sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Roda Viva - segunda-feira, 27 de dezembro de 2010 às 22h00

 
Barbara Heliodora
Crítica de teatro

O Roda Viva dessa segunda-feira recebe uma das mulheres mais cultas do Brasil. Ela é famosa como crítica de teatro, mas também é ensaísta, professora e a mais celebrada tradutora de Shakespeare no nosso país. Bárbara Heliodora vai ao teatro 2 ou 3 vezes por semana há mais de 60 anos e seu texto rigoroso - para o bem e para o mal - muitas vezes é o responsável pelo sucesso ou pelo fracasso de um espetáculo.

Participam como convidados entrevistadores:
Augusto Nunes, jornalista; Paulo Moreira Leite, jornalista; Luiz Fernando Ramos, professor de teoria do teatro da Universidade de São Paulo e crítico de teatro do jornal Folha de S. Paulo e Dan Stulbach, ator e apresentador do programa "Fim de Expediente", da Rádio CBN, e diretor artístico do teatro Eva Herz, na Livraria Cultura do conjunto nacional em São Paulo.

Apresentação: Marília Gabriela

Transmissão simultânea na internet.


O Roda Viva é apresentado às segundas a partir das 22h00.
Você pode assistir on-line acessando o site no horário do programa.
http://www2.tvcultura.com.br/rodaviva
 

BOAS FESTAS!

Encaminhado por
Nair Lúcia de Britto
 
 

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

ESTREIA DIA 25/12, SÁBADO, O FILME "O BOM CORAÇÃO", DE DAGUR KÁRI

Encaminhado por
Nair Lúcia de Britto
 


IMOVISION APRESENTA
O BOM CORAÇÃO
 
LANÇAMENTO: 25 de dezembro de 2010
 
 
 
Título original: The Good Heart
2009, 95 min, cor, Estados Unidos, Dinamarca, Alemanha, Islândia, França / (Áudio em Inglês) Drama
Diretor: Dagur Kári / Roteiro: Dagur Kári / Produção: Skúli Fr. Malmguist, Thor S. Siguriónsson / Direção de Fotografia: Rasmus Videbæk / Edição: Andri Steinn Gudmundsson / Trilha: Slowblow
 
Trailer
 
Festivais
2010 SXSW Film Festival
Toronto Film Festival
 
Elenco
Brian Cox                                 Jacques
Paul Dano                                Lucas
Isild Le Besco                           April
 
Sinopse
Brian Cox é Jacques, dono de um boteco em Nova Iorque que serve de lar para um gama de alcoólatras profissionais. Ele está determinado a fazer do álcool e do cigarro a causa de sua morte quando conhece Lucas (Paul Dano), um jovem indigente que já desistiu da vida. Determinado em manter seu legado vivo, Jacques faz de Lucas seu herdeiro e passa a tomar conta e lhe ensinar as regras do seu clube de alcoólatras: sem novos membros, sem confraternizar com os clientes e sem mulheres. Lucas aprende rápido, mas sua amizade é colocada à prova quando a bela e atormentada April (Isild Le Besco) aparece no bar a procura de abrigo e o menino insiste em ajudá-la.
 
Curiosidade
Brian Cox e Paul Dano já estiveram em cena juntos, 9 anos atrás no filme L.I.E. (2001), um filme aclamado no circuito independente americano, que lançou de vez Paul Dano na carreira de ator. O BOM CORAÇÃO marca o reencontro dos dois atores, ainda mais impressionantes e poderosos.
 
Brian Cox
O ator vencedor de prêmios e indicações, inclusive ao Globo de Ouro, por seu trabalhos em TV, Brian Cox se mostrou presente no cinema a partir de 1986 no filme "Caçador de Assassinos" onde interpreta pela primeira vez o papel do psicopata Hannibal Lecter, que mais tarde viria a se tornar mundialmente famoso em "O Silêncio dos Inocentes" desta vez sendo interpretado por Anthony Hopkins. Brian conta com filme de nome em seu currículo, tais como "Adaptação", onde interpreta o famoso estudioso de roteiros Robert McKee, "A Indentidade Bourne" e "Instinto de Vingança". Além de filmes e TV, Brian também já fez muito teatro, como uma peças na Broadway, a última em 2008 chamada "Rock & Roll'. Brian diz que não gosta de ver seu próprio trabalho, que é considerado excelente.
 
Paul Dano
Com apenas 26 anos, Paul Dano se mostra como exemplo de jovem ator em Hollywood a ser seguido. No segundo de filme de sua carreira, L.I.E., onde contracenou com Brian Cox, se mostrou um competente ator e começa a se mostrar presente em importantes filmes dessa década, como por exemplo: Taking Woodstock, de Ang Lee e Pequena Miss Sunshine onde divida a cena com veteranos do cinema como Toni Collettte e Alan Arkin (que ganha um Oscar por esse filme). Paul também participou do filme O Mundo de Jack e Rose, ao lado de Daniel-Day Lewis, que ficou tão impressionado com sua atuação que sugeriu ao diretor Paul Thomas Anderson que o colocasse no filme Sangue Negro.
 
 

TV Cultura apresenta MEU IRMÃO QUER SE MATAR, de Lone Scherfig, no programa Mostra Internacional de Cinema.

Encaminhado por
Nair Lúcia de Britto


TV Cultura apresenta MEU IRMÃO QUER SE MATAR, de Lone Scherfig, no programa Mostra Internacional de Cinema.

 

Exibição acontece na quarta, 22 de dezembro, às 22h, com apresentação de Leon Cakoff e Renata de Almeida. A atriz Djin Sganzerla é a convidada que comentará o filme com os apresentadores.

 

Nesta quarta, dia 22, às 22h, a atriz Djin Sganzerla comenta, com os apresentadores do programa, o filme Meu Irmão quer se Matar, de Lone Scherfig. Harbor (Adrian Rawlins) é um homem bondoso que passa sua vida inteira tentando cuidar de Wilbur (Jamie Sives), seu irmão mais novo com tendências suicidas. Os irmãos crescem inseparáveis, até que o pai morre quando eles estão lá pelos 30 anos. De herança, a dupla recebe um sebo de livros. É lá que eles conhecem Alice (Shirley Henderson), que entra na loja acompanhada de sua filha Mary (Lisa McKinlay). Alice é faxineira num hospital das redondezas e vende os livros que os pacientes deixam nos quartos à medida que são desocupados. Harbour apaixona-se por Alice, fazendo com que os quatro vivam cada vez mais próximos.

 

O programa Mostra Internacional de Cinema na Cultura, com apresentação e curadoria de Leon Cakoff e Renata de Almeida, é uma opção para os cinéfilos que querem ver ou rever títulos exibidos no evento. A atração mostra produções do catálogo do festival, sendo, a maioria, elogiada pela crítica. Embora privilegie a exibição, a faixa cinematográfica conta com convidados no estúdio que podem ser, ou não, do ramo. A ideia é um descontraído bate papo nos primeiros minutos do programa sobre a produção do dia. Em 24 de dezembro o programa exibirá Fora do Jogo, de Jafar Panahi.

 

meu irmão quer se matar (Wilbur Wants To Kill Himself)

Diretor: Lone Scherfig (Dinamarca/Reino Unido/Suécia/França, 2003, 105 min)

Elenco: Jamie Sives, Adrian Rawlins, Shirley Henderson, Lisa McKinlay, Mads Mikkelsen, Julia Davis.

 

Próximas exibições:

24.dez: Fora do Jogo (comentários de Willian Machado de Oliveira)

29.dez: Partículas Elementares (comentários de Caol Hamburger)

31.dez: O Guardião (comentários de Ricardo Elias)

 

 

 

Tom Jobim EMESP abre processo seletivo 2011

 

Tom Jobim - Escola de Música do Estado de São Paulo abre
Processo Seletivo para Cursos de 2011

 

Tom Jobim EMESP oferece 700 vagas para Cursos de música erudita e popular de diferentes instrumentos e níveis. Inscrições vão até 14/01

 

 

A Tom Jobim – Escola de Música do Estado de São Paulo está com inscrições abertas para Cursos de Formação musical profissionalizante e Cursos Livres Preparatórios. Para este processo seletivo, serão oferecidas 700 novas vagas, distribuídas entre as áreas de música erudita e popular, na unidades da Luz e do Brooklin, na capital paulista.

 

As normas do Processo Seletivo e as fichas de inscrição estão no site www.emesp.org.br. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 14 de janeiro de 2011.

 

São 400 vagas para os quatro Ciclos dos Cursos de Formação e 300 vagas para três diferentes níveis de Cursos Livres Preparatórios. Os candidatos podem optar por cursos de mais de 40 instrumentos, além de Canto e de Composição. O número de vagas ainda pode aumentar em 2011, dependendo da abertura de vagas remanescentes na Escola, que atende, no total, 1.800 alunos por ano em seus diferentes cursos.

 

Os níveis dos Cursos são destinados a diferentes perfis de estudantes de música, respeitando suas faixas etárias, bem como habilidades e conhecimentos musicais. Assim, os Cursos de Formação são divididos em 4 diferentes Ciclos, bem como os Cursos Livres Preparatórios (mais detalhes abaixo).

 

Provas

O processo de seleção contempla provas escritas, realizadas entre os dias 18 e 19 de janeiro (1ª fase, eliminatória), e mais duas provas, uma prática e outra teórica, que serão feitas entre os dias 31 de janeiro e 3 de fevereiro.

 

A avaliação prática da segunda fase será feita por uma Banca Examinadora, formada pelos professores responsáveis de cada disciplina na Tom Jobim EMESP e por músicos convidados.

 

 

 

Cursos oferecidos

Entre os Cursos de Formação profissionalizante, são oferecidos os Cursos de Formação Continuada (1º a 3º Ciclos) e o Curso de Formação Avançada (4º Ciclo).


Os cursos de Formação Continuada, com ênfase profissionalizante, têm duração de dois a três anos e são voltados a estudantes que buscam aprendizado focado na prática de instrumento musical ou canto. A estrutura desses cursos está dividida em três Ciclos. O primeiro é destinado para pré-adolescentes com até 13 anos, o segundo tem como foco jovens de até 16 anos e o terceiro é voltado para músicos com até 21 anos.

 

Formação Avançada

A Formação Avançada é destinada a músicos de qualquer idade (sem limite mínimo nem máximo) e tem foco em formação nas áreas de Composição, Música Antiga, Prática Instrumental Avançada (erudito e popular), Canto (erudito e popular) e Ópera Estúdio.

 

Cursos Livres

Os Cursos Livres têm duração de um ano. Neste Processo Seletivo, são oferecidos os Cursos Livres Preparatórios, destinados a crianças, jovens e adultos que pretendam ingressar nos Ciclos dos Cursos de Formação em processo seletivo futuro da Tom Jobim EMESP.

 

Para este Processo Seletivo, há vagas abertas para os Cursos Livres Preparatórios para 1º a 3º Ciclo. Os limites máximos de idade para cada curso são de um ano a menos que o limite do Ciclo Correspondente. Assim, o limite é de 12 anos para ingressantes no Curso Preparatório para 1º Ciclo, de 15 anos para o Curso Preparatório para 2º Ciclo e de 20 anos para o Curso Preparatório de 3º Ciclo.

 

 

Sobre  a Tom Jobim – Escola de Música do Estado de São Paulo

Com mais de 20 anos de atuação no ensino musical, a Tom Jobim – Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP) oferece formação tanto erudita como popular, estruturada com foco no ensino do instrumento e nas práticas coletivas (música de câmara e prática de conjunto), complementados por disciplinas de apoio. A Tom Jobim EMESP proporciona desde a pré-formação até a formação avançada e a preparação para profissionalização. Além da formação continuada e progressiva, a Escola também oferece cursos livres, palestras, master classes e concertos. A Tom Jobim EMESP é responsável pela gestão da Orquestra Jovem do Estado, Banda Sinfônica Jovem do Estado, Coral Jovem do Estado e Orquestra Jovem Tom Jobim –, que oferecem bolsas para alunos em fase de pré-profissionalização. Em 2010, a Escola estreou seu grupo residente de professores, a Camerata Aberta, dedicada ao repertório contemporâneo e ao ensino de técnicas instrumentais avançadas. A Tom Jobim EMESP é gerida pela Santa Marcelina Cultura, Organização Social ligada à Secretaria de Estado da Cultura.

 

 

Sobre a Santa Marcelina Cultura

A Organização Social Santa Marcelina Cultura é responsável pela gestão de diversos programas de formação musical do governo do Estado de São Paulo. Criada em 2008, a OS administra Tom Jobim - Escola de Música do Estado de São Paulo; o programa Guri na região metropolitana de São Paulo, com 48 polos e 11 mil alunos; o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão; e os grupos jovens ligados à EMESP: Orquestra Jovem do Estado, Coral Jovem do Estado, da Banda Sinfônica Jovem do Estado e Orquestra Jovem Tom Jobim. Debaixo de todos estes programas está o projeto de criar um ciclo virtuoso para a formação musical no estado de São Paulo, combinado a um sólido projeto de inserção social, com o respaldo da tradição de ensino das Irmãs de Santa Marcelina.

 

Serviço

Processo Seletivo Tom Jobim - EMESP

Período: até 14/01/2011

Inscrições: www.emesp.org.br

Informações: (11) 3221-0750 / 3585-9888 / 3585-9889

Gratuito

 

Cronograma do Processo seletivo

1º/12/2010 a 14/01/2011: Período de Inscrições para o Processo Seletivo

 

18/01/2010: Publicação da lista de inscritos e locais, datas e horários de prova da primeira fase

 

19 e 20/01/2011: Realização das provas de primeira fase

 

22/01/2011: Divulgação da lista de candidatos aprovados na primeira fase, com a convocação para a segunda fase, com locais, datas e horários de provas da segunda fase

 

31/01 a 03/02/2011: Realização das provas de segunda fase

 

10/02/2011: Divulgação da lista de candidatos aprovados na segunda fase com classificação

 

14 a 18/02/2011: Matrícula dos convocados para as vagas abertas nos Cursos de 2011 da Tom Jobim EMESP

 

28/02/2011: Início das aulas para os alunos matriculados

 

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

O SAMBA QUE MORA EM MIM, documentário da diretora Geórgia Guerra-Peice, estreia no dia 11 de fevereiro em São Paulo e Rio de Janeiro

Encaminhado por
Nair Lúcia de Britto
 
O SAMBA QUE MORA EM MIM, documentário da diretora Geórgia Guerra-Peixe, estréia no dia 11 de fevereiro em São Paulo e Rio de Janeiro

Prêmio Especial do Júri Oficial – Documentário  da 34ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.

 

O SAMBA QUE MORA EM MIM, da diretora Georgia Guerra-Peixe, que ganhou o Prêmio Especial do Júri Oficial – Documentários, 34ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, entra em cartaz no dia 11 de fevereiro nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

Partindo de uma pesquisa autobiográfica, O SAMBA QUE MORA EM MIM sai da quadra da escola de samba Estação Primeira de Mangueira e sobe o Morro da Mangueira, no Rio de Janeiro, trazendo um relato pessoal do samba e da história da comunidade.

 

Sobre a Georgia Guerra-Peixe

Formou-se em cinema pela FAAP, em São Paulo, e começou sua carreira em 1984, no Rio de Janeiro, nas produtoras de Tizuka Yamasaki e Arnaldo Jabor. Em seguida passou a atuar como assistente de direção em publicidade, além de dirigir filmes de curta-metragem, documentários e peças de teatro. Georgia Guerra-Peixe tem em seu portfólio trabalhos realizados para algumas das principais agências e empresas do país. Dirigiu os curtas Pretérito Perfeito (1998) e Minuto Verdade (2001).

 

Sobre a BossaNovaFilms

A BossaNovaFilms é considerada uma das principais produtoras brasileiras de audiovisual, especializada em publicidade, entretenimento, branded content e projetos interativos. Além da estrutura completa de produção no Brasil, oferece mais 5 bases – Argentina, Chile, México, Uruguai e Venezuela –, ampliando as opções para seus clientes internacionais interessados em realizar projetos de full production e production service nestes países.

Brasil/Portugal, 2010, HD, 72 min.

Direção: Georgia Guerra-Peixe

Roteiro: Ticha Godoy, Georgia Guerra-Peixe

Fotografia: Marcelo Rocha

Montagem: Mair Tavares, Nani Garcia, Jair Peres

Música: Dimi Kireef

Produtor: Denise Gomes

Produção: BossaNovaFilms

Participação: Timbaca, Cosminho, Lili, Vó Lucíola, Hevalcy, Mestre Taranta, DJ Glauber.

Distribuição: Pandora

 

CINE ARTE POSTO 4 - DE 17 A 23 DE DEZEMBRO - DOIS IRMÃOS

Encaminhado por
Nair Lúcia de Britto 
 



De 17 a 23 de Dezembro
"Dois Irmãos"
(Dos Hermanos)
Argentina / 2010/ 105 minutos / cor /  35mm
Gênero - Comédia Dramática
Direção – Danie Burman
Elenco - Antonio Gasalla , Graciela Borges , Rita Cortese , Elena Lucena , Omar Núñez
Inadequado para menores de 12 anos

irmaos_montagem.jpg


Susana (Graciela Borges) é egocêntrica e valoriza o próprio sucesso acima de tudo. Por esse motivo, deixou exclusivamente a cargo do irmão Marcos (Antonio Gasalla) a tarefa de cuidar da mãe. Quando esta morre, Marcos se vê solteiro aos 64 anos e sem grandes realizações profissionais. Ao ser expulso por Susana do apartamento onde sempre morou com a mãe e obrigado a sair de Buenos Aires, vai buscar asilo em um resort no Uruguai. Lá, ingressa em um grupo de teatro, desenvolve amizades e recupera a vontade de viver. Mas as notícias de seu progresso desagradam a irmã.

Sessões 16:00 - 18:30 e 21:00 horas

dia 19 (domingo) em decorrência do concerto da OSESP realizaremos somente a sessão das 16 horas

natal.jpg


Roda Viva - segunda-feira, 20 de dezembro de 2010 às 22h00

Encaminhado por
Nair Lúcia de Britto 

Alberto Goldman
Governador de São Paulo

O governador Alberto Goldman começou como deputado estadual, teve seis mandatos na Câmara Federal e foi ministro de Itamar Franco. Assumiu o governo de São Paulo após José Serra deixar o cargo para se candidatar a presidente da República. A partir de janeiro, depois de 40 anos de vida pública e nove meses como governador de São Paulo, Alberto Goldman, segundo ele próprio, vai se dedicar às suas três grandes paixões: a família, o piano e o basquetebol.

Participam como convidados entrevistadores:
Augusto Nunes, jornalista; Paulo Moreira Leite, jornalista; Catia Seabra, repórter especial do jornal Folha de S. Paulo e Malu Delgado, editora de nacional e política do jornal O Estado de S. Paulo

Apresentação: Marília Gabriela

Transmissão simultânea pela internet


O Roda Viva é apresentado às segundas a partir das 22h00.
Você pode assistir on-line acessando o site no horário do programa.
http://www2.tvcultura.com.br/rodaviva
 

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

FELIZ NATAL E UM MARAVILHOSO 2011 - MINHA MENSAGEM ESPECIAL PARA VOCÊ


     

Desejo...

que você ame muito no ano de 2011, e que amando, também seja amado. E que se não for, seja breve em esquecer, e que esquecendo, não guarde mágoa.

 

Desejo também...

que você tenha amigos corajosos e fiéis,

e que pelo menos num deles, você possa confiar sem duvidar.

Eu quero ser esse amigo.

 

E porque a vida é assim, desejo que...

você tenha alguns inimigos, nem muitos, nem poucos, mas na medida exata, para que você se interpele a respeito de suas próprias certezas, e que entre eles, haja pelo menos um que seja justo. E se um dia eu for seu inimigo, serei justo. Tenha certeza disso!

 

Desejo depois...

que você seja útil, mas não insubstituível, e que nos maus momentos, quando não restar mais nada, essa utilidade seja suficiente para manter você de pé.

Creia nisso!

 

Desejo ainda...

que você seja tolerante, não com os que erram pouco, porque isso é fácil, mas com os que erram muito e irremediavelmente, e que fazendo bom uso dessa tolerância, você sirva de exemplo aos outros.

Que você seja esse exemplo!

 

Desejo que você...

fale dos seus sentimentos, porque sentimentos escondidos e reprimidos acabam em doenças.

 

Desejo que você tome decisões...

pois a pessoa indecisa permanece na dúvida, na ansiedade e na angústia.

 

Desejo que você saiba...

quando uma etapa chegou ao final. Pois se insistir em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perderá a alegria e o sentido das outras etapas que precisam ser vividas.

Nada acontece por acaso e tudo o que chega, chega sempre por alguma razão.

 

Desejo que Deus ajude você...

a dizer sempre a verdade na presença dos fortes e jamais dizer mentiras para ganhar os aplausos dos fracos.

 

Desejo que você não seja atingido...

pela ilusão da glória quando for bem sucedido,

e não fique desesperado quando sentir o insucesso.

Lembre-se que a experiência de um fracasso poderá proporcionar um progresso maior.

 

Desejo sorte para você...

Pois mesmo antes de você nascer,
alguém já estava torcendo por você. Torciam para você ser menino, alguns para ser menina, mas todos torciam para você ser perfeito.

Quando você nasceu...

as pessoas continuaram torcendo. Torceram pelo seu primeiro sorriso, pela sua primeira palavra, pelo seu primeiro passo.
O seu primeiro dia de escola foi a maior torcida.
E de tanto torcerem por você, você aprendeu a torcer.

Você começou a torcer...

até para um time e, provavelmente, nesse dia, você descobriu que tem gente que torce diferente de você.

E você foi crescendo...

e começou a torcer pela sua liberdade e pelo seu futuro.

Torceu para ser médico, músico, engenheiro, advogado.

Na dúvida, torceu para ser astronauta ou jogador de futebol.

 

E daí pra frente...

você entendeu que a vida é uma grande torcida.
Porque, mesmo antes de você nascer,

já tinha muita gente torcendo por você.

E mesmo com toda essa torcida,
pode ser que você ainda não tenha conquistado alguns sonhos...
e acabe encontrando a pessoa genial que teve a idéia de cortar o tempo em fatias e que deu o nome de ano.

Doze meses dão para qualquer pessoa,

Cansaço e a sensação de jogar a toalha ou entregar os pontos.

Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez,

com outro número, outra esperança e outra vontade de acreditar que daqui pra frente vai ser diferente…

 

E se tudo isso acontecer...

... Não tenho mais nada a lhe desejar, a não ser um Feliz Natal e um Próspero Ano 2011.

 

 

Washington Sorio

www.washingtonsorio.com.br

washington@washingtonsorio.com.br

 

 

Adaptação da poesia de Carlos Drummond de Andrade, Fernando Pessoa e da música do Frejad (amor pra recomeçar).

 

  

 

 


 

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

SESSÃO CINÉFILA apresenta GOMORRA, de Matteo Garrone

 Desde o dia 20, a Sessão Cinéfila apresenta três documentários e cinco ficções na mostra O NOVO CINEMA ITALIANO. Neste quinto sábado, será exibido GOMORRA, de Matteo Garrone. O longa conta a cinco histórias de pessoas que vivem num mundo aparentemente imaginário, mas profundamente afogado na realidade.  

A Sessão Cinéfila acontece sempre aos sábados, às 12 horas, na sala 3 do Espaço Unibanco de Cinema, trazendo para os amantes da sétima arte filmes pouco encontrados no circuito comercial ou produções que foram importantes para a história do cinema. O Espaço Unibanco de Cinema fica na Rua Augusta, 1475. Os ingressos tem preço promocional e custam R$ 5,00. 

 

***PROGRAMAÇÃO***

Dia 18 de dezembro de 2010

GOMORRA (Gomorra)

Itália, 2008, Drama, 137 min, 18 anos

Direção:  Matteo Garrone.

Elenco: Toni Servillo, Gianfelice Imparato, Maria Nazionale, Salvatore Cantalupo, Gigio Morra e Salvatore Abruzzese.

Sinopse: Poder, dinheiro e sangue: esses são os “valores” que os residentes das províncias de Nápoles e Caserta têm de enfrentar todos os dias. Eles raramente têm alguma chance e praticamente são obrigados a obedecer as regras do sistema-chamado Camorra. Apenas alguns poucos podem pensar em ter uma vida normal. Neste cenário são desenvolvidas cinco histórias de pessoas que vivem num mundo aparentemente imaginário, mas afogado na realidade.

 

Dia 25 de dezembro de 2010

Estamos Bem Mesmo Sem Você (Anche Libero Va Bene )

Itália, 2006,108 min, drama, cor, 12 anos

Direção:  Kim Rossi Stuart

Elenco:  Alessandro Morace, Kim Rossi Stuart, Marta Nobili, Pietro De Silva, Roberta Paladini, Sebastiano Tiraboschi, Francesco Benedetto, Roberta Lena

Sinopse: Tommi, um menino de onze anos, mora com a irmã e o pai. O trio forma uma família abalada pelo constante abandono e retorno da mãe das crianças. Apesar da solidão inconsolável de cada membro, a família segue em frente, dividindo o que lhes resta de amor e ternura. 

 

Dia 1º de janeiro de 2010

Ágata e A Tempestade (Ágata e La Tempesta)

Itália/Suíça/Reino Unido,2004, romance, 118 min.

Direção: Silvio Soldini

Elenco: Licia Maglietta, Emilio Solfrizzi, Giuseppe Battiston, Claudio Santamaria, Giselda Volodi, Marina Massironi, Monica Nappo, Pippo Santonastaso, Remo Remotti.

Sinopse: O cruzamento das histórias de Ágata, dona de uma livraria, madura, independente e apaixonada; Gustavo, irmão adotivo de Ágata insatisfeito com sua vida medíocre; e Romeo, irmão verdadeiro de Gustavo, que tem uma mulher a quem ama tanto quanto trai, resulta em muita comédia, ternura e suspense. E é a alegria e o magnetismo explosivo de Ágata diante de toda a ironia da vida que cria um paraíso de amor e liberdade para destruir a tempestade de vidas cheias de desejos não realizados.

 

 

Dia 08 de janeiro de 2010

Viva Zapatero!

Itália, 2005, 80 min, documentário,

Direção: Sabina Guzzanti

Elenco: Rory Bremner, Sabina Guzzanti, Daniele Luttazzi, Michele Santoro, Enzo Biagi, Fabrizio Morri, Valerio Terenzio, Andrea Salerno, Lucia Annunziata, Beppe Giulietti, Claudio Petruccioli

Sinopse: Critica a censura imposta por Silvio Berlusconi aos meios de comunicação públicos na Itália. Responsabiliza tanto o governo de Berlusconi como os partidos de direita e esquerda que permitem sua atuação. Relatam-se casos de cancelamento de programas e de jornalistas obrigados a se demitirem. São exibidos também trechos de programas censurados e entrevistas com funcionários do governo, vítimas da censura, além de professores universitários e jornalistas de diversos países. Seleção Oficial do Festival de Veneza 2005

 

A DAMA DE HONRA, de Claude Chabrol, no programa da Mostra Internacional de Cinema na TV Cultura

Exibição acontece na quarta, 15 de dezembro, às 22h, com apresentação de Leon Cakoff e Renata de Almeida. A jornalista Maria Ângela de Jesus é a convidada que comentará o filme com os apresentadores.

 

 

Philippe (Benoît Magimel) é um garoto normal de 25 anos que mora com a mãe e as irmãs mais novas em um bairro tranqüilo. Ele acaba de arrumar um emprego no ramo imobiliário. No casamento de uma das irmãs, a dama de honra, Senta (Laura Smet), chama sua atenção à primeira vez. A paixão acaba consumindo Philippe, que não pensa duas vezes quando ela lhe propõe uma perigosa forma de provar seu amor. 

O programa Mostra Internacional de Cinema na Cultura, com apresentação e curadoria de Leon Cakoff e Renata de Almeida, é uma opção para os cinéfilos que querem ver ou rever títulos exibidos no evento. A atração mostra produções do catálogo do festival, sendo, a maioria, elogiada pela crítica. Embora privilegie a exibição, a faixa cinematográfica conta com convidados no estúdio que podem ser, ou não, do ramo. A ideia é um descontraído bate papo nos primeiros minutos do programa sobre a produção do dia. Em 17 de dezembro o programa exibirá Em Segredo, de Jasmila Zbanic. 

A DAMA DE HONRA (La Demoiselle d'honneur)

Diretor: Claude Chabrol (França/Alemanha/Itália, 2004, 111 min)

Elenco: Benoît Magimel, Laura Smet, Aurore Clément, Bernard Le Coq, Solène Bouton, Anna Mihalcea, Michel Duchaussoy, Suzanne Flon, Eric Seigne.

 

Próximas exibições:

17.dez: Em Segredo (comentários de Paulo Morelli)

22.dez: Meu Irmão Quer se Matar (comentários de Djin Sganzerla)

24.dez: Fora do Jogo (comentários de Willian Machado de Oliveira)

29.dez: Partículas Elementares (comentários de Caol Hamburger)

31.dez: O Guardião (comentários de Ricardo Elias)

 

 

domingo, 12 de dezembro de 2010

MEDOS PRIVADOS EM LUGARES PÚBLICOS, de Alain Resnais, no programa da Mostra Internacional de Cinema na TV Cultura

Encaminhado por:
Nair Lúcia de Britto 
 

MEDOS PRIVADOS EM LUGARES PÚBLICOS, de Alain Resnais, no programa da Mostra Internacional de Cinema na TV Cultura

 

 

Exibição acontece na sexta, 10 de dezembro, às 22h, com apresentação de Leon Cakoff e Renata de Almeida. O cineasta Toniko Melo é o convidado que comentará o filme com os apresentadores.

 

  

Nesta sexta, dia 10, às 22h, o cineasta Toniko Melo (VIPs) comenta, com os apresentadores do programa, o filme Medos Privados em Lugares Públicos, de Alain Resnais. Em Paris, seis pessoas estão em busca do amor, apesar de nunca terem sido bem-sucedidas em todas as suas tentativas. 

O programa Mostra Internacional de Cinema na Cultura, com apresentação e curadoria de Leon Cakoff e Renata de Almeida, é uma opção para os cinéfilos que querem ver ou rever títulos exibidos no evento. A atração mostra produções do catálogo do festival, sendo, a maioria, elogiada pela crítica. Embora privilegie a exibição, a faixa cinematográfica conta com convidados no estúdio que podem ser, ou não, do ramo. A ideia é um descontraído bate papo nos primeiros minutos do programa sobre a produção do dia. Em 15 de dezembro o programa exibirá A Dama de Honra, de Claude Chabrol.

 

MEDOS PRIVADOS EM LUGARES PÚBLICOS (Coeurs)

Diretor: Alain Resnais (França/Itália, 2006, 120 min)

Elenco: Sabine Azéma, Lambert Wilson, André Dussollier, Pierre Arditi, Laura Morante, Isabelle Carré, Claude Rich, Françoise Gillard, Anne Kessler, Roger Mollien, Florence Muller, Michel Vuillermoz.

 

Próximas exibições:

15.dez: A Dama de Honra (comentários de Maria Ângela de Jesus)

17.dez: Em Segredo (comentários de Paulo Morelli)

22.dez: Meu Irmão Quer se Matar (comentários de Djin Sganzerla)

24.dez: Fora do Jogo (comentários de Willian Machado de Oliveira)

29.dez: Partículas Elementares (comentários de Cao Hamburger)

31.dez: O Guardião (comentários de Ricardo Elias)