quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Evento gratuito discute os caminhos estéticos do teatro de rua

 

Escambos Estéticos

No Entrecruzamento dos Fazedores do teatro de rua, com finalidade de refletirmos a respeito dos caminhos Estéticos do teatro realizado a céu aberto.

 

Evento gratuito reúne intelectuais e pesquisadores do Teatro nacional para debater os caminhos estéticos do Teatro de Rua. O evento tem a parceria da UNESP e da Secretaria Municipal da Cultura, e acontecerá no dia 09 de dezembro, das 19H às 22H.

Na própria UNESP.

 

Concebido e coordenado pela Cia dos Inventivos, esse encontro faz parte do projeto “Viva o povo brasileiro”, realizado através do Programa de Fomento ao Teatro, para a cidade de São Paulo, e tem como intuito fomentar cada vez mais a prática e a reflexão sobre o Teatro de Rua, modalidade cujas especificidades são bem peculiares e merecem atenção diferenciada da produção teatral habitual, voltada majoritariamente aos espaços fechados.

 

Com a proposta de promover quatro encontros trimestrais, o primeiro dos escambos aconteceu dia 30 de setembro, e trazia como tema a “Apropriação do Rural no/pelo Urbano”. Para compor a mesa do debate, a “Cia dos Inventivos” contou com Alberto Ikeda, Marianna Monteiro e Ednaldo Freire, e mediação de Alexandre Mate. No dia 09 de dezembro acontecerá o segundo encontro, e o tema abordado será “Bandido é quem anda em bando”. Além do interesse do tema, participam do encontro nomes conhecidos do cenário teatral, como Chico Alambert, Alexandre Mate e Iná Camargo. A mediação será de Edgar Castro.

 

A ideia de realizar esses encontros surgiu na 4ª. edição da Mostra de Teatro de Rua Lino Rojas, quando a Cia dos Inventivos,  grupo atuante do Movimento de teatro de Rua de São Paulo e da Rede Brasileira de Teatro de Rua, teve contato com o Movimento Escambo Popular, movimento de irradiação cultural que reúne grupos de teatro de rua, poetas e artistas populares de diversos estados do nordeste, e que dividem suas experiências artísticas, culturais, políticas e comunitárias. Os temas que nortearão os debates do primeiro ano de “Escambos Estéticos” serão acerca da pesquisa sobre a identidade do povo brasileiro, as manifestações populares, o popular e o urbano, as experiências artísticas concretas e o treinamento artístico. Para cada mesa, serão convidados um mediador da UNESP e três debatedores. O evento tem entrada gratuita.

  

O Quê – Escambos Estéticos - “Bandido é quem anda em bando”

Onde – UNESP

Endereço – Rua Bento Teobaldo Ferraz, 271- Sala 413, 4º andar – Barra Funda

Quanto - Entrada Gratuita

Informações - 2837-0839 – ciadosinventivos@hotmail.com

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454