Em parceria com a UMES e o MOSFILM a Cinemateca Brasileira recebe a mostra MOSFILM – 90 ANOS. Em 30 de janeiro de 1924, com a estreia a estreia do longa-metragem Nas asas, de Boris Mikhin, surgia o Mosfilm, um dos mais antigos estúdios de cinema do mundo. Entre os dias 13 e 19 de novembro, serão apresentados 10 filmes do estúdio, incluindo obras inéditas no Brasil. Fazem parte da programação o recente O tigre branco, de Karen Shakhnazarov, indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro; clássicos como A linha geral, de Sergei Eisenstein e Grigori Aleksandrov, Lenin em outubro, de Mikhail Romm, Às seis da tarde depois da guerra, de Ivan Pyriev, Primavera, de Griori Aleksandrov, O retorno de Vassili Bortnikov, de Vsevolod Pudovkin, e filmes pouco conhecidos no Brasil, como o documentário O fascismo de todos os dias, de Mikhail Romm, As 12 cadeiras,de Leonid Gaidai, A mãe, de Gleb Panfilov (terceira das adaptações do romance de Gorky para o cinema) e Sonhos, de Aleksandr Borodyanskiy e Karen Shakhnazarov.
Durante esses 90 anos (1924-2014) foram criados nos estúdios da Mosfilm mais de 2.500 longas metragem de inúmeros diretores que ajudaram a criar a história do cinema mundial, como Sergei Eisenstein, Aleskandr Dovzhenko, VIsevolod Pudovkin, Ivan Pyriev, Grigori Aleksandrov, Mikhail Romm, Gigori Chukhrai, Mikhail Kalatozov, Serguei Bondarchuk, Adrei Tarkovsky, Leonid Gaiday e outros. O Mosfilm ainda hoje é um dos maiores estúdios da Rússia e um dos maiores da Europa, contando com cidades cenográficas e equipamentos de alta tecnologia que lhe permitem realizar o ciclo de produção do cinema em sua totalidade.
PROGRAMAÇÃO
QUINTA 13/11 20h00 TIGRE BRANCO
SEXTA 14/11 17h00 A LINHA GERAL 19h30 LENIN EM OUTUBRO 21h30 ÀS SEIS DA TARDE DEPOIS DA GUERRA
SÁBADO 15/11 16h00 PRIMAVERA 18h00 O RETORNO DE VASSILY BORTNIKOV 20h00 O FASCISMO DE TODOS OS DIAS
DOMINGO 16/11 16h00 AS 12 CADEIRAS 19h00 SONHOS
SEGUNDA 17/11 19h00 A MÃE
TERÇA 18/11 19h00 SONHOS 21h00 O FASCISMO DE TODOS OS DIAS
QUARTA 19/11 19h00 TIGRE BRANCO Serviço: Cinemateca Brasileira - Largo Senador Raul Cardoso, 207 - São Paulo - Gratuito SINOPSES E FICHAS TÉCNICA A Linha Geral (Staroye i novoye), de Sergei Eisenstein/ Grigori Aleksandrov União Soviética(URSS),1929, 35mm, pb, 121 min | Exibição em BETA Digital |Legendas em português. Elenco:M.Ivanin,Konstantin, Vasilyev,Vasili, Buzenkov,Nejnikov O mais aclamado dos cineastas soviéticos toma como pano de fundo a coletivização da agricultura para contar como a chegada de uma desnatadeira e um trator podem modificar antigos e tradicionais padrões de pensamento.
Lenin em outubro (Lenin v oktyabre), de Mikhail Romm União Soviética (URSS),1938, 35mm, pb, 108 min | Exibição em BETA Digital | Legendas em português. Elenco: Yelena Shatrova, Nikolai Svobodin, Vladimir Pokrovsky, Semyon Goldshtab Dez anos depois do "Outubro", de Eisenstein, onde o protagonista são as massas trabalhadoras, Romm aceita o desafio de individualizar e dar vida à figura de Lenin.
Às seis da tarde depois da guerra (V shest chasov vechera posle voyny), de Ivan Pyriev União Soviética (URSS),1944, 35mm, pb, 94 min | Exibição em BETA Digital | Legendas em português. Elenco: Yevgeni Samojlov, Marina Ladynina, Ivan Lyubeznov Musical sobre a saga de dois amantes que, separados pela guerra, prometem reencontrar-se no Dia da Vitória. De 1929 a 1969, Pyriev dirigiu 18 filmes, entre os quais "Cartão do Partido" (1936), "Tratoristas" (1939), "Cossacos de Kuban" (1949).
Primavera (Vesna), de Griori Aleksandrov União Soviética (URSS),1947, 35mm, pb, 104 min | Exibição em BETA Digital | Legendas em português Elenco: Lyubov Orlova, Nikolai Cherkasov, Faina Ranevskaya, Rostislav Plyatt Quarta comédia musical estrelada por Liubov Orlova sob a direção de Aleksandrov, cineasta que assina com Eisenstein os roteiros de "A Greve" (1925), "Outubro" (1928), "Linha Geral" (1929), "Que Viva México" (1932). A história se passa nos primeiros anos da reconstrução da URSS, após a 2a. Guerra Mundial.
O retorno de Vassili Bortnikov (Vozvrashchenie Vasiliya Bortnikova), de Vsevolod Pudovkin União Soviética (URSS), 1952, 35mm, cor, 82 min | Exibição em BETA Digital | Legendas em português. Elenco: Sergei Lukyanov Natalya Medvedeva,Nikolai Timofeyev,Anatoli Chemodurov Dado como desaparecido na guerra, Vassili Bortnikov regressa ao lar e encontra a mulher casada com outro. Último filme do lendário diretor dos clássicos "A Mãe" (1926) e "Tempestade Sobre a Ásia" (1928).
O fascismo de todos os dias (Obyknovennyy fashizm), de Mikhail Romm União Soviética (URSS),1965,35mm, pb, 130 min | Exibição em BETA Digital | Legendas em português. Narrado pelo próprio diretor, que pôs a alma nesse projeto rico em inovações formais, "O Fascismo de Todos os Dias" é, ainda hoje, considerado por muitos como o mais profundo, completo e impactante documentário produzido sobre o tema.
As 12 cadeiras (12 stulev),de Leonid Gaidai União Soviética (URSS), 1971, 35mm, cor, 161min | Exibição em DCP | Legendas em português. Elenco: Archil Mihailovich Gomiashvili ,Sergei Nikolaievich Filippov Na Rússia Soviética, ex-aristocrata procura os diamantes escondidos pela sogra - baseado no romance de Ilia Ilf e Evgueni Petrov. Campeãs de bilheteria, as comédias de Gaidai venderam mais de 600 milhões de ingressos na URSS.
A mãe (Mat), de Gleb Panfilov União Soviética (URSS),1989, 35mm, cor, 200 min | Exibição em BETA Digital | Legendas em português. Elenco:Elenco: Inna Churikova ,Viktor Rakov,Aleksei Buldakov,Dmitry Pevtsov Egresso do VGIK, onde também se formaram Klimov, Tarkovsky, Chukhrai e outros expoentes da sua geração, Panfilov realiza, após Pudovkin (1926) e Mark Donskói (1956), a terceira filmagem do célebre romance de Maksim Gorky.
Sonhos (Sny), de Aleksandr Borodyanskiy e Karen Shakhnazarov Rússia, 1993, 35mm, cor, 78 min | Exibição em DCP | Legendas em português. Elenco: Oleg Basilashvili, Lyudmila Mordovinova, Armen Djigarhanyan, Arnold Ides No final do século 19, a condessa Prizorovu é atormentada por picantes sonhos nos quais se vê transportada à Rússia pós-soviética. Ácida reflexão de Shakhnazarov sobre o rumo tomado pela restauração capitalista.
Tigre branco (Belyy tigr), de Karen Shakhnazarov Rússia, 2012, digital, cor, 104 min | Exibição em DCP | Legendas em português. Elenco: Gerasim Arkhipov, Aleksandr Bakhov, Vilmar Bieri, Hans-Georg von Friedeburg Shakhnazarov mescla filosofia e mistério nesta batalha fantástica entre o tanquista Naydenov e um “tanque fantasma” alemão, nos dias finais da 2a Guerra Mundial. Indicado para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário