sexta-feira, 31 de julho de 2009

III Jornada Brasileira de Cinema Silencioso - 7 a 16/8

 

7 a 16 de agosto de 2009

Cinemateca Brasileira   

De 7 a 16 de agosto próximo será realizada, na Cinemateca Brasileira, a III Jornada Brasileira de Cinema Silencioso, evento que se integrou definitivamente ao calendário cultural da cidade e do país, e que neste ano apresenta 77 títulos das três primeiras décadas do século XX, mais um programa composto por 74 filmes curtíssimos dos irmãos Lumière.

 

Todos os filmes serão exibidos com acompanhamento musical ou sonoro, na sala Cinemateca BNDES. Neste ano a jornada conta com 34 artistas convidados para acompanhar todas estas sessões. Os mesmos filmes terão projeção silenciosa na Sala Cinemateca Petrobras. Nos dias 13, 14, 15 e 16 de agosto a Jornada também contará com exibições especiais na Sala São Paulo.

 

As apresentações nas salas da Cinemateca Brasileira terão entrada franca, e na Sala São Paulo haverá venda de ingressos.

MOSTRA FRANCESA

Como nas edições anteriores, uma cinematografia nacional do período silencioso será privilegiada, de forma a destacar os trabalhos dos arquivos de filme de um determinado país. Nesta terceira edição, aliando-se às manifestações relativas ao Ano da França no Brasil, receberemos o cinema silencioso francês através da contribuição vinda dos Arquivos Franceses do Filme/Centro Nacional de Cinematografia, da Cinemateca Francesa e dos Arquivos Albert Kahn.

Entre os destaques da mostra francesa, será exibida uma coleção dos primeiros trabalhos dos irmãos Lumière, inventores do cinema na França, documentários curtos sobre a Córsega, a Tunísia, a Abissínia, e filmes de longa metragem - comédias, romances e filmes policiais da década de 1920, em cópias maravilhosamente tingidas, como se usava na época. Entre as grandes realizações artísticas, as atrações ficam por conta de L'homme du large / O homem do mar (1920) e de Maldone (1928), realizados respectivamente por Marcel L'Herbier e Jean Grémillon, cineastas marcantes da vanguarda cinematográfica francesa. Salammbô (Pierre Marodon, 1925), filme histórico de grande espetáculo, adaptado do romance de Gustave Flaubert, encerrará a Jornada.

 

Ainda como parte da mostra francesa será apresentado, na Sala São Paulo, de 13 a 16, o filme Études sur Paris, realizado por André Sauvage em 1928, com partitura original para grande orquestra composta especialmente por um de nossos maiores músicos eruditos contemporâneos, José Antônio de Almeida Prado.

Contribuição também a esta seção será uma coletânea de filmes da produtora Gaumont, restaurada pela Cinemateca da Suécia, com várias realizações de Alice Guy, primeira diretora de cinema do mundo.

A conferência inaugural da III Jornada, ficará a cargo de Caroline Patte, especialista do Centro Nacional de Cinematografia e pesquisadora, que abordará o cinema silencioso francês, conhecido e preservado até os dias de hoje, no dia 8 de agosto na Sala Cinemateca BNDES.

 

Três conferências serão proferidas por Isabelle Marinone, pesquisadora do Institut d'Études Avancées du Collegium de Lyon e professora da Universidade Paris 3 – Sorbonne Nouvelle, que falará sobre as relações entre Anarquismo e cinema na França, tema de sua tese de doutorado. Articuladas ao curso dado por Isabelle Marinone serão feitas algumas projeções de filmes realizados pela cooperativa Cinéma du Peuple, primeira organização anarquista ligada à produção de filmes para a divulgação de idéias libertárias entre a classe operária. Serão exibidos La Commune / A Comuna (Armand Guerra, 1914), Les Misères de l'aiguille / As Misérias da agulha (Raphael Clamour, 1914) e fragmentos de Le Vieux docker / O Velho doqueiro (Armand Guerra, 1914); Manifestations en faveur de Sacco et Vanzetti (1921 e 1927, de Le Saint e Sauvageot respectivamente), além de La Terroriste / A Terrorista (produção da Pathé de 1907). Será lançada durante a Jornada uma edição de parte da tese de Isabelle Marinone sobre Anarquismo e cinema, especialmente preparada pela autora para o Brasil.

 

SEÇÃO BRASILEIRA

A seção brasileira da III Jornada será dedicada aos filmes de expedição à Amazônia nas primeiras décadas do século XX. Dois grandes documentaristas do período no Brasil, Silvino Santos e Thomaz Reis terão sessões especiais. Será também exibido, pela primeira vez no Brasil, o filme The River of Doubt / O Rio da Dúvida, sobre a expedição realizada em 1914 pelo ex-presidente dos Estados Unidos Theodore Roosevelt em companhia do então coronel Cândido Rondon. Este filme virá especialmente da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos e terá acompanhamento musical ao vivo por Marlui Miranda.

 

SEÇÃO PERMANENTE – GIORNATE DEL CINEMA MUTO, DE PORDENOME - ITÁLIA

Para a seção permanente da Jornada Brasileira de Cinema Silencioso dedicada às Giornate del Cinema Muto, de Pordenone – a maior manifestação cinematográfica mundial dedicada ao cinema silencioso – o comitê diretor desse evento (que este ano alcança sua edição de número 28) selecionou duas divertidíssimas comédias americanas The Patsy / Filhinha querida (King Vidor, 1928), estrelada por Marion Davies, e Exit smiling / Doce amargura (Sam Taylor, 1926), estrelado por Beatrice Lillie. Destaques femininos também são de grande importância no filme canadense Back to God's country / De volta à terra de Deus (David Hartford, 1919), produzido e estrelado por Nell Shipman, primeira atriz a dedicar praticamente sua vida toda a questões ecológicas, e no filme chinês Tianming/Amanhecer (Sun Yu, 1933), estrelado pela distante diva Lili Li. A seleção de Pordenone ficará completa com a exibição do primeiro filme longo antimilitarista do mundo Maudite soit la guerre! / Maldita seja a guerra! (Alfred Machin, 1914), com extraordinárias pesquisas sobre o uso dramático da cor no cinema.

 

SEÇÃO AMÉRICA LATINA

No programa Janela para a América Latina será exibido El Húsar de la muerte / O Hússar da morte (Pedro Sienna, 1925), cedido pela Cinemateca Nacional do Chile, o maior sucesso do cinema silencioso chileno, que narra de forma irônica e divertida as peripécias de Manuel Rodríguez, figura quase folclórica ligada a episódios do período revolucionário de independência do Chile.

 

EXIBIÇÃO ESPECIAL

A Jornada Brasileira de Cinema Silencioso terá a satisfação de exibir dois filmes silenciosos contemporâneos realizado pela Winsconsin Bioscope, especialmente o curta realizado em 2006: A expedição brasileira de 1916, que reconstitui a viagem à lua de alguns aeronautas brasileiros.

 

(Encaminhado por Nair Lúcia de Britto - Jornalista) 

OUTROS DESTAQUES

 

Graças à colaboração do Instituto Cervantes de São Paulo, o premiado músico e pianista catalão Jordi Sabatés apresentará um programa especial dedicado às obras de animação, ilusionismo, experimentais e cômicas do cineasta Segundo de Chomón, pioneiro do cinema francês.

 

Em especial comemoração ao centenário de nascimento da atriz brasileira (nascida no Egito) Eva Nil, destaque na concepção nas peças gráficas e vinheta da III Jornada, será realizada a pré-estréia do curta-metragem Eva Nil, cem anos sem filmes, de João Marcos Almeida. 

 

Nesta edição, pela primeira vez, o evento contará com a participação de editores de som e sonoplastas, sonorizando um filme ao vivo. No cinema sonoro eles são responsáveis por toda a construção dos ambientes, concepção e mesmo realização dos sons adicionais e, finalmente, pela mixagem do filme, juntando diálogos, sons incidentais e música. Na Jornada, o grupo comandado por Miriam Bidderman sonorizará os filmes A Abissínia nos tempos de Menelik (1910), A Mão (1920), Balaú (1913), no dia 13 de agosto às 21h00.

 

 

CURADORIA

 

Com curadoria geral de Carlos Roberto de Souza, uma das preocupações da Jornada é atualizar o espetáculo cinematográfico das primeiras décadas do século XX, permitindo ao público atual conhecer significativas obras do passado, despindo esse contato de qualquer forma de saudosismo.

 

A curadoria musical da III Jornada Brasileira de Cinema Silencioso estará novamente sob a responsabilidade de Livio Tragtenberg, e entre alguns músicos participantes estarão Marlui Miranda, Simone Sou, Carlinhos Antunes, Carlos Careqa, Leo Cavalcanti, Antonio Eduardo, Ordinária Hit, Marco Scarassati, Felipe Julián, Duo Portal, Gisela Muller, Fábio Caramuru e Lucila Tragtenberg. Uma das concepções desenvolvidas para o tratamento sonoro desse ano foi o uso de narrações e falas sincronizadas aos filmes. Para uma das sessões do filme Exit smiling que serão apresentadas com essa abordagem (que também era utilizada nas décadas de 1910 e 20), foi convidado o ator Pascoal da Conceição que se apresentará no dia 11 de agosto às 21h15.

 

ABERTURA

 

A abertura do evento será realizada na Sala BNDES da Cinemateca Brasileira, no dia 07 de julho, às 20h30, com a exibição dos curtas: A Expedição Brasileira de 1916 (Dan Fuller, 7', 2006, 35mm, bp, EUA); Cadtastrophe (Dan Fuller, 3', 2003, 35mm, bp, EUA);  Rituais e festas borôro (Thomaz Reis, 26', 1916, 35mm, bp, Brasil); A Comuna ("La Commune", Armand Guerra, 22', 1914, 35mm, bp, França) e Imagens francesas de Sieurin ("Sieurins franska bilder", Alice Guy/Gaumont Produções, 19', 1899-1900, 35mm, cor, França).

As exibições terão acompanhamento musical de Felipe Julian, Carlinhos Antunes e Simone Sou.

 

Serviço:

III Jornada Brasileira de Cinema Silencioso, de 7 a 16 de agosto de 2009

Classificação: 12 anos

 

- Cinemateca Brasileira – Sala Cinemateca BNDES (205 lugares +  4 para cadeirantes) / Sala Cinemateca Petrobras (110 lugares)

Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino

Telefone: 11 3512-6111

Entrada franca

 

- Sala São Paulo (1484 lugares) – Quinta, 13/8 (21h); Sexta, 14/8 (21h); Sábado, 15/8 (16h30) e Domingo, 16/8 (17h).

Praça Julio Prestes, 16 – Centro

Telefone: 11 3223-3966

Preços: de R$ 30 a R$ 104
Aposentados, pessoas acima de 60 anos, estudantes e professores da rede pública têm 50% de desconto, mediante comprovação
Recomendação etária: 7 anos
Estacionamento: 610 vagas (592 comuns e 18 para Portadores de Necessidades Especiais) - R$ 8.
Cartões de crédito: Visa, Mastercard, American Express e Diners.
Ingressos também pela Ingresso Rápido 4003-1212 - www.ingressorapido.com.br.

 

 

 

Informações para a imprensa

F&M Procultura Assessoria de Imprensa

Flavia Miranda: flavia@procultura.com.br

Margarida Oliveira: margom@uol.com.br

Renata Lima: renata@procultura.com.br

Telefone 11 3263-0197

 

 

 

LISTA DE FILMES

 

EVA NIL

Eva Nil cem anos sem filmes (Brasil, 2009, Hi-8, cor, 12 min.) Direção: João Marcos de Almeida

 

EM BUSCA DO BRASIL: A AMAZÔNIA SILENCIOSA

Rituais e festas borôro (Brasil, 1916, 35mm, preto e branco, 26min) Direção: Luiz Thomaz Reis

Parimã, fronteiras do Brasil (Brasil, 1927, 35mm, preto e branco, 30min) Direção: Luiz Thomaz Reis.

Viagem ao Roroimã (Brasil, 1927, 35mm, preto e branco, 25min) Direção: Luiz Thomaz Reis

O Rio da Dúvida The River of Doubt  (EUA, 1928, 35mm, preto e branco, 29min) Direção: Luiz Thomaz Reis, Anthony Fiala, George Miller Dyott

No paiz das amazonas (Brasil, 1922, 16mm (material existente), preto e branco e viragens, 120min) Direção e montagem: Silvino Santos e Agesilau de Araújo

No rastro do Eldorado (Brasil, 1925, 35mm, preto e branco, 78min) Direção: Silvino Santos.

 

ERIC LE ROY APRESENTA

 74 filmes dos irmãos Lumière França, 35mm, preto e branco, 58min (duração do programa)

Documentários, filmes científicos, viagens e vistas da frança

De onde vêm os cabelos falsos? D'où viennent les faux cheveux (França, 1909, 35mm, tingido, 5min)

A Córsega e suas paisagens La Corse et ses paysages (França, 1912, 35mm, preto e branco, 4min)

L'amblystome (França, 1913, 35mm, preto e branco, 4min e 40)

O carapau dos riachos L'épinochette des ruisseaux (França, 1913, 35mm, tingido, 7min)

Hábitos das aranhas do campo Moeurs des araignées des champs (França, 1913, 35mm, preto e branco, 6min)

L'argyronète (França, 1920, 35mm, preto e branco, 6min)

O dia de uma muçulmana La journée d'une musulmane (França, 1912, 35mm, preto e branco, 4min)

Imagens da Tunísia Images de Tunisie (França, 1925, 35mm, preto e branco, 15min)

Fábrica de chapéus de palha em Florença Fabrique des chapeaux de paille à Florence (França, 1907, 35mm, preto e branco, 6min)

Millau e o vale do Durbia Millau et la vallée de la Dourbie (França, 1922, 35mm, tingido, 5min)

A Abissínia nos tempos de Menelik Abyssinie au temps de Menelik (França, 1910, 35mm, preto e branco, 23min) Direção: Charles Martel

A mão La main (França, 1920, 35mm, tingido, 21min) Direção e roteiro: Edouard Emile Violet, baseado na obra de Guy Maupassant

Balaú Balaoo (França, 1913, 35mm, tingido, 34min ) Direção e roteiro: Victorin-Hippolyte Jasset, baseado na obra de Gaston Leroux

A costureirinha L'arpète (França, 1929, 35mm, preto e branco, 97min) Direção: Émile-Bernard Donatien

Seu Primeiro Filme son premier film (França, 1926, 35mm, preto e branco, 99min) Direção: Jean Kemm

 

Almeida Prado / Sala São Paulo

Estudos sobre Paris / Études sur Paris (França, 1928, 35mm, preto e branco, 76min) Produção, direção e montagem: André Sauvage

 

A Jornada Brasileira de Cinema Silencioso visita o acervo dos Arquivos Franceses do Filme / Centro National de Cinematografia

O homem do mar L'homme du large (França, 1920, 35mm, tingido, 84min) Direção e roteiro: Marcel L'Herbier, baseado em argumento de Honoré de Balzac

Salambô Salammbo (França/Áustria, 1925, 35mm, tingido, 113min) Direção: Pierre Marodon; roteiro baseado na obra de Gustave Flaubert

A propósito de Salambô Autour de Salammbo (1925, 35mm, preto e branco, 7min) Direção: Léonce-Henri Rurel

O solar do medo Le manoir de la peur (França, 1927, 35mm, tingido. 72min) Direção: Alfred Machin e Henry Wulschleger

A ilha do amor L'île d'amour (França, 1928, 35mm, preto e branco, 110min) Direção: Berthe Dagmar e Jean Durand

Maldone (França, 1928, 35mm, preto e branco, 83min) Direção: Jean Grémillon

 

Imagens francesas de Sieurin (inclui trabalhos da diretora Alice Guy/coletânea produtora Gaumont)

Seurins Franska Bilder (França, 35mm, preto e branco, 19min)

Entrada e saída de mina Entrée et sortie de la mine (1899) Gaumont

Paris: Exposição Universal – Panorama do Sena  Paris: Exposition universelle – Panorama de la Seine (1900) Gaumont

O inverno: dança da neve L'hiver: danse de la neige (1900) Gaumont Direção: Alice Guy

No bar Au cabaret (1899) Gaumont; Direção: Alice Guy

Paris: Exposição Universal Paris: Exposition universelle (1900 ) Gaumont

Na oficina do ferreiro Chez le maréchal-ferrand (1899) Gaumont; direção: Alice Guy

Avenida do Ópera Avenue de l'Opéra (1900) Gaumont; direção: Alice Guy

O absinto La bonne absinthe (1899) Gaumont; d: Alice Guy

Cego fim-de-século L'Aveugle fin de siècle (1898) Gaumont; d: Alice Guy

Panorama circular sobre a ponte de Iena Panorama circulaire sur le pont d'léna (1900) Gaumont

Chapelaria e salsicharia mecânicas Chapellerie et charcuterie mécaniques (1900) Gaumont; d: Alice Guy

A fada das couves La fée au choux (1900) Gaumont; d: Alice Guy

Pedilúvio Pédiluve (1899) Gaumont

A zeladora La concierge (1900) Gaumont; d: Alice Guy

No fotógrafo Chez le photographe (1900) Gaumont; d: Alice Guy

Exposição de 1900: a velha Paris Expo 1900: le vieux Paris (1900) Gaumont

Carga de baionetas de um regimento Charge à la baïonette d'un regiment de ligne (1899) Gaumont

Nas minas: entrada de carrinhos Dans les mines: Entrée des bennes dans la mine (1899) Gaumont

Dança serpentina Danse serpentine (1900) Gaumont; d: Alice Guy (não comprovado)

 

Destaques de Pordenone / Giornate Del Cinema Muto

Maldita seja a guerra! Maudite soit la guerre! (Bélgica, 1914, 35mm, viragem e tingimento, 45min) d e r: Alfred Machin

De volta à terra de Deus Back to God's country (Canadá, 1919, 35mm, preto e branco, 74min) d: David Hartford e Nell Shipman (não creditada)

Doce amargura Exit smiling (EUA, 1926, 35mm, preto e branco, 77min) d: Sam Taylor

Filhinha querida The Patsy (EUA, 1928, 35mm, preto e branco, 81min) d: King Vidor

Amanhecer/Tianming (China, 1933, 35mm, preto e branco, 116min) d e r: Sun Yu

 

Janela para a América Latina

O hússar da morte El húsar de la muerte (Chile, 1925, 35 mm, preto e branco, 65min) d: Pedro Sienna

 

A Cinema do Povo e os Anarquistas no Cinema

A Comuna La Commune (França, 1914, 35mm, preto e branco, 22min) d e r: Armand Guerra

As misérias da agulha Les misères de l'aigulle (França, 1914, 35mm, preto e branco, 13min) d: Raphäel Clamour

O velho doqueiro Le Vieux docker (França, 1914, 35mm, preto e branco, 5min) d: Armand Guerra

Assassinato do Ministro Plehve (Grão Duque Serge) Assassinat du ministre Plehve (grand duc Serge) (França, 1904, 35mm, preto e branco, 1min16) d: Lucien Nonguet

A Terrorista La Terroriste (França, 1907, 35mm, tingido, 11min20) Gaumont

Manifestações em solidariedade a sacco e vanzetti Manifestations en faveur de Sacco et Vanzetti (França, 1921, 35mm, preto e branco, 6min) d: Le Saint

Manifestações em solidariedade a sacco e vanzetti Manifestations en faveur de Sacco et Vanzetti (França, 1927, 35mm, preto e branco, 9min) d: Sauvageot

 

Jordi Sabatès Recria Segundo Chomon

Danças cosmopolitas de transformação Danses cosmopolites à transformation (França, 1902, 35mm, colorido à mão por Segundo de Chomón, 2min)

O Rei dos dólares Le Roi des dollars (França, 1905, 35mm, viragem e tingimento, 2min)

Ah! A barba! Ah! La barbe! (França, 1905, 35mm, viragem, 2min)

A Casa enfeitiçada La Maison ensorcelée (França, 1908, 35mm, preto e branco, 8min)

Criação da serpentina Création de la serpentine (França, 1908, 35mm, preto e branco, 6min)

A Valise de Barnum La Valise de Barnum (França, 1904, 35mm, preto e branco, 6min) d e elenco: Gaston Velle

O Álbum maravilhoso L'Album merveilleux (França, 1905, 35mm, 80m, preto e branco, 4min) d: Gaston Velle

O Hotel elétrico El Hotel eléctrico (França, 1908, 35mm, preto e branco, 8min)

Metamorfoses Métamorphoses (França, 1912, 35mm, preto e branco, 5min)

Os Ovos de Páscoa Les Oeufs de Pâques (França, 1907, 35mm, cor, 4min)

O Espectro vermelho Le Spectre rouge (França, 1907, 35mm, cor, 10min) d: Segundo de Chomón e Ferdinand Zecca

As Sombras chinesas Les Ombres chinoises (França, 1908, 35mm, 115m, preto e branco, 6min)

Antes da música En avant la musique (França, 1907, 35mm, cor, 4min)

Sinfonia bizarra Symphonie bizarre (França, 1909, 35mm, cor, 4min)

 

Produções Silenciosas Contemporâneas

A Expedição Brasileira de 1916 (EUA, 2006, 35mm, preto e branco, 7min) Bioscópio Brasileiro / Wisconsin Bioscope

Cadtastrophe (EUA, 2003, 35mm, preto e branco, 3min) d: Lynne Wisnefski



Instale o novo Internet Explorer 8 otimizado para o MSN. Download aqui

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454