No dia mundial dos consumidores, Idec e Sindicato dos Bancários realizam seminário e lançam publicação sobre o tema
O setor financeiro está entre os assuntos que mais desrespeitam os direitos dos consumidores brasileiros, conforme ranking de 2011 do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), reforçado pelos dados do Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas, do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec).
Um dos motivos para tantos problemas no setor está relacionado à oferta dos serviços financeiros, estabelecida a partir das metas de vendas dos bancos, sem uma avaliação correta do perfil do consumidor. Segundo pesquisa realizada pelo Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, entre dezembro de 2010 e janeiro de 2011, 72% dos caixas e 63% dos gerentes declararam sofrer pressões abusivas para superar as metas.
“Os bancos precisam mudar sua forma de gestão que é baseada na pressão por venda de produtos financeiros. Esse modelo só tem resultado no aumento das reclamações de clientes e no adoecimento físico e mental da categoria”, disse Juvandia Moreira, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.
A partir dessa realidade, o Idec e o Sindicato dos Bancários realizam o seminário "Direitos dos consumidores e dos trabalhadores bancários: pela venda responsável de produtos e serviços financeiros", no dia mundial dos consumidores - 15 de março, para discutir os problemas que consumidores e trabalhadores bancários enfrentam com as metas abusivas de vendas de produtos e serviços financeiros, muitas vezes desnecessários ou inadequados ao perfil de parte dos consumidores.
Durante o evento será lançada a publicação "Venda responsável de produtos e serviços financeiros", com objetivo de orientar os consumidores sobre as tarifas cobradas pelos bancos e sobre as características dos principais produtos oferecidos pelas instituições financeiras.
"Com esta publicação, Idec e Sindicato dos Bancários esperam contribuir para que os consumidores tenham acesso a mais informações sobre produtos e serviços financeiros", afirma Lisa Gunn, coordenadora executiva do Idec.
A iniciativa faz parte da campanha “Nosso dinheiro, nossos direitos: pela real escolha de serviços financeiros”, da Consumers International, federação global de organizações de defesa do consumidor, com mais de 220 membros de 115 países, da qual o Idec é membro do conselho.
Serviço:
Seminário “Direitos dos consumidores e dos trabalhadores bancários: pela venda responsável de produtos e serviços financeiros”
Data: 15 de março de 2012
Horário: das 9hs às 12hs30
Local: Hotel Braston Rua Augusta, 467, Consolação, São Paulo, SP
Inscrições gratuitas: http://www.idec.org.br/mobilize-se/eventos
Lançamento da publicação: “Venda responsável de produtos e serviços financeiros”
Data: 15 de março de 2012
Horário: das 9hs às 12hs30
Local: Hotel Braston Rua Augusta, 467, Consolação, São Paulo, SP
Programação:
9h-9h30
Abertura
Juvandia Moreira – Presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região
Lisa Gunn – Coordenadora Executiva do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC)
9h30 – 10h
As consequências da pressão de vendas de produtos financeiros para os bancários
Maria Maeno – Médica e Pesquisadora da Fundacentro
Walcir Previtale – Diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região
10h – 10h30
Os problemas dos consumidores com produtos financeiros inadequados
Maria Elisa Novais – Gerente Jurídica do IDEC
10h30 – 10h45
Intervalo
10h45 – 11h15
Promoção de vendas responsáveis: uma demanda do movimento internacional de consumidores
Juan Trímboli, Director Regional para América Latina e Caribe da Consumers International
11h15 – 11h45
A campanha do Sindicato Global UNI Finanças: Carta Modelo de Vendas Responsável de Produtos Financeiros
André Luis Rodrigues, Diretor Regional da UNI Finanças
11h45 – 12h15
Debate
12h15- 12h30
Encerramento
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