sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Lixo espacial ameaça serviços importantes para a humanidade




Repórter Eco deste domingo (13/11) mostra os perigos dos detritos que ficam na órbita da Terra

São Paulo, 11 de novembro de 2011 – A corrida espacial nos último 50 anos gerou uma grande quantidade de resíduos, que agora preocupam especialistas. O Repórter Eco dá voz aos perigos que rondam o planeta, neste domingo (13/11), às 17h30, na TV Cultura.

Segundo a Nasa, existem cerca de 20 mil detritos de maior porte, alguns chegam a pesar toneladas. De tempos em tempos, objetos como ferramentas e pedaços de satélite desativado caem na Terra. O chefe do LIT - Laboratório de Integração de Testes de Satélites do Inpe - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, em São José dos Campos (SP), fala que o problema chegou a um ponto crítico. “Muita coisa foi deixada, ferramentas foram perdidas, luvas, várias partes da montagem... restos de lançadores”. Ele explica que mesmo as partículas menores apresentam risco. “A gente não pode esquecer que eles viajam a 25 mil quilômetros por hora”.

O risco maior não está em cair na cabeça de alguém aqui na Terra. A ameaça é de acidentes no espaço, que podem prejudicar serviços importantes para os habitantes do planeta. Há satélites em órbita, por exemplo, de sensoriamento remoto, de meteorologia, científicos, telescópios espaciais. Todos eles estão, hoje, sob potencial ameaça.

Outra matéria desta edição do programa aborda os quilombolas da Amazônia. Repórter Ecoviajou no barco até a Terra Quilombola, interior do Pará. Com escola somente até a quarta série, a ONG ambientalista Imaflora ministra uma oficina para criação de projetos, com a capacitação da comunidade para alternativas de geração de renda de forma sustentável.

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454