sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Instituto Ecofuturo e rede de parceiros comemoram o 1º Dia Nacional da Leitura

Instituto Ecofuturo e rede de parceiros comemoram o 1º Dia Nacional da Leitura

Ações devem atingir cerca de três milhões de pessoas pelo país inteiro. Na programação do Ecofuturo, também está incluso Seminário que será realizado em parceria com a Comissão de Educação Cultura e Esporte do Senado Federal

 

Desde o seu nascimento, em dezembro de 1999, o Instituto Ecofuturo trabalha para que a leitura de literatura na infância esteja presente na vida das crianças Brasil adentro. Com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura e autoridades, como o senador Cristovam Buarque, um movimento iniciado em 2006 conquistou dimensão nacional com a criação do Dia Nacional da Leitura, em 12 de outubro, e Semana da Leitura e Literatura.

 

O projeto virou lei no início de 2009 e, em 12 de outubro próximo, o Instituto Ecofuturo e os seus parceiros se preparam para celebrar o 1º Dia Nacional da Leitura. Dê leitura de presente é o mote principal da campanha, voltada para pais, professores, profissionais de bibliotecas, agentes comunitários de saúde, pediatras, empresários e a sociedade em geral. "O Ecofuturo irá disponibilizar o Passaporte da Leitura Brincar de Ler - que contém ideias e dicas de leitura bem simples e humoradas, inclusive para pais analfabetos promoverem a leitura com seus filhos - e banners eletrônicos para toda a sua rede de relacionamento, além do hotsite com todos os materiais produzidos para o projeto e da comunidade virtual para professores, bibliotecários, pais e todos aqueles envolvidos em mediar este encontro com a leitura literária", explica Christine Fontelles, diretora de educação e cultura do Ecofuturo.

 

Os parceiros na campanha são: Instituto C&A, Fundação Vitor Civita, Gol de Letra, Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo, FNAC, Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, Editora Girafinha, CDI, Mobilizadores COEP - Rede de incentivo à prática Social, Portal Amigos do Livro - Grupo Scortecci, Fundação Dixtal, Bem Vindo/Amparo Maternal, Associação Nacional de Jornais, Cenpec/Educarede, Rede Educare - ECOTECAS, União Brasileira de Escritores, Rede ANDI Brasil, OEI, Alfabetização Solidária, Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil, Editora Globo, Pastoral da Criança, Rede Globo e Campanha Nacional pelo Direito à Educação/Semana de Ação Mundial.

 

A mobilização está em torno da promoção da leitura de literatura, divulgação em sites, ações com escritores no dia 12 de outubro, rodas de leituras, distribuição de Passaportes da Leitura Brincar de Ler entre outras atividades. Em 2009, repetindo a comemoração do Dia Estadual da Leitura em São Paulo no ano passado, o Instituto Ecofuturo retoma o Compromisso Prefeito Amigo da Leitura e da Biblioteca, cujo objetivo é obter comprometimento dos gestores públicos com a criação, revitalização e manutenção de bibliotecas públicas, escolares e comunitárias. Alguns municípios paulistas e de outros estados já aderiram ao movimento. São eles: Aimorés e Barroso (Minas Gerais), Adamantina, Borborema, Brodowski, Chavantes, Dois Córregos, Floreal, Iracemápolis, Itanhaém, Itaporanga, Leme, Lençóis Paulista, Lutécia, Penápolis, Roseira, Salesópolis, Santa Isabel, Santa Lúcia, São Pedro (São Paulo).

 

"A ideia com esta Campanha é ampliar a sensibilização e o repertório da sociedade sobre a importância em oferecer leitura de literatura para crianças desde a primeira infância, visto que as pesquisas apontam com bastante clareza a enorme importância dos pais e dos professores na formação leitora dos jovens. Não nascemos leitores, nos tornamos leitores por convívio e por contato com a leitura e os livros. Todas as parcerias aqui envolvidas já desenvolvem ações de promoção de leitura e aqui somamos esforços para ampliar o raio de alcance e consolidar a oferta de leitura no cotidiano dos brasileiros por meio de políticas públicas eficazes e de ampla e sistemática ação da família", conta Christine.

 

Seminário no Senado Federal -  O Instituto Ecofuturo e a Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal realizam em Brasília, nos dias 14 e 15 de outubro, o Seminário Expansão do acesso à leitura: a integração entre ações públicas e privadas.

 

Composto por quatro mesas de debates, o Seminário tem como principal objetivo promover ampla reflexão sobre formas eficazes de ampliar o acesso à leitura por intermédio da integração de ações públicas e privadas. O evento contará com a participação de especialistas, pesquisadores e representantes do poder público, privado e organização da sociedade civil que apresentam experiências concretas para promover a democratização do acesso à leitura.

 

Daniel Feffer, presidente do Instituto Ecofuturo, irá abrir o seminário ao lado do Senador Flávio Arns, Presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal, Fernando Haddad, Ministro de Estado da Educação, e Juca Ferreira, Ministro de Estado da Cultura.

 

A participação no Seminário está aberta ao público. Não é necessário fazer inscrições.

 

Programação Seminário

Local: Senado Federal

Comissão de Educação, Cultura e Esporte

Anexo II, Ala Alexandre Costa, Sala 15 - Plenário / Brasília-DF

 

Dia 14 de outubro

Abertura - 9 horas

Participantes - Senador Flávio Arns (Presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal), Fernando Haddad (Ministro de Estado da Educação), Juca Ferreira (Ministro de Estado da Cultura) e Daniel Feffer (Presidente do Instituto Ecofuturo)

 

1ª Mesa: O papel dos setores público e privado no fomento, difusão e acesso à leitura - 09h20

 

Palestrantes: Representante do Ministério da Educação, Christine Castilho Fontelles (Diretora de Educação e Cultura do Instituto Ecofuturo), Fabiano dos Santos (Diretor de Livro, Leitura e Literatura do Ministério da Cultura), Elizabeth Serra (Secretária Geral da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil)

Moderador: Senador Flávio Arns, Presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal

 

2ª Mesa: Como ampliar o acesso à leitura e como articular as ações entre os setores públicos e privados - 11h25

 

Palestrantes: Mirela Carvalho (Pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA), Iara Prado (Diretora de Projetos Especiais da Fundação para o Desenvolvimento da Educação da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo), Vera Masagão Ribeiro (Coordenadora de Programas da ONG Ação Educativa) e Gabriela Gambi (Coordenadora Geral de Livro e Leitura do Ministério da Cultura)

Moderador: Senador Cristovam Buarque (Ex-Ministro de Estado da Educação e Ex-Presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal)

 

15 de outubro

3ª Mesa: Modelos de atendimento e experiências concretas - 09h30

 

Palestrantes: Claudia Costin (Secretária Municipal de Educação do Rio de Janeiro), Antônio Oliveira Santos (Presidente do Conselho Nacional do SESC) e Ana Glória de Morais Silva (Coordenadora da Biblioteca Comunitária Ler é Preciso de Garanhuns).

Moderadora: Senadora Marisa Serrano (Vice-Presidenta da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal)

 

3ª Mesa (continuação): Modelos de atendimento e experiências concretas - às 11 horas

 

Palestrantes: Paulo Castro (Superintendente do Instituto C&A), Antônio José Matias de Sousa (Diretor Operacional da Rede Gasol de Combustíveis), Carlos Roberto Teles (Presidente da Biblioteca Comunitária Vila das Torres) e Bartolomeu Campos de Queirós (Escritor).

Moderadora: Marisa Serrano (Vice-Presidenta da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal)

 

Encerramento - 12h30

Senador Flávio Arns, Presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454