológica, socioeconômica, cultural, institucional e territorial), desenvolvendo competências para a investigação de padrões ambientais emergentes e despertando habilidades para o direcionamento de ações ao desenvolvimento e à sustentabilidade dos sistemas. O aluno formado pelo PPGCAm está habilitado a diagnosticar e resolver problemas ambientais; produzir novos conhecimentos; contribuir para o desenvolvimento de práticas sustentáveis; realizar pesquisa independente, avançada e original; identificar novas áreas de atuação profissional; e propor soluções criativas para as questões e os desafios ambientais. Mais informações sobre o Programa e sobre os processos seletivos podem ser obtidas pelo e-mail ppgcam@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3306-6799.

SP Escola de Teatro abre inscrições para projeto de performance OuUnPo


A SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, convida artistas para participar de um projeto do coletivo performático europeu OuUnPo (Ouvroir d'Univers Potentiels).
 
O grupo é formado por artistas, curadores e pesquisadores europeus, que apresentarão em São Paulo, entre 7 e 16 de novembro, uma série de palestras, vídeos, workshops e performances, que vão ocupar instituições como a Pinacoteca, o MAM, o CCSP, o Goethe-Institut e a SP Escola de Teatro.
 
O projeto conclui o ciclo de pesquisa denominado "Catastrophe & Heritage" (Catástrofe e Herança), iniciado em 2012, e que já passou por Suécia, Itália, Japão Grécia e Líbano. A filosofia do evento é promover um diálogo entre os profissionais de teatro e performance de diferentes culturas, para, com isso, investigar a comunicação não verbal.
 
Batizado de "Sem Palavras", o evento performático na SP Escola de Teatro ocorrerá no dia 16 de novembro. Serão selecionados três projetos individuais ou coletivos, que coloquem sob perspectiva um olhar para formas de comunicação além da linguagem, que valorizem uma compreensão mais profunda sobre:
 
- Como podemos aprender mais sobre a comunicação não verbal e como ela funciona?
- Por que continuamos fascinados tanto pelos aspectos da vida que nos aterrorizam, assim como por aqueles que nos trazem alegria – a incapacidade de linguagem para expressar ambos tem um papel nisso tudo?
 
Os três projetos escolhidos serão apresentados na SP Escola de Teatro, no dia 16 de novembro, das 12h às 18h, juntamente com as performances dos artistas Per Huttner (Suécia), JacopoMiliani (Itália), Samon Takahashi (França), Olav Westphalen (Alemanha), entre outros.
 
Atividades:
6 e 7/11, das 9h às 12h – candidatos selecionados trabalham nos projetos com artistas do OuUnPo
16/11 – apresentação das performances na SP Escola de Teatro
 
Envio de projetos: cada artista ou grupo deve enviar:
A)     Um (1) projeto de performance com temática relacionada à comunicação não verbal, que contenha:
-      Título, resumo e descrição detalhada da performance
-      Duração da performance
-      Equipamento necessário (especificando o que o artista pode trazer e o que demandaria por parte da Escola)
B)     Currículo (do artista, do coletivo ou dos integrantes do grupo)
Prazo de Inscrição: até 04/11/2014
Onde se inscrever: Inscrições via e-mail: inscricoes-difusao@spescoladeteatro.org.br
Colocar no campo assunto: PERFORMANCE SEM PALAVRAS
 
Resultado pelo site da Escola: 06/11/2014
https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454