terça-feira, 4 de novembro de 2014

Voz negra na literatura e na política brasileira


Evento discute aspectos pioneiros na obra de Luiz Gama (1830-1882)
Voz negra na literatura e na política brasileira: aspectos pioneiros na obra de Luiz Gama (1830-1882) é o  tema do Debate Cedem/Unesp, que será realizado no dia 13 de novembro de 2014 às 18h30, promovido pelo Cedem – Centro de Documentação e Memória da Unesp.
Poeta, jornalista, advogado Luiz Gama Pinto da Gama (Salvador, 1830 – São Paulo, 1882) é um dos raros intelectuais negros brasileiros do século XX, o único autodidata e o único a ter vivido, por sete anos, a experiência da escravidão, antes de consagrar-se no campo da literatura como primeiro poeta afro-brasileiro, e na política, como paradigmático abolicionista e republicano.    Autor de sátiras sociais e poemas românticos, popular conferencista, redator e fundador de jornais e periódicos, advogado dos escravos, defensor do Direito e fiel maçom, a palavra sempre esteve no cerne da ação, da missão e da própria identidade de um autor negro e ex-escravo que ousou denunciar a ideologia racial e as mazelas políticas reinantes no país, assumindo-se como “cidadão”. Sua estonteante biografia, porém, em geral encobre um maior e mais precioso legado: seu pensamento original e complexo, presente em seus diversos escritos.
Neste debate, as inéditas facetas deste homem plural, ainda longe de serem conhecidas, serão apresentadas a partir das obras organizadas pela sua principal biógrafa,  Professora Ligia Fonseca Ferreira, dentre as quais destacam-se Primeiras Trovas Burlescas e outros poemas (Martins Fontes, 2001), reunião de sua obra poética integral, e  Com a palavra Luiz Gama: poemas, artigos, cartas, máxima  (Imprensa Oficial, 2011). 
Palestrantes

Ligia Fonseca Ferreira - Doutora em Estudos Portugueses e Brasileiros pela Université de Paris III - Sorbonne, com tese sobre vida e obra de Luiz Gama. Pós-doutoranda no Instituto de Estudos da Universidade de São Paulo, atualmente é professora do Departamento de Letras da UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo;
Silvio Luiz de Almeida  - Doutor e pós-doutorando em Direito - USP. É professor de Direito e Ciência Política - Mackenzie e Universidade São Judas Tadeu, escritor, diretor-presidente do Instituto Luiz Gama. É consultor técnico da Federação Quilombola do Estado de São Paulo;
Gabriela Rabelo  -  Doutora em Teoria e História do Teatro – Dramaturgia/ECA-USP, estudou na EAD-USP. Atriz de teatro, cinema e televisão, diretora, dramaturga e educadora, é autora da peça teatral: “Luiz Gama ou o Diabo Coxo”  (prêmio de dramaturgia Luso –Brasileiro de 2013).
Leitura de textos de Luiz Gama por
Eduardo Silva –  Desde 1978 é ator de teatro, TV e cinema. Em TV participou de filmes publicitários, seriados, programas infantis e educativos e 10 novelas. Atualmente pode ser visto na reprise do programa Castelo Ratimbum, com o personagem Bongô. Está Trabalhando em vários projetos de direção de espetáculos para 2015 e, dentre eles, está a peça teatral sobre a vida de Luiz Gama (texto premiado de Gabriela Rabelo).
Duração: 2h30
Vagas limitadas: 70
Inscrições gratuitas - enviar nome completo, e-mail e instituição para:
Sandra Santos,  e-mail: ssantos@cedem.unesp.br . Certificado de participação
Data, horário e local: 13/11/14 às 18h30: Praça da Sé, 108 – 1º andar (metrô Sé) (11) 3116–1701

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454