quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Professor da UFSCar lança livro sobre Gonçalves Dias

 

Obra analisa poemas do autor bem como sua relação com outros escritores

No dia 13 de novembro, próxima quinta-feira, o professor Wilton José Marques, do Departamento de Letras (DL) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), lança seu livro "O poeta de lá", publicado pela Editora da UFSCar (EdUFSCar). O lançamento será realizado juntamente com a palestra "Gonçalves Dias: Hoje".


A obra analisa quatro poemas do poeta maranhense Antônio Gonçalves Dias, que assumiu em sua curta vida uma importância canônica na literatura brasileira, não só conferindo um aspecto inovador ao nosso romantismo, como também fundando uma tradição poética própria. Os poemas analisados por Marques são "O canto do guerreiro", "O canto do Piaga", "O vate" e "Canção do exílio", no qual analisa sua forma, natureza tropical, leitura e a epigrafia, que acaba citando o escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe. A questão indígena de sua literatura também recebe ampla abordagem no livro, que segundo o autor "faz parte do todo ideológico que movia o Romantismo brasileiro, mas não era motivado apenas pela necessidade de uma literatura nacional, era-o também pela preocupação etnográfica com os destinos da população indígena".


O professor Wilton José Marques ensina Literatura Brasileira e Teoria Literária no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura (PPGLit) da UFSCar e faz parte do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Unesp-Campus Araraquara, sendo o terceiro colocado do prêmio Jabuti de 2011 na categoria "Teoria/Crítica Literária", com o livro "Gonçalves Dias: o poeta na contramão". Em "O poeta de lá" também analisa a relação do poeta com Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade e o historiador português Alexandre Herculano.


A palestra e o lançamento do livro acontecem a partir das 17 horas na Unidade Especial de Informação e Memória (UEIM), localizada no prédio do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH), área Sul do Campus São Carlos da UFSCar. Mais informações no site da EdUFSCar,www.editora.ufscar.br, ou pelo telefone (16) 3351-9622.

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454