sexta-feira, 27 de março de 2009

SALÃO MINEIRO DO TURISMO

 





Gastronomia mineira é destaque no II Salão Mineiro do Turismo

O tradicional feijão tropeiro será uma das delícias do Salão Mineiro de Turismo

 

Realizado nos dias 03 e 04 de abril, pela Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais, o II Salão Mineiro de Turismo contará com a Área da Gastronomia - espaço de convivência voltado para degustação de sabores típicos da gastronomia de Minas. O objetivo do Salão Mineiro é fomentar o turismo interno no Estado e apresentar para o público belo-horizontino uma síntese dos atrativos turísticos de todas as regiões de Minas Gerais.

Em parceria com a Setur, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes -(ABRASEL MG) -  será responsável pelo espaço, que contará com a presença dos seguintes estabelecimentos:  Ao Forno, Chispita Alimentos, Delícias na Brasa e Gran Maison. Para o público presente será oferecido um variado cardápio que inclui tradicionais delícias mineiras como pão de queijo, pamonha, feijão tropeiro, escondidinho de carne de sol, sanduíches, doces mineiros e, é claro, um delicioso cafezinho. Tudo isso num ambiente muito agradável, decorado com temática típica de Minas e que contará com apresentações musicais (voz e violão, roda de viola, sanfoneiros), contadores de causos, dança e folclore.

A gastronomia é uma das maiores riquezas de Minas Gerais e uma das principais motivações do turista. “Valorizar nossa diversidade cultural através da gastronomia é uma das maneiras de demonstrar que Minas é um Estado completo. Aqui, o turista é recebido com mesa farta e muita hospitalidade.  É isso que queremos evidenciar no Salão Mineiro do Turismo”, afirma a secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond.

Gastronomia mineira

A gastronomia mineira já se tornou referência para o turista nacional e internacional.  Em todos os 853 municípios mineiros, é possível provar dos quitutes e quitandas feitos por mãos habilidosas, de gerações que se revezam nos fazeres de cozinhas centenárias, transformando a culinária em um diferencial para quem visita o Estado.

Durante todo o ano é possível conhecer destinos de cultura, história, natureza e, em especial, gastronomia. De janeiro a dezembro, festas, encontros gastronômicos e festivais são realizados em diversas cidades mineiras. Milho, morango, pequi, vinho, queijo, biscoito, carne, banana, jabuticaba, ora-pró-nobis, café, cachaça: tudo é motivo de festa e inspira um festival, que atrai grande número de visitantes.

Mostra do turismo do Estado

O Salão Mineiro de Turismo será uma mostra dos produtos turísticos de todas as regiões de Minas, e um convite para que o mineiro conheça os atrativos turísticos do Estado.  No encontro haverá espaço de discussão e palestras, voltado para gestores públicos e empreendedores do turismo, sobre os avanços, modelos de gestão e novidades no setor.

Além de divulgar o turismo de Minas, o Salão será uma oportunidade de fortalecimento e apresentação dos trabalhos das Associações dos Circuitos Turísticos. O evento contará com: Espaço dos Destinos Turísticos, Manifestações Culturais, Espaço de Comercialização, Armazém Minas Gerais, Espaço Gastronômico, Espaço do Conhecimento, Clínica Tecnológica e áreas sobre Linhas de Financiamento e Turismo de Negócios. A expectativa da Secretaria de Estado de Turismo é de um público de 10 mil pessoas.

A abertura oficial do evento será realizada no dia 03 de abril, às 10 horas, no Auditório Topázio no Minascentro. A feira é aberta ao público em geral e terá funcionamento no dia 03 de abril das 12hs às 20hs e no dia 04 de abril, das 10h às 18h. Para mais informações e credenciamento, acesse www.turismo.mg.gov.br. 



Sebrae-MG oferece consultorias gratuitas durante evento

Clínicas Tecnológicas e atendimentos individuais serão oferecidos gratuitamente durante o 2º Salão Mineiro de Turismo. Agências de receptivos, operadoras de viagens e visitantes do evento irão receber informações sobre gestão, planejamento e marketing, com foco no setor turístico. Os atendimentos são realizados pelo SEBRAE-MG, em 3/4, no Minascentro. As inscrições podem ser feitas no 0800 570 0800.

Nas clínicas tecnológicas, consultores do SEBRAE orientam grupos com até 10 participantes. Serão 12 turmas que discutirão temas como formação de conselho municipal de turismo; elaboração de projetos para captação de recursos; planejamento turístico e organização de eventos. Consultores e participantes poderão trocar experiências e encontrar soluções e idéias para o negócio.

Para aqueles que querem um atendimento mais personalizado serão oferecidas consultorias individuais. Os interessados receberão informações sobre finanças, planos de negócios e marketing.

No Espaço do Conhecimento, o visitante do Salão terá ainda a oportunidade de participar de palestras e seminários relacionados ao desenvolvimento do turismo em Minas Gerais.

 Bons resultados

A segunda edição do Salão Mineiro de Turismo é promovido pela Secretaria de Turismo em parceria com o Ministério do Turismo e SEBRAE-MG. Em 2007, a programação incluiu workshop, feira de produtos turísticos e a Rodada de Negócios, realizada pelo SEBRAE, que reuniu mais de 50 agências de receptivo de Minas Gerais e 12 operadoras de turismo de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Espírito Santo.

Tema

Horário

Nº de vagas disponíveis

Formação de Conselho Municipal de Turismo

das 14 às 16h

40 vagas, sendo 10 vagas por cada tema

Elaboração de Projetos para captação de recursos

Planejamento Turístico

Organização de Eventos

 

 

 

 

 

Tema

Horário

Nº de vagas disponíveis

Formação de Conselho Municipal de Turismo

das 16às 18h

40 vagas, sendo 10 vagas por cada tema

Elaboração de Projetos para captação de recursos

Planejamento Turístico

Organização de Eventos

 

 

 

 

 

Tema

Horário

Nº de vagas disponíveis

Formação de Conselho Municipal de Turismo

das 18 às 20h

40 vagas, sendo 10 vagas por cada tema.

Elaboração de Projetos para captação de recursos

Planejamento Turístico

Organização de Eventos

 

 

 

 

  (Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae MG)



Você recebeu este e-mail porque faz parte da nossa lista de contatos. Se quiser ser removido clique aqui.

Este informativo foi gerado a partir do sistema iSend. Para obter informações clique aqui.



Geen virus gevonden in het binnenkomende-bericht.
Gecontroleerd door AVG - www.avg.com
Versie: 8.5.283 / Virusdatabase: 270.11.30/2025 - datum van uitgifte: 03/26/09 20:05:00

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454